Projeto “Museu da Energia de Portas Abertas” de 2021 traz programação on-line e gratuita

Sofás modulares e chaises: perfeitos para o inverno
5 de julho de 2021
Feel apresenta nova fórmula do seu Gel lubrificante hidratante íntimo
5 de julho de 2021

Uma atividade especial comemora os 21 anos do museu de Salesópolis

O projeto Museu da Energia de Portas Abertas acontece de forma on-line neste ano de 2021 e as atividades gratuitas começam a partir de segunda-feira (05/07) e serão sempre ao vivo no youtube do Museu da Energia – https://www.youtube.com/c/museudaenergia.

“Os artistas foram contratados pela unidade justamente para ajudá-los no enfrentamento dos cancelamentos generalizados de eventos presenciais, que afetou bruscamente a comunidade cultural”, explica Simone Villegas, coordenadora da unidade.

Entre as atividades programadas pela unidade de Salesópolis está uma oficina de criação de padrões de cor no tecido das mais variadas formas, utilizando diversas cores para alcançar resultados quase sempre improváveis e com ótimas surpresas no resultado final. Além da participação da campeã do concurso gastronômico do Festival do Cambuci, Nanda Brito, com proposta ensinar o passo a passo na elaboração de pratos feitos a partir de frutas e plantas típicas da região, para o público aprender maneiras de consumir alimentos frescos e saudáveis.

Projeto

O “Museu da Energia de Portas Abertas” acontece desde 2014, com atividades presenciais na unidade Museu da Energia de São Paulo, e em 2020 foi idealizado para atender o formato on-line, com a participação de todos os polos, Museu da Energia de Itu e Museu da Energia de Salesópolis.

O projeto sempre tem como objetivo, em edição presencial ou on-line, celebrar as ações realizadas durante o ano com atividades culturais gratuitas para os visitantes, a comunidade do entorno e as instituições parceiras.

Programação 2021

05/07 – Segunda-feira – 19h

*Museu de Portas Abertas – Comemorando os 21 anos de Salesópolis

Por meio de uma retrospectiva, irá apresentar os melhores momentos do museu nestes últimos 21 anos

09/07 – Sexta-feira – 11h

*Por dentro da Cooperativa de Recicladores de Salesópolis – CooperAres (ao vivo)

Com a proposta de divulgar o importante trabalho realizado pela cooperativa de recicladores do município de Salesópolis, o espectador conhecerá todo o processo da coleta, separação e destinação dos materiais recicláveis, assim como a função de cada cooperado.

09/07 – Sexta-feira – 16h30

*Gastronomia – Culinária local “Do Mato à Mesa” com Nanda Doces & CIA

Campeã do concurso gastronômico do Festival do Cambuci, Nanda Brito é tricampeã na categoria doces, e tem como proposta ensinar o passo a passo na elaboração de pratos feitos a partir de frutas e plantas típicas da região, fazendo com que o expectador conheça e aprenda algumas maneiras de consumir alimentos frescos e saudáveis.

10/07 – Sábado – 11h

*“Plantas que curam, ervas medicinais e terapia” com Paulo das Ervas.

Conhecido na região como Paulo das Ervas, o senhor Paulo de Jesus Pereira é um importante e premiado fitoterapeuta de Salesópolis, pois utiliza plantas medicinais para o tratamento de diversas doenças para o corpo e também para a alma. A proposta é levar até o público, conhecimentos que esse fitoterapeuta tem sobre diversas ervas medicinais; mostrar o que ele faz, como ele faz e porque ele realiza esse trabalho (propósito).

11/07 – Domingo – 10h

Oficina de customização “Tie Dye” com Cacá Sena

A oficina tem como objetivo criar padrões de cor no tecido das mais variadas formas, utilizando as cores que você bem entender, para alcançar resultados quase sempre improváveis e com ótimas surpresas no resultado final.

Responsável: Kailany Fukunishi (MES)/ Ateliê Hoje Tá Pra Arte – Caroline Sena

Faixa etária: Infantil e Juvenil (4 a 16 anos)

Sobre a Fundação Energia e Saneamento

Desde 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis), realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.

EMPRESA MANTENEDORA DA FUNDAÇÃO ENERGIA E SANEAMENTO
CESP

PATROCINADOR MASTER
CTG Brasil

PATROCINADOR
Comgás – Companhia de Gás de São Paulo

Site: http://www.museudaenergia.org.br/

Facebook: https://www.facebook.com/museudaenergia

Instagram: @museudaenergia

YouTube: https://www.youtube.com/c/MuseudaEnergia