Primeiro bairro-parque do Brasil é inaugurado em Santa Catarina

Em vez de descongestionante, que tal optar pela lavagem nasal?
26 de outubro de 2023
The Palm Beaches destaca novidades e renovações para 2024
26 de outubro de 2023

Vivapark, no litoral catarinense, projeto da Jaime Lerner Arquitetos é uma tendência em curso no segmento imobiliário

O primeiro bairro-parque concebido pelo escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados (JLAA), o Vivapark Porto Belo, será inaugurado no sábado, 28 de outubro, na cidade catarinense de Porto Belo.

De acordo com a pesquisa DataZAP+, feita entre os usuários dos portais ZAP Imóveis e Viva Real, 48% dos respondentes afirmaram que pretendem morar em um bairro planejado. O levantamento também apontou que a infraestrutura mais valorizada pelos interessados em uma nova moradia são supermercados, padarias e açougues (78%), farmácia (34%) e transporte urbano (metrô e trem), com 28% das respostas. A oferta de comércio diversificado é uma forte característica desses bairros, o que atrai jovens para essas regiões.

A grande vantagem dos bairros planejados é a infraestrutura oferecida aos moradores. Como são projetados do zero, esses distritos oferecem equipamentos públicos (com hierarquia de vias, com ruas largas, mais estreitas e ciclovias, por exemplo) que dão comodidade aos moradores e à vizinhança, além de serviços urbanos como esgoto e iluminação prontas para uso. Tecnologias de segurança, baseadas em reconhecimento facial, também já são encontradas nessas regiões.

Para Felipe Guerra, sócio do JLAA e um dos responsáveis pelo desenvolvimento do Vivapark, o bairro-parque é planejado e oferece muito mais acessibilidade e conforto e é uma tendência em curso no segmento imobiliário. “É o primeiro bairro-parque do Brasil e está dentro do conceito de bairros planejados. Nosso projeto tem uma grande cobertura vegetal para estreitar o contato com a natureza, a diversidade de moradores e integração com o comércio, além de espaços de trabalho”, afirma o arquiteto. Ele ressalta que o Vivapark Porto Belo é o primeiro, mas outros locais estão em desenvolvimento.

Bairro-parque Porto Belo

Para o projeto, a JLAA incluiu uma integração maior com a natureza e ocupação sustentável, com estruturas de drenagem da água da chuva que impedem alagamentos. “O conjunto funciona como um grande sistema de absorção da água da chuva, integrado à paisagem urbana”, de acordo com Débora Ciociola, coordenadora do projeto Vivapark na JLAA. “Pensamos em uma solução sistêmica e integrada em que diversas áreas pudessem absorver a água, além de um grande parque verde central com lagoas de contenção para onde o excedente da água das chuvas é conduzido. Um verdadeiro mosaico permeável como infraestrutura verde”, acrescenta.

A área verde tem 70 mil m2, o que é próximo do tamanho de um estádio de futebol. De acordo com Marina Sutile de Lima, arquiteta da JLAA que integra o projeto do Vivapark, a preocupação ambiental é uma marca e um legado da empresa. “Nossos projetos têm DNA verde e trabalhamos primordialmente de acordo com a base ambiental dos locais em que desenvolvemos nossos projetos, algo que aprendemos com o nosso mestre [Jaime Lerner, arquiteto e político curitibano falecido em 2021].”

O bairro-parque projetado pelo escritório Jaime Lerner tem uma área de 500 mil m2 e fica próximo às praias de Porto Belo e Perequê, no litoral catarinense. Além do parque, o empreendimento terá dois lagos e praças que proporcionam contato direto com a natureza. A previsão da incorporadora Vokkan, idealizadora do projeto, é receber 6 mil habitantes no novo bairro ao longo dos próximos 20 anos, divididos em cerca de 2 mil unidades habitacionais (casas e prédios).

O bairro terá acesso livre e o objetivo é fazer com que haja circulação de pessoas e em especial de pedestres, observa Débora. “Espaços públicos de qualidade atraem movimento nas ruas e contribuem com a segurança desses lugares. Não pode ser aquele ambiente morto em que você tem medo de andar. Os lugares têm que ser cheios de gente e cheios de vida, com um restaurante, um bar, a escola e a manicure. Onde você encontra os diferentes, você troca experiências na coexistência”.

Dani Schappo e o Carlos Perna (ela, também arquiteta do JLAA e ele, consultor de paisagismo do escritório que contribuiu com a questão da infraestrutura verde), ajudaram na concepção do projeto junto com Felipe, Débora e Marina.

Prêmios

O projeto já ganhou alguns prêmios. Prêmio Internacional ACD Awards: Architecture Construction & Design Awards (ACD Awards), na categoria Melhor Design Urbano. A premiação é realizada pela Rethinking The Future (RTF), organização internacional que mapeia os projetos líderes em excelência e inovação ao redor do mundo, nos segmentos de arquitetura e design.

É o primeiro projeto de bairro planejado no mundo a obter o selo LEED na mais alta classificação, nível Platinum, na categoria Communities: Plan and Design. Também foi premiado no DNA Paris Design Awards 2023 – Prêmio que celebra projetos de arquitetura e design inovadores, sendo contemplado na categoria Projeto de Grande Escala. E o Property Awards 2022/2023 – O Vértice, um dos principais edifícios que estão sendo construídos no Vivapark, foi premiado na categoria Mixed Use Development.

Sobre a Jaime Lerner Arquitetos Associados

A Jaime Lerner Arquitetos Associados (JLAA) é uma empresa de arquitetura e planejamento urbanístico fundada pelo arquiteto Jaime Lerner (1937-2021). A JLAA tem como filosofia construir soluções urbanísticas para as cidades com aplicação prática e conceitual de princípios urbanos de desenvolvimento sustentável, transporte público acessível, preservação e valorização da identidade local e da memória urbana, valorização dos espaços públicos, paisagens urbanas e naturais e desenvolvimento das vocações econômicas locais e atração de negócios.

Sobre Felipe Guerra

Felipe Guerra é sócio da Jaime Lerner Arquitetos Associados. É arquiteto e urbanista formado pela Universidade Positivo, além de cenógrafo, diretor de arte, carnavalesco e designer de joias. Possui experiência em concepção, desenvolvimento e implementação de projetos em escalas que vão do urbano ao design.

Sobre Débora Ciociola

Débora Ciociola é arquiteta e urbanista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, mestra em Leisure, Tourism and Environments pela WUR-Holanda e Doutoranda em Gestão Urbana na PUC-Paraná. Integrou a equipe técnica do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba – IPPUC por oito anos. Desde 2010, integra a equipe Jaime Lerner Arquitetos Associados – JLAA onde participa da criação e coordenação de projetos em diversas escalas e localidades, especialmente de desenvolvimento e desenho urbano, arquitetura e paisagismo e bairros planejados. Também é urban sketcher e aquarelista.

Sobre Marina Sutile de Lima

Marina Sutile de Lima é arquiteta e urbanista formada pela Universidade Federal do Paraná e mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano da mesma universidade. Ganhadora do prêmio nacional da ANPUR de dissertações de mestrado no ano de 2023. Desde 2018 integra a equipe do escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados – JLAA, onde atua em projetos de arquitetura, paisagismo, desenho urbano e desenvolvimento urbano.

Sobre Danielle Schappo

Danielle Schappo é arquiteta e urbanista formada pela Universidade Federal do Paraná, com especialização em Gestão dos Recursos Naturais na PUC/PR e é da equipe fundadora da JLAA (2003). Tem experiência profissional em planejamento urbano e regional, desenvolvimento/estruturação urbana; transporte e mobilidade; requalificação de áreas degradadas; desenho urbano, meio ambiente e desenvolvimento imobiliário/planos urbanísticos.

Sobre Carlos Perna (Ucho)

Carlos Perna, conhecido por Ucho, trabalha com paisagismo ambiental e jardinagem. É botânico amador, peregrino e amante da natureza, viajante, andarilho, curioso, gaúcho missioneiro. Desde 2004, colabora com a Jaime Lerner Arquitetos Associados, assinando projetos no Brasil e no mundo. Alguns destaques são as comunidades habitacionais em Angola; o Parque Urbano Orla do Guaíba, em Porto Alegre; e Viva Park Porto Belo.

Divulgação