Portinari e Érica Salguero apresentam projeto sobre “ressignificar o morar em tempos de Covid-19”

“Naked Caprese Chef Aprendiz” é uma deliciosa sugestão de salada para o dia a dia
5 de abril de 2021
Clássico atemporal, Amor de Redenção completa três décadas de lançamento e ganha nova capa
5 de abril de 2021

Ambiente será aberto para exposição após fase crítica da pandemia

A arquiteta e influenciadora paulistana Érica Salguero e a Portinari apresentam o projeto Refúgio Urbano, um quarto integrado com banheiro, construído no ambiente reduzido e sustentável de um container. A proposta é baseada no conceito de “ressignificar o morar em tempos de pandemia”, levando em conta todo o cenário mundial de isolamento social, a reconexão com o lar e a importância de explorar novas perspectivas dentro do espaço residencial.

Os lançamentos Portinari 2021 trazem como tema principal o novo olhar sobre as moradias e, dentro deste contexto, a arquiteta integrou o quarto com o banheiro, uma tendência que segue a redução dos espaços nas metrópoles e a necessidade de fazer o melhor uso possível de cada local. “Neste ano, estamos ressignificando nosso olhar. Estamos nos voltando para uma vida mais equilibrada, sem muitos excessos, uma maior valorização dos nossos vínculos e da nossa relação com a natureza. Este movimento reflete diretamente nos projetos do escritório”, afirma Érica.

Construído em tons de preto, o ambiente traz modernidade, com linhas retas e ares minimalistas, sem deixar de lado o aconchego e acolhimento que se espera ao chegar em casa. A arquiteta utilizou o porcelanato Monte Etna, da Portinari, inspirado nas pedras vulcânicas da Itália. Seu nome remete a um dos maiores vulcões do mundo, situado na parte oriental da Sicília.

“Muitas pessoas têm preconceito com a utilização do preto, especialmente no quarto. Há um medo de deixar o ambiente carregado, mas sabendo se valer da luz, ganhamos um espaço inovador, com atmosfera elegante e acolhedora”, acrescenta a arquiteta.

Exposição 

O projeto assinado por Érica faz parte de uma mostra de seis ambientes desenvolvidos por especificadoras de diferentes regiões do Brasil. Inspirados na sensibilidade dos tons, os trabalhos foram criados com os lançamentos da Portinari 2021 e com as paletas de cores do Color Connection, uma escala cromática que facilita a harmonização dos produtos. A mostra segue na fábrica da Portinari, em Criciúma, Santa Catarina, e poderá ser visitada pelo público após a fase emergencial contra a Covid-19.

Sobre a Duratex 

A Duratex S.A. é uma empresa brasileira, privada e de capital aberto, controlada pela Itaúsa – Investimentos Itaú S.A – e pela Companhia Ligna de Investimentos. Com as marcas Deca, Hydra, Duratex, Durafloor, Ceusa e Portinari, é considerada uma das 10 maiores empresas do mundo nos setores nos quais atua e a maior produtora de painéis de madeira industrializada e pisos, louças e metais sanitários do Hemisfério Sul.

Com sede em São Paulo, possui 24 unidades industriais e florestais estrategicamente localizadas (Estados de Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo), além de três fábricas de painéis na Colômbia – Duratex Colômbia. A Duratex também é proprietária da Caetex, joint venture criada para o plantio de florestas de eucalipto em Alagoas. Suas ações estão listadas no Novo Mercado (o mais elevado padrão de Governança Corporativa) e na versão 2019/2020 da B3 – ISE. www.ceramicaportinari.com.br

fotos: Slaphotostudio