Por que as articulações doem mais no frio?

Michael Kors Collection lança nova coleção Fall/Winter 22
26 de agosto de 2022
Máquina de macarrão ganha acabamento fashion
26 de agosto de 2022

Com a chegada do inverno, é comum ouvir reclamações de dores nas articulações

O problema incomoda pessoas de todas as idades, principalmente, adultos e idosos que costumam se exercitar menos. “O corpo frio, parado, pouca lubrificação e pouca elasticidade do colágeno causa mais dor articular”, explicou afirma o Dr. David Gusmão, médico ortopedista especialista em quadril. Além disso, no frio, os nossos músculos e vasos sanguíneos se contraem, facilitando a inflamação dos nervos para aquecer a temperatura do corpo.

Desconfortos nas articulações de quadril e joelhos, são recorrentes em épocas de temperatura baixa. De acordo com o ortopedista, quando a pessoa tem alguma articulação com artrose e começa uma atividade física, seu corpo aquece e aumenta a lubrificação, assim também há o aumento da flexibilidade do tecido de colágeno, que responde a esta temperatura ficando mais flexível. “A lubrificação daquela articulação aumenta no início da atividade física e com corpo aquecido diminuem os sintomas, sendo assim as articulações não aquecidas se tornam menos flexíveis”, complementa o especialista.

Segundo Gusmão, os alongamentos são uma ótima forma de iniciar o movimento do corpo e também aquecer e flexibilizá-lo antes e depois de exercícios físicos. Estes ajudam a aumentar o alongamento dos músculos e melhorar a amplitude dos movimentos. Porém, é muito importante sempre consultar e ser acompanhado por um profissional durante a prática de exercícios e alongamentos, especialmente, quando se é iniciante.

Photo by Sasun Bughdaryan on Unsplash