Pesquisas apontam novidades em ativos para o tratamento de manchas na pele

Café do Moço promove evento com produtoras mulheres
3 de abril de 2018
Veja a primeira imagem da Roda Gigante de 100 metros de altura da praia de Iracema, em Fortaleza
3 de abril de 2018

Substâncias como o ácido tranexâmico e a glutationa se mostraram eficazes contra as alterações de hiperpigmentação, tanto por via oral quanto tópica, podendo ser usadas também para potencializar resultados de outros tratamentos

As manchas da pele são provocadas por um pigmento chamado melanina, que dá cor ao tecido, e podem se tornar ainda mais evidenciadas quando expostas a fatores como mudanças hormonais, poluentes ambientais, exposição solar e o próprio envelhecimento. Estas manchas, além de afetarem a autoestima, podem ser sintomas de uma lesão pré-maligna como o câncer de pele. “Devido a estes fatores, é necessário que o tratamento destas desordens seja realizado de forma pontual, com cremes manipulados com ativos específicos que auxiliarão no controle das alterações, após avaliação médica”, afirma Lucas Portilho, consultor e pesquisador em Cosmetologia, farmacêutico e diretor científico da Consulfarma. Hoje, já existem diversos ingredientes que tratam as manchas e, com o avanço das pesquisas e tecnologias, todos os anos surgem cada vez mais ativos para tratá-las.

Segundo o especialista, um destes novos ingredientes para o tratamento de manchas é a glutationa, um dos sistemas antioxidantes mais importantes na fisiologia humana. Em um estudo realizado em mulheres filipinas entre 30 e 50 anos foi avaliada a eficácia da aplicação tópica de glutationa como agente clareador. Após as voluntárias aplicarem na pele manchada uma loção de glutationa a 2% durante 10 semanas, foi constatado que o ativo é seguro e efetivo para promover clareamento.

O uso de ativos orais que diminuam o estado inflamatório da pele também é importante. Por isso, um outro estudo avaliou a eficácia da suplementação de glutationa reduzida (GSH) como um agente clareador comparado à glutationa oxidada (GSSG). “Na análise, o índice de melanina e manchas de ultravioleta foram menores após a administração de GHS ou GSSG durante 12 semanas. Além disso, observou-se redução significativa das rugas nos indivíduos que receberam GSH e uma tendência ao aumento da elasticidade cutânea nos pacientes que receberam GSH e GSSG”, explica o pesquisador. “Desse modo, constatou-se que a glutationa oral, tanto oxidada quanto reduzida, melhora as propriedades cutâneas, o que demonstra o benefício desta suplementação quando associada a tratamentos tópicos.”

De acordo com Lucas Portilho, o ácido tranexâmico tópico também se mostrou eficaz como adjuvante no tratamento do melasma. Em estudo, 15 mulheres com melasma foram submetidas a quatro sessões mensais de luz pulsada associadas à aplicação tópica de ácido tranexâmico a 2%. Após a última sessão de luz intensa foi observada redução significativa do MI (Índice de Melanina) e do MASI (Índice de Área e Severidade do Melasma) nas regiões tratadas com o ativo. Além disso, a aplicação tópica do ingrediente preveniu a ocorrência de pigmentação rebote após as sessões de luz pulsada. “Caso observe a formação de manchas na pele é importante que você consulte um dermatologista. Apenas ele poderá dar o diagnóstico correto e indicar uma fórmula adaptada a necessidade de cada caso, com ativos e dosagens adequadas”, finaliza.

FONTE: LUCAS PORTILHO – Consultor e pesquisador em Cosmetologia, farmacêutico e diretor científico da Consulfarma. Especialista em formulações dermocosméticas e em filtros solares. Diretor das Pós-Graduações do Instituto de Cosmetologia e Ciências da Pele, Hi Nutrition Educacional e Departamento de Desenvolvimento de Formulações do ICosmetologia. Atuou como Coordenador de Desenvolvimento de produtos na Natura Cosméticos e como gerente de P&D na AdaTina Cosméticos. Mestrando na Unicamp em Proteção Solar. Possui 18 anos de experiência na área farmacêutica e cosmética. Professor e Coordenador dos cursos de Pós-Graduação com MBA do Instituto de Cosmetologia e Ciências da Pele Educacional. Coordena Estágios Internacionais em Desenvolvimento de Cosméticos na Itália, França e Mônaco. Atua em desenvolvimento de formulações para mercado Brasileiro, Europeu e América Latina.