Precisamos seguir a rotina exaustiva de beleza das asiáticas com 10 produtos para cuidados da pele?

Conheça o incrível Fiordland da Nova Zelândia
26 de julho de 2018
Abram alas, que o BAMBA chegou!
26 de julho de 2018

Realmente é necessário usar 10 produtos na rotina skin-care? Dermatologista explica o que é mesmo essencial para cuidar da saúde e beleza da pele

Recentemente, uma nova tendência surgiu mundialmente, inspirada na cultura asiática de beleza: o hábito de usar vários produtos (algumas contagens chegam a 10), um em cima do outro, com a ideia de potencializar os resultados. Mas será que precisamos mesmo seguir essa rotina que ‘estica’ o período em que dedicamos aos cuidados da pele? De acordo com a dermatologista Dra. Thais Pepe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a pele serve de proteção ao nosso organismo, por isso uma de suas características é ser impermeável. “Tudo que a gente aplica sobre a pele, a penetração é pouquíssima, portanto quanto mais houver a fricção e a massagem, maior será a penetração. Isso vale tanto para o corpo quanto para o rosto”, afirma a dermatologista.

A especialista não vê necessidade de 10 produtos diários. “A necessidade de cada paciente é diferente, então a consulta com o dermatologista é primordial, inclusive para evitar excessos. A pele é impermeável, se o paciente utilizar muitos produtos em fórmulas muito robustas, a penetração dos ativos se torna ainda mais difícil”, diz.

Dessa forma, em vez de usar 10 produtos, ela orienta ser importante que o paciente use o que é indicado por um dermatologista e tem real ação e funcionalidade para a sua pele. “Sempre usar um sabonete em primeiro lugar, seguido de tônico, hidratante e filtro pela manhã. À noite seguir a mesma rotina, obviamente sem a aplicação do filtro solar, associando um demaquilante antes de lavar o rosto e um ácido para tratamento adequado”, destaca. “Cada produto tem a sua real necessidade na rotina de cuidados com a pele. O sabonete vai retirar a sujidade, o tônico reequilibra o pH e ajuda a abrir os poros, deixando a pele mais receptiva ao hidratante. Esse hidratante pode contar com ativos anti-idade em veículos que ajudem na absorção e eficácia do tratamento. Os produtos devem ser compatíveis”, enfatiza.

A dermatologista explica que, em menos de 10 minutos, é possível cuidar do rosto de forma adequada. “Você pode limpar a pele em um minuto e meio: ela deve ser lavada com movimentos circulares com as pontas dos dedos, massageando bem em todas as áreas, principalmente a região da zona T, que é a região mais oleosa. Cuidado com o sabão na região da linha interciliar para evitar qualquer tipo de blefarite ou conjuntivite. Deixar com que esse sabonete, gel de limpeza ou loção de limpeza, dependendo do tipo de pele, permaneça por um minuto e depois retirá-lo com água”, explica. No geral, é indicada a emulsão de limpeza com extratos calmantes para peles secas e, no caso das oleosas, o sabonete líquido com ácido salicílico pode ser usado. “Logo após, com a pele seca, você pode tonificar em dois minutos: As loções tônicas devem ser aplicadas com algodão por toda a extensão do rosto e pescoço. Esse tônico regula (equilibra) o pH, pode ter característica hidratante, controladora da oleosidade e calmante, dependendo do ativo da formulação”, diz a dermatologista. Espere a pele secar e parta para a próxima etapa.

Logo depois vem a hidratação, realizada em menos de três minutos: “Pode até parecer muito tempo para aplicar, em creme, algo semelhante ao tamanho de uma ervilha no rosto. Mas em três minutos dá até para combinar uma hidratação com um efeito anti-idade potente. Os séruns podem ser aplicados antes e, por terem ativos concentrados, podem trazer uma série de benefícios”, afirma. A Dra Thais lembra que é importante reforçar nosso sistema antioxidante com o uso tópico de Vitamina C estabilizada, Vitamina E, Alistin, OTZ 10 e ácido ferúlico. No caso do hidratante, aplicado assim que a pele secar, o ácido hialurônico é a opção mais inteligente e pode mesclar baixo e alto peso molecular (Hyaxel e DSH CN). “Fique de olho nas texturas: peles mais secas se beneficiam de cremes mais pesados enquanto as peles mais oleosas devem investir em gel e loções oil-free”, diz. Logo depois, o ideal é aplicar o fotoprotetor, mais ou menos uma colherzinha de café para cobrir generosamente a pele do rosto”, explica a médica. À noite, em vez do filtro, use cremes com alfa-hidroxiácidos ou derivados de retinoides e hidratantes.

Por fim, outra tendência que vem da Ásia é o “double cleansing”, que é uma combinação de dois produtos com texturas diferentes para fazer a limpeza do rosto. “Nesse caso, há um aumento da profundidade da limpeza. Mas isso é mais indicado para pacientes que usam maquiagem muito pesada e são expostas diariamente a agressores ambientais como poluição, poeira e radiação solar. É necessário ter cuidado também, pois a limpeza da pele, quando é feita em excesso, retira a nossa barreira natural de proteção, que é formada por uma camada hidrolipídica (de água e óleo); e se isso não for bem reposto por meio dos produtos corretos, corre-se o risco de o corpo produzir uma oleosidade compensatória, o chamado ‘efeito rebote’”, finaliza.

Dra. Thais Pepe: Dermatologista especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, membro da Sociedade de Cirurgia Dermatológica e da Academia Americana de Dermatologia. Diretora técnica da clínica Thais Pepe, tem publicações em revistas científicas e livros, além de ser palestrante nos principais Congressos de Dermatologia.