Plantas, sustentabilidade e aconchego: arquiteta apresenta “Apartamento dos Avós” na mostra Morar Mais por Menos

Calçados metalizados: a tendência que é a cara do verão
12 de novembro de 2019
Bvlgari recebe dois prêmios do Grande Prêmio de Relojoaria de Genebra 2019
12 de novembro de 2019

Ana Johns valorizou os laços entre avós e netos ao projetar o espaço, que pode ser visitado entre os dias 1º de novembro e 8 de dezembro

Um apartamento aconchegante, acessível e que remete ao laço entre avós e netos: esse é o conceito do “Apartamento dos Avós”, espaço criado pela arquiteta Ana Johns para mostra Morar Mais por Menos, que acontece no Shopping Crystal, em Curitiba. Com detalhes que garantem a segurança dos idosos e a essência que só a casa dos avós tem, o projeto valoriza, ainda, a brasilidade e os artistas locais.

A proposta da arquiteta abrange a área gourmet e a varanda de um apartamento de 50 m². “A varanda foi pensada a partir da relação que os idosos costumam ter com a natureza. Em geral, os jardins da casa dos avós são sempre especiais e trazem aconchego ao espaço. Além disso, a parceria com a loja Maragno, que cedeu os móveis para a cozinha, nos deu a ideia de criar uma área gourmet, onde toda a família pode estar reunida”, pontua a profissional.

Desta maneira, Ana Johns transformou ambos os espaços em uma verdadeira reunião familiar, com possibilidade para que os idosos recebam os filhos e netos sem perder a segurança. “Desenhamos um tapete no piso com o próprio revestimento, para não usar tapetes soltos, além optar por um porcelanato com textura natural, que é menos escorregadio. Também deixamos o ambiente bem iluminado e com um bom espaço de circulação, além de incluir suportes de canos ao lado do sofá de pallets, para que os idosos consigam se segurar e levantar com tranquilidade”, conta. De acordo com a arquiteta, todas as escolhas têm preços acessíveis para que as pessoas possam reproduzir sem estourar o orçamento.

A brasilidade do espaço ficou por conta da escolha para a parede: sem revestimento, a estrutura será pintada e contará com um mural executado pela artista plástica Ju Maia. “O tema da arte será família e ela irá trazer isso de uma forma diferenciada e original”. A decoração também terá detalhes sustentáveis e criativos, especialmente para área da varanda. “Essa área foi pensada de forma descontraída. Iremos criar um sofá de pallets, vasos reaproveitando materiais, pufes de tricô e outros elementos decorativos. Um dos destaques é uma a cadeira de balanço antiga, pertencente à minha família, que completa o ambiente”, explica.

Além da loja Maragno, também são parceiros da arquiteta as lojas Maxflex, Madvei, Revesttir, Raffinatto, Blest Iluminação, Scrock Pisos de Madeira e Adorniê, assim como as artistas Ju Maia e Raquel Lima, e os profissionais da A Casa Verdinha, Fridas Von Hand e Canário Handmade. A mostra Morar Mais por Menos acontece entre os dias 1º de novembro e 8 de dezembro, no Shopping Crystal, em Curitiba. Os ingressos estão à venda na Sympla, e variam entre R$ 20 e R$ 35.

Sobre Ana Johns Arquitetura:

Ana Johns é arquiteta e urbanista formada pela Universidade Positivo e mestre em Sustentabilidade e Arquitetura Nórdica pela Universidade de Aalborg, na Dinamarca. Com experiência no ramo desde 2008, a profissional já desenvolveu trabalhos internacionais – no escritório Carvalho Araújo, em Portugal – além de atuar em diversos escritórios renomados em Curitiba, como o Maganhoto e Casagrande onde exerceu a função de gerente de projetos na área de arquitetura de interiores. Com essa visão diferenciada e ampliada da arquitetura, no início de 2016 fundou o escritório Ana Johns Arquitetura, com o objetivo de desenvolver de forma consciente projetos em todas as escalas.

Serviço:

Data: 1º de nov a 8 de dez

Horários: Terça à sábado: 10h às 22h | Domingos e feriados: 14h às 20h

Local: Shopping Crystal – Rua Comendador Araújo, 731 – Batel, Curitiba – PR – PISO G1

Ingressos: https://www.sympla.com.br/morar-mais-curitiba__632412