Preenchimento labial ou LipLaser: qual a melhor opção para conquistar lábios bonitos e volumosos?

Feras do Enem dão dicas para a prova
18 de outubro de 2022
Dafiti reforça seu posicionamento digital com estreia no mercado de NFTs e vantagens para consumidores
18 de outubro de 2022

Apesar de ambos conferirem volume aos lábios, LipLaser e preenchimento labial têm indicações e mecanismo de ação distintos

Os lábios são estruturas de grande destaque na face, servindo, inclusive, como elementos fundamentais na composição do sorriso, já que funcionam como molduras para os dentes. Não é à toa então que lábios carnudos figuraram, por muito tempo, no topo da lista de desejos estéticos. E uma das principais maneiras para conquistar esse resultado é com a realização do procedimento conhecido como preenchimento labial. “O preenchimento labial é realizado através da aplicação injetável de ácido hialurônico, uma substância biocompatível com a pele capaz de promover volume imediato na região”, explica a Dra. Cláudia Merlo, médica especialista em Cosmetologia pelo Instituto BWS. No entanto, nossa noção do que são “lábios perfeitos” mudou muito nos últimos anos, com o aumento da busca por resultados mais naturais. “Se bem indicado e realizado da maneira correta, o preenchimento labial pode perfeitamente conferir excelentes resultados sem exageros. Apesar disso, muitas pessoas possuem certo receio pela realização desse tipo de procedimento, tanto pelo estigma que o envolve quanto por ser um tratamento invasivo, ainda que minimamente”, destaca a médica. A boa notícia é que, graças aos avanços das tecnologias, aqueles que desejam conquistar lábios mais bonitos e volumosos sem recorrer ao preenchimento labial podem apostar em tratamentos inovadores como o LipLaser.

O LipLaser trata-se de um procedimento completamente não invasivo que utiliza o laser para conferir volumização aos lábios. “A tecnologia promove aquecimento das camadas profundas da pele da região para estimular a produção de novas fibras de colágeno, assim tornando os lábios mais volumosos e definidos de maneira extremamente natural”, diz a Dra. Claúdia, que explica ainda que, por atuar estimulando a formação de colágeno, o procedimento também é capaz de rejuvenescer a região ao combater as rugas periorais. “As rugas periorais, popularmente conhecida como ‘códigos de barra’, são aquelas linhas que se formam ao redor da boca devido a movimentação da musculatura associada ao processo natural de envelhecimento.”

Mas, afinal, qual a melhor opção: preenchimento labial ou LipLaser? Depende! Cada um dos procedimentos tem sua indicação. “Por exemplo, para aqueles que desejam volumização mais expressiva dos lábios, a recomendação é o preenchimento labial. Já quem busca uma volumização mais sutil ou rejuvenescimento dos lábios, o Lip Peel é uma ótima opção, assim como para aqueles que têm medo de agulha e para o público masculino, que, no geral, não tem boa aceitação do preenchimento labial”, aponta a especialista. E é possível até mesmo combinar os procedimentos, realizando primeiro o LipLaser para estimular o colágeno, rejuvenescendo e conferindo volume, e, em seguida, o preenchimento para potencializar o efeito volumizador.

De acordo com a Dra. Cláudia Merlo, os dois procedimentos são rápidos, seguros e não exigem tempo de recuperação, possibilitando ao paciente retornar imediatamente a sua rotina. “Com o preenchimento labial, conquistamos resultados em uma única sessão e podemos fazer retoques posteriormente caso seja necessário. Mas os resultados não são permanentes, já que o ácido hialurônico é reabsorvido pelo organismo após cerca de um ano, período após o qual podemos reaplicar a substância”, explica a médica. “Já o LipLaser também pode ser feito em uma sessão em jovens e em cerca de 3 sessões com intervalos mensais caso o paciente já apresente perda de volume na região. E, como os efeitos são proporcionados pela produção de colágeno novo, recomendo realizar uma nova sessão anualmente para manter e melhorar os resultados.”

Na dúvida entre os procedimentos, a melhor opção é sempre confiar nas recomendações de seu médico. “O profissional especializado está ali para ouvir suas reclamações e expectativas e realizar uma avaliação para indicar o tratamento ideal para você”, finaliza a Dra. Cláudia Merlo.

FONTE: DRA. CLÁUDIA MERLO – Médica especialista em Cosmetologia pelo Instituto BWS. Diretora da Clínica Cláudia Merlo. Instagram: @dra.claudiamerl