Principais desafios da expansão internacional de negócios no Brasil e como superá-los

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Mark Weil, CEO da TMF Group explica como a complexidade impacta a expansão de empresas estrangeiras no Brasil e aponta caminhos para a simplificação

Todo ano a TMF Group, provedora de serviços administrativos e de conformidade especializados para ajudar os clientes a investir e operar com segurança em todo o mundo, divulga seu relatório anual, o GBCI (Índice Global de Complexidade Corporativa), que analisa a complexidade de fazer negócios em diversos países. De acordo com o relatório divulgado em 2022, a América Latina foi classificada como a região mais complexa para se fazer negócios, sendo o Brasil classificado como a jurisdição mais complexa para empresas interessadas em investir no país.

Apesar do desafio para empresas que querem investir e expandir no Brasil, Mark Weil, CEO da TMF Group, explica que o país segue sendo atrativo para os negócios por uma série de fatores, incluindo seus recursos naturais e a grande população – que hoje é de quase 216 milhões. “O Brasil tem muito a seu favor, por isso é um destino de investimento muito importante, mesmo com um contexto político e econômico historicamente volátil.”, explica o CEO.

Esse cenário explica os desafios enfrentados pelas empresas quando pensam em expandir seus negócios para outros países. Segundo Weil, muitas vezes o desconhecimento do mercado local é o maior desafio enfrentado pelas empresas. “As leis trabalhistas diferem de país para país, por exemplo, e podem ser mais ou menos complexas. Se a empresa não tiver o conhecimento correto sobre essas leis, poderá cometer erros e ter problemas com a legislação local”, comenta Weil. “As empresas não podem assumir que o resto do mundo se pareça com o local onde elas já operam, porque, embora existam algumas áreas de padrões globais, em contabilidade há uma imensa variação local, e alguns países são fundamentalmente muito mais complexos de operar.”

Nesse sentido, o CEO explica que é muito importante tentar fazer com que os governos facilitem seus processos. “Trabalhamos para encorajar os governos, compartilhando o Índice de Complexidade (GBCI), dando-lhes feedback sobre o que os torna mais complexos, e educando e ajudando diversas empresas sobre como fazer negócios em outros países.”

Digitalização

As empresas que desejam expandir seus negócios internacionalmente também devem olhar para a digitalização, que já foi usada de várias maneiras no Brasil. Weil esclarece que, para muitas empresas que atuam globalmente, isso requer muita adaptação em processos para satisfazer as exigências locais. “Na TMF Group temos muitos clientes que já passaram por isso, então sabemos o que precisa ser feito. No entanto, a empresa precisa estar ciente de que, embora os processos sejam digitalizados, ela terá um trabalho significativo pela frente para fazer com que seus sistemas globais atendam aos requisitos brasileiros.”, conclui o CEO.

Por ser um grupo muito distinto e complexo, o conhecimento local é fundamental para o sucesso na hora de pensar em fazer negócios no Brasil. De acordo com a TMF Group, os dois principais desafios que as empresas enfrentam neste mercado estão relacionados ao sistema de governança e tributação (onde as autoridades federais, estaduais e municipais têm poder legislativo significativo, exigindo que as incorporadoras se registrem e prestem contas nos três níveis de governo) e também devido às frequentes alterações e reformas legislativas.

Entretanto, duas dicas podem ajudar essas empresas a superar esses desafios:

  1. Trabalhar de perto com outras funções internas, tais como impostos e tesouraria, jurídico, remuneração e benefícios, e receber aconselhamento e orientação de quaisquer fornecedores de sistemas e/ou prestadores de serviços. Pode ser uma falsa economia tentar personalizar seus próprios sistemas para acompanhar o volume de mudanças.
  2. A segunda é trazer pessoas que entendem das legislações e processos específicos no país. Pode ser um especialista interno ou um fornecedor local e experiente que compreenda a complexidade da jurisdição e tenha recursos e a capacidade de responder rapidamente às mudanças que acontecem localmente.

“Para as empresas que procuram investir na América do Sul, o Brasil continua sendo um dos principais destinos, com cerca de metade da população e da riqueza da região. Saber o que esperar e como operar em ambientes de negócios extremamente diferentes do país de origem da empresa é fundamental, e é por isso que ter um parceiro com conhecimento do território é um diferencial”, comenta Mark Weil.

Sobre TMF Group

A TMF Group é uma provedora líder de serviços administrativos essenciais, ajudando clientes a investir e operar de maneira segura por todo o mundo. Nossos 9100 experts e 120 escritórios em 85 jurisdições em todo o mundo prestam serviços a corporações, instituições financeiras, gerentes de ativos, clientes privados e escritórios familiares, oferecendo a combinação de serviços de contabilidade, impostos, folha de pagamento, administração de fundos, compliance e gestão de entidades essenciais para o sucesso de negócios globais. Trabalhamos com 60% das Fortune Global 500 e FTSE 100, e quase metade das 300 principais empresas de private equity, cobrindo setores que variam desde mercados de capitais, private equity e real estate até o farmacêutico, de energia e tecnologia, www.tmf-group.com.