Pía León recebe o prêmio elit® Vodka Latin America’s Best Female Chef 2018

4ª Mostra de Cinema Chinês no CCSP em São Paulo
5 de outubro de 2018
Um dos prêmios mais abrangentes dos profissionais de design abre inscrições
5 de outubro de 2018

A chef peruana é coproprietária do Central e chef-proprietária do Kjolle, ambos em Lima

O Latin America’s 50 Best Restaurants tem o orgulho de anunciar Pía León como a vencedora do prêmio elit® Vodka Latin America’s Best Female Chef 2018, uma distinção que reconhece a carreira e o impacto positivo de chefs femininas da região. León se junta a um seleto grupo de mulheres que foram reconhecidas por sua contribuição inestimável à gastronomia desde o lançamento do Latin America’s 50 Best Restaurants, patrocinado pela S.Pellegrino & Acqua Panna, em 2013.

O elit® Vodka Latin America’s Best Female Chef Award será entregue a León durante a cerimônia de premiação dos Latin America’s 50 Best Restaurants na terça-feira, dia 30 de outubro, no espaço de eventos Ágora, em Bogotá, na Colômbia. É um dos três prêmios especiais anunciados anualmente antes da lista, juntamente com o Prêmio Diners Club® Lifetime Achievement e o Miele One To Watch Award.

León é mais conhecida por administrar a cozinha do Central, de Lima, que ela levou ao primeiro lugar do Latin America’s 50 Best Restaurants por três anos consecutivos ao lado de seu marido Virgilio Martínez. Em agosto de 2018, ela abriu o Kjolle, seu primeiro empreendimento solo na capital peruana, onde os pratos são feitos de acordo com ingredientes sazonais, com um toque muito pessoal. Não há cardápio fixo e León se concentra no uso de vegetais, flores e ervas locais em um espaço colorido e acolhedor, idealizado pela própria chef. O nome vem de uma flor amarela local que cresce em altitude muito elevada.

León se interessava pela gastronomia desde a mais tenra idade, tendo se atraído pela empresa de catering de sua mãe, o que a levou a estudar gastronomia na Cordon Bleu em Lima. Ela começou sua carreira trabalhando no Ritz Hotel em Nova York e depois trabalhou no Astrid e Gastón, o aclamado restaurante do famoso chef peruano Gastón Acurio. Mais tarde, ela se juntou à cozinha de Martínez no Central, no bairro de Miraflores, em Lima, tornando-se chef de cozinha e se casando com Martínez em 2013. A cozinha de León se divide igualmente entre homens e mulheres.

Junto a Martínez e sua irmã, Malena Martínez, León liderou o desenvolvimento e a pesquisa de ingredientes peruanos nativos, muitos dos quais estão presentes nos cardápios do Kjolle e do Central. É uma grande defensora da elevação da gastronomia peruana por meio da qualidade dos ingredientes locais, sempre trabalhando em estreita colaboração com a Mater Iniciativa, a organização co-fundada pelos irmãos Martínez que visa a coletar informações sobre elementos e ingredientes peruanos em todas as partes do país.

De acordo com William Drew, editor-chefe do Latin America’s 50 Best Restaurants “Pía León é uma formidável força culinária que há muito tempo faz parte do sucesso da Central, trabalhando em parceria com o marido, Virgilio Martínez. E sua colaboração fez com que uma enorme quantidade de ingredientes tradicionais e nativos do Peru chegou à vanguarda da culinária peruana contemporânea. Aguardamos ansiosamente suas novas aventuras gastronômicas, incluindo o recém-inaugurado Kjolle, que sabemos que será tão bem sucedido quanto tudo em que ela toca.”

León disse: “para mim, receber o prêmio elit® Vodka Best Female Chef é dar visibilidade ao meu trabalho, ao resultado de 10 anos de aprendizado no Central, e mostrar que desta vez um conceito meu busca sustentar aquilo que nos move – a vontade de transmitir a biodiversidade com sua própria linguagem.”

Para Frances Gaillard, diretora de marketing internacional da elit® Vodka, “A América Latina é uma região conhecida por sua rica herança cultural, comida deliciosa e belas paisagens naturais, mas o que eu mais amo é a paixão ardente de seu povo. Como marca, imprimimos paixão em todas as etapas da criação da elit Vodka para garantir nossa assinatura, uma densa sensação na boca. Estamos orgulhosos de colocar em evidência Pía León com o prêmio elit® Vodka Latin America’s Best Female Chef Award e dar o apoio necessário para todas as talentosas chefs de todo o mundo, sua devoção, trabalho duro e criatividade nas artes culinárias”

Recipientes anteriores do Latin America’s Best Female Chef Award incluem Leonor Espinosa, do Leo, da Colômbia, em 2017; Kamilla Seidler, do Gustu, da Bolívia, em 2016; A chef brasileira Roberta Sudbrack, em 2015; Elena Reygadas, da Rosetta, do México, em 2014; e Helena Rizzo, do Maní, do Brasil, em 2013. Cada uma delas foi homenageada por seu impacto positivo na gastronomia de sua região e em sua percepção em todo o mundo.

Sobre o elit® Vodka Latin America’s Best Female Chef Award

O prêmio recebe votos de mais de 250 especialistas independentes do setor de restaurantes e gourmets viajados de toda a América Latina. Nenhum dos patrocinadores tem qualquer influência sobre o processo de votação. O programa de premiação elit® Vodka Best Female Chef – que inclui The World’s Best Female Chef, Asia’s Best Female Chef e Latin America’s Best Female Chef – celebra e premia mulheres bem-sucedidas que alcançaram o topo do mundo gastronômico. Esses prêmios significativos chamam atenção para um seleto grup de chefs extraordinárias com o objetivo de inspirar as futuras gerações de mulheres a alcançarem o ápice da profissão que escolherem.

William Reed Business Media

A lista do Latin America’s 50 Best Restaurants, agora em sua sexta edição, é publicada pela William Reed Business Media, que também publica o World’s 50 Best Restaurants, lançado em 2002, e o Asia’s 50 Best Restaurants, lançado em 2013. A William Reed Business Media é somente responsável pela organização do prêmio, pela coleta de votos e pela produção da lista.

Latin America’s 50 Best Restaurants

A lista do Latin America’s 50 Best Restaurants é um retrato das opiniões e experiências de mais de 250 experts da indústria gastronômica da América Latina. É uma plataforma de gastronomia reconhecida mundialmente que veicula as principais tendências e destaca grandes restaurantes de todos os cantos da região. O que constitui o “melhor” fica a cargo do julgamento desses fidedignos gourmets e experts. Não há uma lista de critérios predeterminados, mas as regras para a votação são rígidas. O processo de votação e os resultados do Latin America’s 50 Best Restaurants estão sujeitos à adjudicação independente da renomada consultoria profissional Deloitte.

Parceiro official de vodka: elit® Vodka

Com seus grãos de alta qualidade colhidos na propriedade Kerschinskoye, a elit é um destilado de fonte única e uma vodka incomparável. A produção da elit é controlada com extrema precisão e tecnologia de ponta na Talvis Distillery e na Latvijas Balzams, onde nossos destiladores altamente experientes levam a bebida a exatamente -18 graus Celsius por um período de 10 horas em na fase que é nossa marca registrada, a “filtração por congelamento”, inspirado pela tradição da Europa Oriental de deixar os barris ao ar livre em baixíssimas temperaturas durante o inverno. O produto é engarrafado, inspecionado, polido e embalado à mão. O resultado de um processo tão complexo e demorado é a transparência absoluta, um gosto denso e redondo e uma presença no copo diferente de qualquer outra.

País-sede oficial: Colômbia

A Colômbia é o país-sede da edição de 2018 do Latin America’s 50 Best Restaurants, com recursos fornecidos pelo ministério do comércio, indústria e turismo e seus promotores. A Colômbia é o segundo país mais biodiverso do mundo em termos de diversidade de espécies por quilômetro quadrado, abrigando mais de 50.000 tipos de fauna e flora, com cinco zonas climáticas que oferecem todos os tipos de plantação durante o ano inteiro. Somadas a isso, as técnicas culinárias de suas raízes Afro e Mestiças dão origem a uma cozinha tradicional local autêntica e surpreendente. A culinária colombiana é uma expressão cultural tão colorida quanto seu povo, suas tradições, festas e paisagens.

Patrocinador principal: S.Pellegrino & Acqua Panna

S.Pellegrino e Acqua Panna são as principais patrocinadores, bem como o parceiro oficial de água do evento. S.Pellegrino e Acqua Panna são as líderes em água mineral natural no universo da alta gastronomia. Juntas elas interpretam o estilo italiano ao redor do mundo, sintetizando excelência, prazer e bem estar.

Outros parceiros:

• Miele – Parceiro premium, parceiro oficial de equipamentos de cozinha, responsável por apresentar o #50BestTalks e patrocinador do Miele One To Watch Award

• Estrella Damm – Parceiro oficial de cervejas e patrocinador do Chefs’ Choice Award

• República del Cacao – Parceiro oficial de chocolates e patrocinador do Latin America’s Best Pastry Chef Award

• Wines of Argentina – Parceiro oficial de vinhos

• Cinco Jotas – Parceiro oficial de presunto ibérico

• Aspire Lifestyles – Parceiro oficial de concierges

• Gin Mare – Parceiro oficial de gin

• W Bogota – Parceiro oficial de hotelaria

• Sustainable Restaurant Association – Parceiro de auditoria de sustentabilidade

 Deloitte – Parceiro oficial de adjudicação independente

Resultados

A melhor maneira de acompanhar o período que antecede o anúncio da lista e os prêmios individuais é pelos canais de mídia social do 50 Best:

• Siga-nos no Twitter@TheWorlds50Best #LatAm50Best

• Seja nosso fã no Facebookhttp://www.facebook.com/LatinAmericas50BestRestaurants

• Siga-nos no Instagram: @TheWorlds50Best

• Inscreva-se no nosso canal no YouTube: Worlds50Best

Informações para a imprensa:

Mariana Riccioppo – mricci@pineapplehub.com.br

Marina Delamo – marina@pineapplehub.com.br

TOP 5 – LATIN AMERICA’S BEST FEMALE CHEFS

2017 – Leonor Espinosa, Leo, Bogotá

A colombiana Leonor Espinosa recebeu o título Latin America’s Best Female Chef em 2017. À frente do Leo, em Bogotá, ela apresenta uma fusão das cozinhas tradicional e moderna do país. Em seus pratos, Leonor conseguiu refinar tradição, memória e criatividade, reivindicando sabores nativos que combinam arte contemporânea e pesquisa de campo.

2016 – Kamilla Seidler, Gustu, Bolívia

Kamilla Seidler é uma chef dinamarquesa que desembarcou em La Paz à convite do seu então chefe para fazer parte do time do Gustu. O principal objetivo do restaurante boliviano é apresentar aos amantes da boa gastronomia o grande potencial produtivo e cultural do país. Entre as pretensões de Kamilla estão a tentativa de consolidar um movimento gastronômico que gere um impacto socioeconômico sustentável no país.

2015 – Roberta Sudbrack, Roberta Sudbrack, Rio de Janeiro

Roberta Sudbrack deu início a sua carreira culinária vendendo cachorro-quente nas ruas de Brasília. Criada pelos avós, chegou a ir estudar veterinária nos Estados Unidos, mas não concluiu o curso. Em vez disso, passou a estudar gastronomia sozinha, pegando o currículo das escolas e o reproduzindo-os na cozinha de casa. Depois de ter trabalhado na cozinha do Palácio da Alvorada, abriu seu restaurante Roberta Sudbrack, no Rio, que esteve em todas as listas do Latin America’s 50 Best Restaurants até ser fechado em 2016 pela chef, que queria explorar outras avenidas com a casa de sanduíches Da Roberta e seus estandes de comida rápida, o SudTruck e o SudDog.

2014 – Elena Reygadas, Rosetta, México

O movimentado bairro Roma Norte, no México, cede espaço ao romântico Rosetta, da chef Elena Reygadas. A mexicana costuma criar pratos elegantes, mas não excessivamente elaborados. Sua comida é conhecida pelos traços contemporâneos e pela sazonalidade dos ingredientes. Ela divide-se, ainda, em outros dois empreendimentos, um restaurante mais simplista e uma padaria.

2013 – Helena Rizzo, Maní, Brasil

A primeira mulher a receber o título Latin America’s Best Female Chef é brasileira. No comando do Maní, a gaúcha Helena Rizzo migrou para São Paulo e tornou-se conhecida principalmente pela cozinha contemporânea. A chef acumula na bagagem passagens por restaurantes da alta gastronomia da Itália e da Espanha, além de ser uma das apresentadoras do programa culinário The Taste Brasil, do GNT.