Projeto cultural gratuito e online incentiva o gosto pela literatura

Casa Bauducco do Jockey Plaza Shopping recebe em primeira mão os Bauduccinos
18 de novembro de 2020
Evento multimídia leva estudantes para a Pedreira Paulo Leminski
18 de novembro de 2020

Extensa programação de seis meses envolve ciclos de leitura, encontro com escritores, oficinas, exibição de vídeos e concurso literário

Estimular o gosto pela literatura e a escrita, aproximar diferentes escritores e agentes culturais da população e facilitar o acesso ao conhecimento. Esses são alguns objetivos do projeto Leituras Urbanas: Literatura nas Ruas da Cidadania.

Idealizado para acontecer de maneira presencial nas dez administrações regionais de Curitiba e envolver os 75 bairros da cidade, o formato original sofreu alterações em virtude da pandemia, mas a extensa programação – que vai de 17 de novembro até 27 de abril do próximo ano – está mantida.

“Os encontros foram transformados em atividades de mediação online. Teremos 90 videos de leitura compartilhada, 12 ciclos temáticos de leitura virtual, dez encontros com escritores renomados [Célia Cris Silva, Gloria Kirinus, Lucas Buchile, Luci Collin, Luís Henrique Pellanda], três oficinas de escrita e um concurso literário – tudo gratuito, voltado aos diferentes perfis de público e faixa etária”, explica o coordenador, Cristiano Nagel.

O Leituras Urbanas também exibirá um vídeo inédito por mês e vai premiar os três melhores textos das oficinas com kit de livros e publicações num caderno especial – com tiragem de 2 mil exemplares e distribuição gratuita – que servirá como porta de entrada para quem deseja seguir a carreira de escritor.

Antes da pandemia, a previsão era alcançar um público de 12 mil participantes. Com a modificação para o formato online, o alcance será maior, além dos limites do município de Curitiba e se estendo a todos os interessados do Brasil.

Oportunidades

Quando o cidadão tem acesso ao livro e à leitura, ganha novas informações e compreende melhor o lugar em que está inserido. “Com uma visão mais crítica, pode observar atentamente os papéis do ser humano no ambiente que o cerca”, ressalta Nagel.

Além das experiências de ator, mediador de leitura, escritor, produtor e contador de histórias, Nagel fala com a vivência de quem desenvolve projetos sociais e culturais nas comunidades carentes de Curitiba e Região Metropolitana desde 2012.

“Presenciei inúmeros casos em que faltava apenas uma oportunidade. Muitas pessoas que tiveram acesso aos livros, à poesia, à prosa, às crônicas e outros estilos literários abriram novos horizontes e transformaram suas vidas. Isso é extremamente gratificante”, completa.

Longa programação

A primeira atração do projeto será o Ciclo de Leituras Marcelino Freire, que trará aos leitores os contos do autor pertencentes aos livros “Angu de Sangue” e “Contos Negreiros”.

Essas obras abordam questões contemporâneas da sociedade brasileira e levantam discussões em torno das desigualdades sociais, racismo, diversidade de gênero, entre outros temas relevantes à humanidade.

A mediação do Ciclo de Leituras Marcelino Freire será feita pela artista visual, cenógrafa, figurinista, aderecista e professora Manu Assini. Os encontros acontecem às 15h dos dias 17, 19, 24, 26 de novembro e 1º de dezembro.

A produção do evento é de Lilyan de Souza e outros mediadores – como Carla Viccini e Mana Lucena – completam os trabalhos.

Para participar, basta ver a programação completa no site www.urbanasleituras.wixsite.com/leiturasurbanas escolher a atividade preferida, fazer a inscrição gratuita e aproveitar.

“Não é necessário leitura prévia e nem qualquer conhecimento anterior sobre o autor ou as obras debatidas. Basta gostar de livros, leitura e histórias”, enfatiza o coordenador, Cristiano Nagel.

O projeto Leituras Urbanas: Literatura nas Ruas da Cidadania foi viabilizado pelo Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, Fundação Cultural e Prefeitura Municipal de Curitiba com auxílio da UNINTER e Instituto Joanir Zonta.

Serviço

O que: Projeto Leituras Urbanas: Literatura nas Ruas da Cidadania

Quando: De 17 de novembro de 2020 até 27 de abril de 2021

Onde: Encontros virtuais pela internet e redes sociais

Quanto: Gratuito

Programação e inscriçõeswww.urbanasleituras.wixsite.com/leiturasurbanas