Por uma Cidade Navegável convida a população de São Paulo a navegar pelo Rio Pinheiros

Champanhe sem álcool e efervescente diminui estresse, modula o cortisol e reduz gordura
9 de setembro de 2019
(13/09) Dia Nacional da Cachaça ganha inspiração no folclore brasileiro
9 de setembro de 2019

São Paulo - 18/09/2012 - Na manhã de hoje (18/09) um barco e um carro disputaram uma "corrida" nas margens e no rio Tietê, em São Paulo. A segunda edição do projeto "Por uma cidade navegável", desenvolvida pelo São Paulo Boat Show, maior salão náutico indoor da América Latina, tem o objetivo de provocar uma ampla comunicação às autoridades e à população sobre os benefícios de todos estarem engajados com a recuperação do Tietê e demais rios brasileiros. Em pleno horário de pico de trânsito, a disputa avaliou o desempenho do automóvel x barco por 12,5 quilômetros. Ambos iniciaram a corrida na Ponte das Bandeiras sentido Castelo Branco, com o carro enfrentando o intenso tráfego da manhã paulistana e o barco usando as águas do rio para realizar o trajeto que termina na Ponte dos Remédios/Cebolão, na base do DAE. Foto: João Castellano/Frame/Divulgação

4ª edição da ação acontecerá no dia 12 de setembro. Inscrições podem ser feitas pelas redes sociais.

Uma iniciativa que tem como objetivo conscientizar a população e a opinião pública sobre os benefícios de recuperar os rios urbanos, esta é a ação Por uma Cidade Navegável. Criada em 2011 pelo São Paulo Boat Show, maior salão náutico indoor da América Latina, como uma campanha de conscientização pela despoluição dos rios da cidade, que inspira a sociedade a contribuir evitando jogar lixo nas ruas e diretamente nas águas.

Esta é a 4ª edição da ação Por uma Cidade Navegável. Na 1ª e 2ª edição, em setembro de 2011 e setembro de 2012 respectivamente, o projeto foi realizado com a proposta de uma disputa entre uma lancha que navegou pelo Rio Tietê e um carro pela Marginal em horário de pico de trânsito na cidade. Como era esperado, a lancha não completou o percurso devido à quantidade de lixo que travou os motores nos primeiros minutos. Na 3ª edição, realizada em setembro de 2014, a Por uma Cidade Navegável levou ao Rio Tietê um ônibus anfíbio com diversos ex-atletas que haviam participado de competições de remo e natação que ocorriam na década de 40 no Rio Tietê, quando a população podia desfrutar do mesmo com práticas desportivas.

A 4ª edição, que acontecerá no dia 12 de setembro, em dois horários 7h30 e 12h00, a ação convida a população para uma vivência de navegação pelo Rio Pinheiros. Serão dois tours realizados com conforto e segurança por 6 km do Rio Pinheiros (entre o Projeto Pomar e a Usina de Traição) por um barco fornecido pelo São Paulo Boat Show, similar aos passeios turísticos que ocorrem em locais como Paris, Londres e outras que despoluíram seus rios e canais.

Para participar, a população deve se inscrever por meio do Facebook https://www.facebook.com/boatshoweventos/ enviando uma mensagem Inbox na página com o nome completo, e-mail, telefones fixos e celular, profissão e respondendo a frase – Por que você quer navegar no Rio Pinheiros? Serão escolhidas as 20 primeiras mensagens que chegarem das 10h00 do dia 06/09/2019 às 10h00 do dia 09/09/2019. O nome dos escolhidos será divulgado nas redes sociais do evento: Facebook, Instagram e LinkedIN.

“Sem a ajuda da população, qualquer projeto de recuperação dos rios estará sempre ameaçado. Locais como Londres, Coréia, França e Buenos Aires, que tiveram êxito ou estão em processo de despoluição de seus principais rios integram a população aos mesmos”, diz Ernani Paciornik, publisher da revista Naútica e organizador do São Paulo Boat Show.