Premiado filme “Casa Izabel” é exibido em mostra comemorativa do aniversário de Curitiba, no Cine Passeio

Alergia alimentar mais comum em bebês de até um ano: conheça a APLV
26 de março de 2024
Casa Costa, marca de casa e decoração de Luma Costa, apresenta nova coleção de Páscoa
26 de março de 2024

O público de Curitiba tem a oportunidade de assistir gratuitamente ao filme “Casa Izabel” antes de sua estreia nacional em junho, mês do orgulho LGBTQIA+

O longa-metragem foi convidado a integrar a Mostra Curitiba, que celebra o aniversário da capital do Paraná. Serão duas sessões nos dias 27 e 31/03 (quarta-feira e domingo), às 19h30, na sala Luz. Em 27/03 (quarta-feira) haverá um encontro do elenco com o público presente, em uma momento de celebração especial, a ser preparada pela produção. No dia 31/03 (domingo), um bate-papo com a equipe abrirá a sessão.

Produzido no Paraná, “Casa Izabel” retrata um episódio ambientado nos anos 70, em meio à ditadura militar no Brasil, em que uma isolada Casa Grande fundada por uma elite escravocrata torna-se um retiro de homens crossdressers, que se vestem como mulheres, trajando também uma realidade glamorosa e delirante, distante dos anos de chumbo. Mas as mentiras contadas nessa liberdade forjada começam a ruir quando o establishment se infiltra na casa, rompendo a fronteira das maquiagens e de todos os artifícios de distração da fatalidade.

A produção ficou por conta de Andréa Tomeleri (de “Alice Junior”) e de Laura Haddad, que também integra o elenco do filme, ao lado de Jorge Neto, Luís Melo, Andrei Moscheto, Sidy Correa, Zeca Cenovicz, Luiz Carlos Pazello, Otavio Linhares, Jeferson Ulbrich e Fábio Silvestre. “O filme é um grande agregador de pautas importantes e tem em seus personagens seu maior trunfo. A força dele reside justamente nisso. Na potência do que é revelado no subtexto, daquilo que não é dito, da quebra sigilosa de convenções sociais”, afirma a produtora Laura Haddad.

Cinema com sensibilidade

Este suspense dramático é dirigido por Gil Baroni, com roteiro de Luiz Bertazzo, os mesmos criadores do longa-metragem “Alice Junior”, que conquistou 25 prêmios e participou de mais de 55 seleções em festivais nacionais e internacionais, entre eles o Festival de Brasília (2019) e Berlinale (2020).

“Casa Izabel”, por sua vez, estreou no CINE PE 2022, onde conquistou 5 prêmios: Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Direção de Arte e Melhor Trilha Sonora. O filme também recebeu no Brasil o Prêmio de Melhor Longa-metragem (Filme de Abertura) no 8º DIGO Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás e o Prêmio de Melhor Longa-metragem Brasileiro no 12º Rio LGBTQIA+ Festival Internacional de Cinema, ambos em 2023, mesmo ano em que esteve nas seleções oficiais do 47º Frameline: The San Francisco International LGBTQ+ Film Festival (EUA) e do 12º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Cinema de Curitiba, em que foi o filme de abertura

Além de diretor, Gil Baroni também atua em audiovisual como produtor, roteirista e sócio da produtora Beija Flor Filmes, criada com o objetivo de fazer florescer um cinema que humanize o que é culturalmente oprimido, que conte histórias e crie encantamento por temas perseguidos por preconceitos, criando filmes com a sensibilidade e precisão que os tempos atuais exigem.” ‘Casa Izabel’ faz uma conexão com o tempo presente e põe o dedo em feridas mal cicatrizadas da nossa história”, afirma Gil Baroni. “O mistério, presente da primeira à última sequência da obra, é permeado por abusos e crimes, externos e internos à casa, de modo que adentramos em um ambiente que se apresenta ao mesmo tempo aprazível e perigoso”, completa o diretor.

O roteirista Luiz Bertazzo possui uma trajetória como ator no audiovisual, com destaques para as séries “Irmandade” (Netflix), “Sob Pressão” (TV Globo), “As Five” e “Betinho – No Fio da Navalha” (GloboPlay) e “Notícias Populares” (Canal Brasil). Estreou em roteiros de longa-metragem com “Alice Junior”, que lhe rendeu o Prêmio Paulo Gustavo de Melhor Roteiro de Comédia, da ABRA – Associação Brasileira de Autores Roteiristas (2021).

“Casa Izabel” foi viabilizado através do Fundo Setorial do Audiovisual (Ancine/BRDE), e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba / Fundação Cultural de Curitiba, com patrocínio da Ebanx. É uma produção da Beija Flor Filmes, com coprodução da Duplo Produções, distribuição da Moro Filmes e Olhar Filmes, e apoio do Projeto Paradiso.

Serviço:

Filme “Casa Izabel” na Mostra Curitiba

Local: Cine Passeio (Rua Riachuelo, , Centro, Curitiba – PR), Sala Luz
Datas: 27/03 (quarta-feira) e 31/03 (domingo)
Horários: 19h30
Entrada gratuita
Duração: 84 minutos
Classificação indicativa: 16 anos

Divulgação