Praticar exercícios físicos beneficia o cérebro

Rodrigo Ohtake assina para Solarium Revestimentos
19 de fevereiro de 2019
Daniel apresenta releituras de João Paulo & Daniel no dia 16 de março em Curitiba
19 de fevereiro de 2019

De acordo com neurologista do HCor, a prática proporciona um grande ganho na aprendizagem, ajuda a pensar com mais clareza, melhora a memória, além de proporcionar outros benefícios

Os benéficos efeitos da prática de atividade física para a saúde são amplamente conhecidos. Mas o que poucos sabem é que esse benefício também tem efeito na saúde mental. Algumas das vantagens que podem ser destacadas são: a elevação dos níveis de oxigenação e do fluxo sanguíneo no corpo, a melhora do funcionamento da memória e da concentração, além da prevenção do Acidente Vascular Cerebral (AVC).

“A prática regular de exercício é eficiente no combate à depressão e também potencializa os efeitos dos medicamentos. Como consequência, contribuem para a formação de novos neurônios em áreas no cérebro importantes para a memória e a capacidade de aprender”, explica o Dr. Mauro Atra, neurologista do HCor.

A atividade física também aumenta a produção e a liberação de neurotransmissores, que são hormônios fabricados pelos neurônios e atuam nas sinapses (comunicação entre essas células). “Esses compostos participam da regulação de funções como memória, aprendizagem, emoções, sede, sono, fome, bem-estar, ansiedade e humor. O resultado é um reequilíbrio das quantidades dessas substâncias no cérebro, compensando déficits ou excessos e melhorando o desempenho do cérebro”, acrescenta Dr. Atra.

Principais benefícios

  1. Reduz os sintomas de depressão, a degeneração celular e o estresse e ansiedade.
  2. Melhora a função cognitiva e sensorial do cérebro, o desempenho escolar, o fluxo sanguíneo para o cérebro e também o humor.
  3. Aumenta a inteligência e a motivação.
  4. Evita o comprometimento cognitivo.