Profissionais de nutrição e educação física dão dicas para prevenir e controlar a hipertensão arterial

Parto normal: Brasil poderia se espelhar no Sistema de Saúde Britânico
25 de abril de 2018
Comédia Cada um com seus pobrema será apresentada no Guairão em maio
25 de abril de 2018

Para fazer um alerta sobre a doença, que atinge um em cada três brasileiros, acontece campanha nacionalmente sempre no dia 26 de abril, próxima quinta

Com o objetivo de fazer um alerta sobre os riscos da pressão alta, que atinge um em cada três brasileiros adultos, segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), o dia 26 de abril, nesta quinta, é o “Dia nacional de prevenção e combate à hipertensão arterial”. Quem possui pressão elevada tem maiores riscos de desenvolver doenças cardiovasculares, no rins e cérebro. Outro dado, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), revela que a hipertensão arterial, no mundo, é responsável por 45% dos ataques cardíacos e 51% dos acidentes vasculares cerebrais.

Mas hábitos simples podem ajudar a controlar e até prevenir que a pessoa venha a sofrer com a pressão alta, como a prática regular de atividade física e uma alimentação balanceada. Para a nutricionista Roberta Morgana, professora e coordenadora do núcleo de pós-graduação em nutrição do Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE), uma dieta equilibrada é sinônimo de vida saudável, ajudando a prevenir, entre outras doenças crônicas não transmissíveis, a hipertensão. Das dicas para prevenir a pressão alta, é bom evitar comidas industrializadas, processadas, embutidos, enlatados e muito condimentadas.

Atenção especial também com o excesso de sal. De acordo com a nutricionista, ele é considerado um dos fatores importantes no desenvolvimento e na intensidade da hipertensão arterial. “Na nossa sociedade, o sal é consumido de forma exagerada chegando a dados de até 12 gramas por dia, muito acima das nossas necessidades, motivo pelo qual ele é atualmente considerado um dos fatores de risco. Assim, a restrição do sódio é positiva na redução da mortalidade por acidente vascular encefálico e regressão da hipertrofia ventricular esquerda, que é o aumento da musculatura do ventrículo esquerdo do coração”.

Importante também ficar atento aos rótulos dos alimentos, pois a maioria dos produtos industrializados contêm um alto teor de sódio. “Na indústria alimentícia, o sódio é usado como conservante para os alimentos industrializados, até mesmo para aqueles que a população entende como produtos doces, como bolos e biscoitos. Então, os rótulos precisam ser analisados com bastante atenção. A dica é comparar os produtos dentro do mesmo seguimento e procure optar para os que possuírem um menor teor de sódio”, orienta a professora de nutrição do IDE.

Mas o sal não é “o vilão” e não se deve cortá-lo do cardápio, pois ele também tem sua importância para o bom funcionamento do organismo. “Um trabalho na Revista Lancet, em 2016, mostrou que uma redução abaixo de 2,3 gramas de sal em pessoas com pressão normal pode prejudicar a saúde, pois eleva os níveis de hormônios reguladores do sal, hormônios do estresse e lipídios. Ou seja, tudo é uma questão de equilíbrio e avaliado de pessoa a pessoa”, esclarece a nutricionista Roberta Morgana. Para uma boa parceria com o sal, a recomendação é de que a dieta diária tenha, no máximo, 2 gramas de sódio (sal) e cerca de 4,8 gramas de potássio.

Exercício físico é grande aliado no controle da hipertensão arterial

Além pegar leve no sal e manter uma alimentação equilibrada, a prática de atividade física regular é uma grande aliada para prevenir e combater a hipertensão arterial. Segundo o doutor, professor e coordenador do núcleo de pós-graduação em educação física do IDE, Breno Farah, o exercício físico ajuda porque é capaz de reduzir o estresse cardíaco, tornando o coração mais eficiente, e aumentar a capacidade vasodilatadora, que seria a redução da resistência que o sangue causa ao passar pela artéria.

Mas ele lembra que para “fazer efeito”, a atividade tem que ser feita regularmente. “Todos os dias, preferencialmente. Atualmente, recomenda-se um mínimo de 150 minutos de atividade física de intensidade moderada por semana. No entanto, pessoas que não conseguem atingir tais recomendações, devem ser ativos fisicamente o quanto conseguirem. O importante é se movimentar”, explica. Breno conta que todos os exercícios físicos ajudam no combate à hipertensão arterial, mas “sociedades nacionais e internacionais de cardiologia e hipertensão, baseado em estudos de grande relevância, recomendam a prática de exercícios aeróbicos complementados com treinamento de força”.

Quem já tem pressão alta, o professor de educação física do IDE orienta que todo portador de alguma doença crônica deve ter cautela. “Em especial com os hipertensos, os mesmos devem iniciar a prática do exercício quando valores de pressão arterial estiverem controlados. Ou seja, pressão sistólica abaixo de 160 mmHg e a diastólica abaixo de 100 mmHg. Outro ponto importante é que o exercício deve ser realizado apenas quando o paciente estiver em uso de medicamentos anti-hipertensivos”, comenta Breno.

Em relação ao exercício, sabe-se que quanto maior a intensidade, maior é o risco de ocorrer algum problema cardiovascular durante ou logo após a prática. “Logo, deve-se evitar esse tipo de exercício de alto impacto. Pessoas com hipertensão associada a outras doenças, como diabetes e obesidade, e não fazem atividade física ou tenham idade acima de 45 anos, devem passar por um cardiologista para realizar um teste ergométrico e para saber se estão ‘liberados’ para se exercitar e não correr riscos”, recomenta o profissional de educação física Breno Farah.

SOBRE O IDE –O Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE), desde 2006, é uma instituição especializada em cursos de extensão e pós-graduação na área de saúde, com mais de 120 cursos nas áreas de medicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição, educação física, psicologia e fonoaudiologia. Com matriz no Recife e atuação no interior de Pernambuco, como Caruaru, Garanhuns e Petrolina, tem unidades também espalhas por vários estados do Norte e Nordeste, como Ceará, Bahia, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pará. Possui cerca de 5.500 alunos matriculados e 200 turmas abertas, sendo a maior estrutura física, administrativa e pedagógica do Nordeste voltada exclusivamente para cursos de pós-graduação em saúde.

SERVIÇO | INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL

Onde (sede): IDE – Rua Manuel de Brito, 311 – Pina, Recife (PE)

Telefones: (81) 3465.0002 e 0800 081 3256

Site: www.idecursos.com.br.