Positivo é a única universidade privada de Curitiba com seis cursos nota máxima no Enade

Osklen lança coleção Black Edition
21 de outubro de 2019
Lacoste lança no Brasil COOL RIVIERA terceira parte da sua coleção Primavera/Verão
21 de outubro de 2019

Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na última semana, colocam a Universidade Positivo (UP) como a única universidade privada em Curitiba a ter seis cursos avaliados com nota máxima no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Os cursos Gestão Financeira, Jornalismo, Logística, Marketing, Processos Gerenciais e Publicidade e Propaganda conquistaram o conceito 5 (a nota vai de 1 a 5).

No Brasil, foram avaliados 10.570 cursos, e somente 5,9% atingiram a nota máxima. Em Curitiba, 250 cursos de 42 Instituições de Ensino Superior (IES) foram avaliados. Entretanto, apenas 26 cursos de sete IES atingiram a pontuação máxima – dessas, a UP é responsável por 23% das notas máximas. Dos 39 cursos avaliados na Universidade Positivo, 15,3% receberam conceito máximo e 51,2% nota 4.

De acordo com o reitor da UP, José Pio Martins, o Ministério da Educação supervisiona as instituições com o olhar sobre três pontas: estrutura física, projeto pedagógico e corpo docente. “Esses itens são todos muito óbvios, mas merecem toda nossa atenção. É importante nos atermos aos detalhes”, diz. Ele destaca a constante busca da Universidade pelos melhores profissionais de mercado e as ferramentas oferecidas para que o desempenho em sala de aula seja o melhor. “Mesmo que se contratem os profissionais de maior destaque, não quer dizer que sejam os melhores professores. E a questão é: como se tornar um bom professor? Aí vem a capacitação em termos docentes”, afirma.

Outro ponto levantado pelo reitor é o ensino além dos limites da sala de aula. “Na formação universitária, a prática faz toda a diferença – e ela se faz no laboratório, em todos os cursos. O desafio das instituições de ensino não está apenas em construir a infraestrutura adequada, mas também em mantê-la atualizada. Buscar a excelência no limite de nossas forças é o princípio da Universidade Positivo”, ressalta Pio Martins.