Por que namorar faz bem para a saúde e previne doenças?

Camaleão Grupo de Dança promove a exibição do videodança “Veias Abertas” no cinema
23 de maio de 2022
INC é pioneiro no tratamento de tumores cerebrais com fototerapia intraoperatória
23 de maio de 2022

De acordo com pesquisa, relação amorosa harmoniosa evita solidão e, por conseguinte, doenças como depressão e enfermidades psicológicas

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), em um resumo científico divulgado em março deste ano, a prevalência global de ansiedade e depressão aumentou 25% no primeiro ano da pandemia da COVID-19, em 2020. Diante da realidade, muitos especialistas buscaram respostas que orientassem as pessoas a saírem de doenças com ligações mentais. Além da terapia e outros caminhos indicados por profissionais da área, foi constatado que namorar faz bem não somente para a alma, mas também para a saúde e o lado espiritual.

“Quando duas pessoas namoram, elas dividem suas energias uma com a outra, e é por isso que a relação deve ser saudável, porque ela vai influenciar em absolutamente todas as áreas da sua vida, incluindo o profissional. Um relacionamento harmonioso já é bom por ter alguém para confiar, receber e dar carinho e viver a vida com mais felicidade. Se isso também faz com que as pessoas evitem doenças, temos mais um grande motivo para acreditar que namorar é bom”, explica Maicon Paiva, especialista em relacionamentos e fundador da Casa de Apoio Espaço Recomeçar.

Em um levantamento da Associação Americana de Psicologia, em 2017, foi constatado que pessoas solitárias expostas ao rinovírus eram mais propensas a desenvolver sintomas de constipação. O Instituto Nacional de Envelhecimento dos EUA destaca que há outros impactos igualmente penosos, como maior propensão para doenças físicas, hipertensão, ansiedade, depressão, doença de Alzheimer ou sistema imunitário enfraquecido.

Como namorar pode ajudar a se livrar dessas doenças?

Amar ou estar apaixonado(a) por alguém traz benefícios não só psicológicos, mas também físicos, pois quando estamos felizes, nosso cérebro reage à ação com a mudança de alguns neurotransmissores. A dopamina, assim como o crescimento dos níveis de endorfina e de oxitocina, o hormônio do amor, aumentam a sensação de apego, bem-estar e segurança.

Quando se está namorando, a probabilidade de sentir a solidão é menor. É claro que estamos nos referindo a um relacionamento saudável, onde o casal conta um com o outro como um porto seguro por meio de muita confiança. Quando não possui harmonia na relação, as pessoas costumam ter problemas como alcoolismo, depressão, enfermidades psicológicas e emocionais em geral. “Por esses motivos também que muitas pessoas realizam o Casamento Espiritual ou o Adoçamento Amoroso para blindar a relação de energias negativas e fugir de barreiras que interferem na harmonia do casal”, conclui Maicon.

São várias as ações e gestos simples que geram a Oxitocina, o hormônio do amor. Pode ser por um beijo, um abraço demorado ou o ato de acariciar a pessoa amada. Quando esse hormônio é liberado, os níveis do cortisol (hormônio do estresse) diminuem drasticamente, e a sensação de bem estar e felicidade entre o casal passa a ser rotineira, estimulando a segurança e a fidelidade.

Está passando por problemas no relacionamento e deseja voltar a viver a felicidade do amor para evitar doenças? O Espaço Recomeçar, que já atendeu mais de 35 mil pessoas, pode te ajudar. Saiba mais aqui!

Sobre o Espaço Recomeçar

Desde 2002, o Espaço Recomeçar auxilia pessoas através de trabalhos espirituais. Seu fundador Maicon Paiva é um renomado espiritualista paulistano e sentiu a necessidade de auxiliar as pessoas em suas vidas, seguindo a tradição da leitura de búzios e tarô, ele e sua equipe auxiliam com limpezas espirituais e amarrações amorosas. Nos anos de trabalho, o Espaço Recomeçar já auxiliou mais de 35 mil pessoas e está aberto para receber você! Confira nossos serviços através do site, clicando aqui!

unsplash