Projeto Casa MEF opta pela versatilidade do steel frame da Barbieri

Arpoador: Christian Louboutin lança tênis inspirado no Brasil
13 de abril de 2022
Palladium Curitiba lança campanha inédita de Páscoa e presenteia consumidores
13 de abril de 2022

Premissas de desenho da casa baseiam-se nas características climáticas do ambiente e na trajetória do sol

Redução no prazo da obra, aliada à eficiência energética e sustentabilidade no processo são alguns dos critérios levados em consideração atualmente para a escolha de um sistema construtivo. Quanto menor o tempo de edificação, proporcionalmente, menor será o custo de construção. É o caso das construções secas como o steel frame, com perfis de aço galvanizado, que utiliza praticamente zero de recursos hídricos no processo, peças pré-moldadas com precisão e levam menos tempo para serem concluídas.

O sistema construtivo em steel frame produzido pela Barbieri, indústria dedicada à fabricação de perfis de aço galvanizado para drywall e perfis de aço galvanizado estrutural para light steel framing, foi a opção escolhida para a realização do projeto “Casa MEF”.

A consultoria técnica Consul Steel trabalhou em conjunto com a USG Uruguai e o escritório de arquitetura Mutar no desenvolvimento de engenharia detalhada da obra.

“A opção pelo sistema de steel frame da Barbieri se deve, principalmente, pelas suas vantagens em termos de velocidade de construção, facilidade de montagem, seu ótimo isolamento térmico e acústico, e o amplo espectro de possibilidades de design que o sistema permite”, comenta o diretor da Barbieri do Brasil, Gonzalo Javier Raspini.

A Casa MEF se encontra em frente à “Playa del Real”, na cidade de Colônia do Sacramento, Uruguai. Ela foi encomendada ao escritório de arquitetura Mutar, fundado em 2014 por três jovens arquitetos radicados em Buenos Aires.

As premissas de desenho da casa baseiam-se nas características climáticas do ambiente e na trajetória do sol, na relação que ela terá com a paisagem e nos modos de vida da família que a habitará.

A casa foi configurada a partir de três volumes: dois volumes com tetos inclinados, que contêm programas diferentes, e um com uma cobertura plana, que funciona como ligação aos outros dois.

No volume maior, no térreo, fica localizada a copa, integrada a um amplo espaço para estar e comer que se expande para uma galeria semi coberta com vista para o rio. Neste setor, buscou-se a máxima amplitude espacial em direção à galeria externa. Foram colocadas vigas e colunas de perfis laminados que permitiram não ter suportes intermediários que interrompessem os visuais. No piso superior, por seu lado, encontra-se um dos quartos virado para o rio e um terraço anexo de onde se avista o pôr-do-sol sobre a água.

O segundo volume contém um espaço de lazer no térreo, que funciona como sala de jogos, biblioteca e sala de estar. Se necessário, também pode funcionar como um quarto independente. O andar superior destina-se a servir de quarto para um número variável de crianças. Aproveitaram-se as alturas irregulares das coberturas inclinadas e criou-se um mezanino sobre o volume do banheiro. A partir daí, são projetadas uma série de plataformas de madeira, de diferentes níveis e tamanhos, que permitem um número infinito de jogos sobre elas, e que também podem ser utilizadas para colocar colchões adicionais de acordo com a ocasião.

O terceiro volume contém as escadas e articula os demais programas. Ele está ligado ao pátio de acesso interno, onde está previsto colocar uma árvore para ligar os dois níveis.

Como acabamento exterior, optou-se por cobrir todo o piso térreo com madeira e utilizar chapa ondulada branca no piso superior. Esta decisão gera um aspecto etéreo do volume superior, que repousa sobre um volume inferior mais denso, gerando um contraste de materiais.

O desenvolvimento da engenharia detalhada contou com um excelente trabalho em equipe entre a Consul Steel, a USG Uruguai e o escritório de arquitetura Mutar.

A estrutura da casa teve um consumo de perfis de 54,5kg/m2, incluindo perfis de aço galvanizado leve e perfis de aço laminado para conformação a frio.