Poliureia: novas estratégias para impermeabilizar grandes obras com estruturas de concreto

Emirates lança novas experiências da aviação no Dubai Mall
30 de setembro de 2019
A Arte da Medicina: exposição no Pátio Batel explica obras de arte
30 de setembro de 2019

A ação da água é um dos fatores que mais afetam as grandes construções

Isso pode causar o desgaste do concreto, danos na estrutura de ferro, curto-circuitos na parte elétrica e até a perda da resistência estrutural.

Por isso, a escolha adequada dos impermeabilizantes é fundamental para impedir a entrada de água e umidade nas estruturas de concreto. No mercado existem novas tecnologias que se aplicam a todo tipo de construção, desde plantas hidrelétricas e estruturas subterrâneas, até complexos industriais e depósitos. Isso garante maior proteção e durabilidade, evitando custos de monitoramento e recuperação.

Os sistemas de poliureia Elastocoat©, desenvolvidos pela BASF, são ideais para impermeabilizar superfícies de concreto, metal e madeira devido à alta resistência química e mecânica. A aplicação por pulverização de alta pressão a quente da poliureia Elastocoat© permite revestir grandes superfícies por completo em pouco tempo, além de cobrir espaços com geometrias difíceis, formando uma película resistente aos agentes químicos e criando uma capa contínua, uniforme, sem fissuras e de finalização quase que imediata.

Esse tipo de sistema é ideal tanto para obras de construção ou melhoria de plantas de tratamento químico de esgotos, por exemplo, já que é impermeável à água, resiste à tração, o desgaste e à abrasão. Também possui uma excelente flexibilidade e resistência à baixas temperaturas, permitindo um revestimento contínuo, sem rejuntes ou fissuras. Além disso, é biologicamente estável e pode ser empregado em qualquer espessura, evitando uma aplicação em multicamadas.

A química permite aumentar a resistência das grandes obras de engenharia e a manutenção de suas estruturas exigem menos recursos. Com esta solução, a BASF segue o propósito atual da indústria de construção de otimizar o tempo e atende ao desafio de garantir a ecoeficiência.