“Precisa ter vontade e acreditar no próprio potencial”, diz vencedor de desafio universitário

Assista ao show ao vivo de J Balvin no TikTok no dia 12 de setembro
10 de setembro de 2021
No Setembro Dourado, mês da conscientização do câncer infantil, a Fundação La Roche-Posay estimula iniciativas voltadas para o bem-estar físico e emocional de crianças em tratamento
10 de setembro de 2021

Gaúchos foram destaque em etapa nacional do programa Make It Bright, promovido pela Japan Tobacco International (JTI)

Esforço e determinação são qualidades fundamentais na busca de qualquer objetivo, seja na vida pessoal ou profissional. Os universitários Arthur Machado, de 20 anos, e Eduardo Baldo, de 19, seguiram a fórmula à risca e venceram a etapa nacional em duplas do desafio Make It Bright – programa global da Japan Tobacco International (JTI) que capacita jovens e premia os destaques globais com até US$ 2 mil em estudos, além de oferecer uma oportunidade única de estágio remunerado no exterior.

“Nos dedicamos desde o primeiro dia, estudamos muitas informações sobre a JTI antes de fazer a inscrição e procuramos entender quais eram as principais metas da empresa. Foi a primeira vez que participamos de um programa desse tipo, tem sido uma experiência grandiosa e muito construtiva”, revela Arthur, que cursa o 4º semestre de engenharia de produção na UNISC (Universidade de Santa Cruz do Sul), no Rio Grande do Sul.

Junto a Eduardo, seu colega de classe, o estudante criou um aplicativo de relacionamento para otimizar processos entre a JTI e os produtores integrados da empresa, com o objetivo de promover melhorias para os negócios do País e, especialmente, no desenvolvimento econômico de sua região.

“Foi muito importante ter uma fase de mentoria porque fomos adaptando o projeto e mudamos um pouco a ideia inicial durante o processo. Tivemos a oportunidade de conversar com pessoas que trabalham na JTI e com os próprios técnicos de Agronomia, que nos deram dicas e tiraram todas as nossas dúvidas”, afirma Eduardo ao se referir a uma das etapas do Make It Bright, que possibilita a troca de experiências e acompanhamento de profissionais experientes na área.

Os estudantes também buscaram informações com vencedores de edições anteriores, que deram dicas, tais como a importância de estruturar o protótipo em uma apresentação. “Conseguimos a validação da nossa ideia com o apoio de muitas pessoas, incluindo nomes de referência na agricultura que nos ajudaram na divulgação de nossas pesquisas”, diz Arthur.

Nas próximas semanas, Arthur e Eduardo irão se preparar para o outro grande desafio: a apresentação do projeto na etapa global, que reunirá vencedores de 36 países. O evento será realizado virtualmente ainda neste ano e envolverá as mais altas lideranças da empresa na avaliação dos projetos e mentoria aos estudantes. Desses 36, dez duplas são selecionadas para seguir na disputa, sendo que dessas dez saem os três finalistas. A dupla vencedora recebe como premiação um estágio internacional na empresa, além de premiação em dinheiro. Segundo e terceiro lugar também são premiados.

Aos estudantes que pretendem se inscrever nas próximas edições do Make It Bright, a dupla brasileira deixa o recado: é preciso ter muita vontade para aprender e acreditar no próprio potencial. “A ansiedade e o nervosismo fazem parte desse processo, mas é preciso fazer de tudo para ultrapassar esses obstáculos”, finaliza Arthur.

Leandro Pilati, gerente de Gestão de Talentos e Employer Branding da JTI, reforça a importância do programa no preparo e especialização de jovens para o mercado de trabalho. “Iniciativas como o Make It Bright mostram como apostamos no futuro de profissionais promissores, permitindo a vivência de nossa cultura na prática. A iniciativa reforça a importância da nova geração na construção de um mundo cada vez mais diverso e inclusivo, e estamos completamente alinhados a esses princípios”, afirma.

A JTI tem como objetivo atrair e reter jovens talentos no seu quadro de colaboradores. Ao entrar na empresa, estagiários e trainees passam por uma trilha de aprendizagem que proporciona contato real com as necessidades de negócio da empresa, assim como interações com diversas áreas. “Oferecemos horários flexíveis, possibilidade de trabalho remoto, licenças-maternidade e paternidade estendidas, entre outros benefícios”, diz Leandro.

Employer Branding

Somos a JTI – Japan Tobacco International – e acreditamos na liberdade e que as possibilidades são infinitas quando você é livre para escolher. Passamos os últimos 20 anos inovando, criando melhores produtos para os nossos consumidores escolherem. Foi assim que crescemos para estarmos presentes em 130 países.

Mas nosso negócio não é apenas negócio. É a nossa gente. Seus talentos. Seus potenciais. Acreditamos que quando nossas pessoas são livres para serem elas mesmas, para crescerem, inovarem e se desenvolverem, coisas incríveis acontecem para o nosso negócio. É por isso que fomos certificados globalmente como uma empresa Top Employer por sete anos consecutivos. Então, quando estiver pronto para escolher uma carreira que você vai amar, em uma empresa que você vai amar, sinta-se à vontade para se juntar a nós. #JoinTheIdea.

Sobre a JTI

A Japan Tobacco International (JTI) é uma empresa internacional líder em tabaco e vaping, com operações em mais de 130 países. É proprietária global de Winston, segunda marca mais vendida do mundo, e de Camel fora dos EUA. Outras marcas globais incluem Mevius e LD. Também um dos principais players no mercado internacional de vaping e tabaco aquecido com as marcas Logic e Ploom. Com sede em Genebra, na Suíça, emprega mais de 44 mil pessoas e foi premiada com o Global Top Employer por cinco anos consecutivos. A JTI é membro do JapanTobaccoGroupofCompanies.

No Brasil, são mais de mil colaboradores em 10 Estados. A operação contempla a produção de tabaco – por meio de 11 mil produtores integrados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – compra, processamento e exportação de tabaco, fabricação, venda e distribuição de cigarros em mais de 20 Estados do Brasil. As marcas comercializadas são Winston, NAS, Djarum, L.A e Camel, essa última também exportada para a Bolívia e Colômbia. A JTI acredita na liberdade de escolha de seus consumidores, por isso, disponibiliza amplamente informações sobre as consequências do tabagismo.

Saiba mais: www.jti.com/brazil