Prebióticos em Cosméticos: tendência, moda ou uma questão de saúde para pele?

Uma varanda para chamar de sua
20 de dezembro de 2019
CHOCOLAT SÃO PAULO – Festival Internacional do Chocolate e Cacau
20 de dezembro de 2019

Por um tempo, a solução era matar todos os microrganismos sem levar em conta suas implicações particulares que poderiam levar a um desequilíbrio crônico da pele. Neste período, os sabonetes antissépticos prometiam livrar sua pele de todas as bactérias. Esse era o problema, eliminavam–se as bactérias ruins e as boas também.

Mas será que as bactérias são totalmente ruins? Existem mesmo bactérias boas para pele? Bom, vamos responder isso.

Nossa pele é formada praticamente por três barreiras:

  1. Barreira Microbiana: composta por nossa Ecoflora, ou seja, nossas bactérias boas e nossas bactérias ruins. Elas convivem em um ecossistema com mais de 100 bilhões de bactérias em nossa pele, compondo nossa maravilhosa microbiota cutânea, barreira microbiana ou também Ecoflora cutânea;
  2. Fisica: constituída por nossas células;
  3. Química: nosso manto hidrolipídico e peptídeos. Trata-se da barreira responsável pela umidade sobre a nossa pele.

A microbiota cutânea é importantíssima na regulação de várias funções da pele, para prevenir infecções e até para manter a hidratação precisamos das bactérias boas. Por esse motivo, quando não removemos toda nossa microbiota, conseguimos manter um envelhecimento natural e saudável.

E os Cosméticos Prebióticos, como agem ?

Este tipo de cosmético propõe mecanismos de controle do microbioma cutâneo, agindo contra os microrganismos indesejáveis enquanto respeita e incrementa a flora do bem, ou seja, estimula o crescimento das bactérias saudáveis da pele. Estas bactérias saudáveis estarão sempre em número excelente para combater e prevenir a colonização de bactérias indesejáveis, patogênicas ou oportunistas.

Teremos muitos benefícios do uso de sabonetestônicos e até controladores de oleosidade diários com prebióticos. Resumindo, você verá como benefício:

– Preservação do ecossistema da pele do rosto constantemente exposta aos fatores ambientais, como poluição, UV, patógenos (organismos capazes de produzir doenças infecciosas);

– Fortalecimento da barreira da pele, um sistema de defesa que diminui com o processo de envelhecimento;

– Otimização da reimplantação da flora saprófita (bactérias boas) depois da remoção da maquiagem ou depois da rotina de limpeza.

Coloque em sua rotina de tratamento diário todo este benefício.