Por que preciso checar o coração antes de começar uma atividade física?

Sarah Brightman em novo show no Espaço das Américas
19 de novembro de 2018
LIDE promove lançamento do Lide Mulher Paraná com Nadir Moreno e Cristiana Arcangeli
19 de novembro de 2018

Especialista explica a importância de realizar um check up antes de sair do sedentarismo

A contagem regressiva para o verão aumenta a busca por um estilo de vida mais saudável e um corpo mais definido, mas muitas pessoas se esquecem de checar o coração antes de começar qualquer atividade física. Mas isso é mesmo importante?

Segundo o cirurgião cardíaco e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Dr. Élcio Pires Júnior, fazer um check up antes de se exercitar é um ato de sensatez. “Embora nem todas as academias e centro de treinamento exijam a atestado médico, realizar exames para verificar a saúde do coração é uma precaução, já que o check up indica se o órgão tem condições para realizar esforços”, conta o especialista.

Quando treinamos, as células musculares do coração necessitam de uma maior quantidade de sangue e oxigênio, o que causa o aumento da frequência cardíaca. Antes de submeter o coração a esses esforços regulares causados pela atividade física, é melhor ter certeza de que o órgão será beneficiado exercício, e não prejudicado.

Como praticar exercícios de forma segura?

Existem vários exames que podem ser pedidos pelo médico, os mais comuns para a preparação física são o teste ergométrico e ecocardiograma.

“O teste ergométrico avaliará as condições cardiológicas durante o esforço, onde acompanhamos as frequências cardíacas e a pressão arterial antes e depois do paciente caminhar pela a esteira. Já no ecocardiograma, é feito um ultrassom do coração, assim conseguimos imagens do órgão. No check up, além de exames que medem o colesterol e a glicemia, é comum realizarmos hemograma completo”, conta o cirurgião.

Essa bateria de exames é a melhor maneira de identificar qualquer irregularidade no coração. Após a liberação médica, o paciente é autorizado a praticar qualquer tipo de atividade física.

Treinar faz bem ao coração

A atividade física é a principal indicação quando o assunto é prevenção de doenças cardiovasculares: além de reduzir o colesterol, as chances de desenvolver o diabetes e a hipertensão, praticar exercícios físicos aumenta a qualidade de vida.

“Para sair do sedentarismo, toda a atividade física é recomendada. Desde que seja realizada com frequência e dentro dos limites físicos de cada um, qualquer exercício ajuda a proteger o coração. Faça um check up, previna-se!”, finaliza o cirurgião.

Dr. Elcio Pires Júnior é coordenador da cirurgia cardiovascular do Hospital e Maternidade Sino Brasileiro – Rede D’or – Osasco, e coordenador da cirurgia cardiovascular do Hospital Bom Clima de Guarulhos. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e membro internacional da The Society of Thoracic Surgeons dos EUA. Especialização em Cirurgia Cardiovascular pela Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência de São Paulo e Pós Graduação em Cirurgia Endovascular e Angiorradiologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.