Projeto cultural enfatiza a leitura na adolescência e juventude

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Encontros na Rua da Cidadania do Terminal Capão da Imbuia incentivam a leitura de consagrados escritores nacionais e estrangeiros

O projeto cultural Literatura na Rede: ações de incentivo à leitura – que teve início em outubro de 2022 e vai até setembro de 2023 – terá uma nova atividade. Trata-se do laboratório de leitura intitulado “Bibliotecas Íntimas”.

A ação envolve seis encontros presenciais que serão realizados nos dias 20 e 27 de maio; 03, 17 e 24 de junho e 1º de julho, sempre das 13h30 às 17h30, na Casa da Leitura Hilda Hilst [Av. Pref. Maurício Fruet, 2150, Cajuru, Curitiba] que fica dentro da Rua da Cidadania do Terminal Capão da Imbuia.

As inscrições são gratuitas, direcionados às pessoas a partir dos 16 anos, já podem ser feitas pelo link https://lilyansouza.wixsite.com/literatura-na-rede e as vagas são limitadas.

O laboratório tem como objetivo sensibilizar novos e antigos mediadores de leitura e contribuir em sua formação teórico/crítica sobre as diversas questões que tangenciam o incentivo à leitura e a formação de leitores. Para auxiliar nas atividades, serão utilizadas obras de consagrados escritores nacionais e estrangeiros ao longo dos encontros.

“É um espaço para reflexão e discussão de obras teóricas e literárias para pensar a mediação de leitura em sua prática. Este curso presencial pretende trabalhar com professores, estudantes e demais interessados para refletir sobre os caminhos do incentivo à leitura, a partir da literatura infanto-juvenil”, explica Lilyan de Souza, atriz, escritora, produtora cultural e idealizadora do projeto.

Pluralidade experimental

“Bibliotecas Íntimas” é um percurso coletivo de formação dividido em seis reuniões presenciais. Nelas serão desenvolvidas leituras, discussões e experimentações acerca da mediação cultural e literária, do incentivo à leitura e da contínua formação leitora; objetivando aguçar os sentidos dos participantes para a pluralidade de formatos, abordagens, metodologias e percursos que estas práticas podem apresentar.

Com particular destaque para questões sobre a leitura na adolescência e juventude, o laboratório de leituras será conduzido pelo ator, ficcionista e mediador cultural Ali Freyer. O convite é para que cada integrante do grupo contribua com suas experiências, dúvidas e ponderações sobre os processos de mediação, refletindo sobre a leitura literária na formação íntima de cada indivíduo e na rede de relações desse indivíduo para com o mundo que o cerca.

“É como se todos nós trouxéssemos por dentro uma biblioteca em constante re(construção) que se amplia a cada vez que nos damos ao exercício de ler e de sermos lidos”, diz Freyer.

Entre as referências literárias que serão utilizadas nos encontros estão as obras Redemoinho em dia quente de Jarid Arraes; O rei Lear de William Shakespeare; Meu tio de Jean-Claude Carriere; Confissões de um amigo imaginário de Michelle Cuevas; Vila sapo de José Falero; Cujo de Stephen King; Muito Capeta de Ângela Lago e Lorde Creptum de Gustavo Piqueira.

Quem tiver frequência mínima de 75% nessas atividades poderá obter certificado de 30 horas de participação. O documento será emitido gratuitamente para alunos que necessitam compor ações extracurriculares e para professores que desejam complementar as horas de trabalho.

Calendário extenso e diversificado

O projeto Literatura na Rede: ações de incentivo à leitura foi aprovado no edital de Mecenato Subsidiado da Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba e tem apoio do Colégio Positivo.

Até agora já foram realizadas 100 ações de contação de histórias para crianças, 180 rodas de leitura para jovens e adultos, 4 ciclos de leitura virtuais e 1 laboratório de leitura voltado ao público a partir dos 16 anos. Ainda serão oferecidos 4 saraus de histórias, 2 laboratórios de leitura, 1 oficina virtual de bonecos, 10 podcasts de histórias e 10 vídeos de leitura compartilhada.

Com todas essas ações, o projeto já contemplou mais de 10 mil pessoas – entre crianças, jovens, adultos e idosos – atendeu 21 instituições públicas de ensino de Curitiba entre escolas municipais e colégios estaduais.

Os vídeos de leitura compartilhada estarão disponíveis a partir de 1º de maio no www.youtube.com/@Lilyandesouza Eles poderão ser usados em sala de aula e compartilhados com os estudantes a qualquer momento, pois terão acesso livre e gratuito no canal, mesmo após o término do projeto.

Toda segunda-feira será lançado um vídeo com a leitura de um poema, conto ou trecho de um livro de autores nacionais e internacionais, lidos por um dos mediadores de leitura que integram o projeto.

A equipe que participa do Literatura na Rede: ações de incentivo à leitura envolve os mediadores e contadores de histórias Lucas Mattana, Ali Freyer e Fabiane de Cezaro, Cristiano Nagel, Rodrigo Hayalla, Iamni Reche Bezerra, Letícia Guazzelli e Rafael Di Lari, além da idealizadora do projeto Lilyan de Souza e da Inominável Companhia de Teatro, responsável pelos Saraus de Histórias, podcasts e vídeos de leitura compartilhada.

Serviço

O que: Laboratório de leitura “Bibliotecas Íntimas”

Quando: Nos dias 20 e 27 de maio; 03, 17 e 24 de junho e 1º de julho; das 13h30 às 17h30

Onde: Casa da Leitura Hilda Hilst [Av. Pref. Maurício Fruet, 2150, Cajuru, Curitiba] que fica dentro da Rua da Cidadania do Terminal do Capão da Imbuia

Como participar: As inscrições são gratuitas, direcionados às pessoas a partir dos 16 anos, já podem ser feitas pelo link https://lilyansouza.wixsite.com/literatura-na-rede e as vagas são limitadas

Informações: Pelo e-mail literaturanarede2023@gmail.com

Sugestão de legenda

Projeto cultural gratuito estimula a leitura e o acesso à consagrados escritores nacionais e estrangeiros

Crédito da foto

Rodrigo Hayalla

Crédito das artes

Manu Assini