Pesquisadores da Mayo Clinic realizam estudo com pulseira que prevê convulsões para pessoas com epilepsia

Lit Eyes combina toxina botulínica com hidratante injetável para rejuvenescer área dos olhos
26 de novembro de 2021
Viaje para um refúgio nas celebrações do Réveillon
26 de novembro de 2021

Pacientes utilizaram dispositivo por 6 a 12 meses permitindo um aviso de cerca de 30 minutos antes de acontecer uma convulsão

Apesar de medicamentos, cirurgia e dispositivos de neuroestimulação, muitas pessoas com epilepsia continuam tendo convulsões. A natureza imprevisível das convulsões é extremamente limitadora. Se as convulsões pudessem ser previstas confiavelmente, as pessoas com epilepsia poderiam alterar suas atividades, tomar um medicamento de ação rápida ou intensificar o neuroestimulador para evitar uma convulsão ou minimizar os seus efeitos.

Um novo estudo na Scientific Reports conduzido por pesquisadores da Mayo Clinic e colaboradores internacionais encontraram padrões que poderiam ser identificados em pacientes que utilizam um dispositivo de monitoramento de relógio de pulso especial por 6 a 12 meses, permitindo um aviso de cerca de 30 minutos antes de acontecer uma convulsão. O dispositivo funcionou bem na maioria das vezes para cinco dos seis pacientes estudados.

“Assim como uma previsão meteorológica confiável ajuda as pessoas a planejar as atividades, a previsão de convulsões também poderia ajudar os pacientes que vivem com epilepsia a ajustar seus planos se soubessem que uma convulsão estivesse prestes a acontecer,” afirma Benjamin Brinkmann, Ph.D., cientista de epilepsia na Mayo Clinic e autor sênior. “Este estudo que utiliza um dispositivo usado no pulso mostra ser possível fornecer previsões confiáveis para as convulsões em pessoas que vivem com epilepsia sem haver a medição diretamente da atividade cerebral.”

No estudo, os pacientes com epilepsia resistente a drogas e um dispositivo de neuroestimulação implantado que monitora a atividade elétrica cerebral, receberam dois dispositivos de gravação usados no pulso e um computador tablet para carregar os dados diariamente no armazenamento em nuvem.Os pacientes foram instruídos a utilizar uma pulseira enquanto a outra carregava. Eles alternavam os dispositivos em um horário determinado a cada dia. Eles utilizavam os dispositivos enquanto faziam as atividades normais, oferecendo os dados únicos a longo prazo para o estudo.

As informações coletadas do dispositivo vestível incluíam as características elétricas da pele, a temperatura corporal, o fluxo sanguíneo, a frequência cardíaca e os dados de acelerometria que rastreiam o movimento. Os dados foram analisados com uma abordagem de aprendizagem profunda da rede neural para inteligência artificial por meio de um algoritmo para análise de séries temporais e frequência. Como os participantes da pesquisa já possuíam um dispositivo de estimulação cerebral profunda implantado para tratar a epilepsia, eles foram utilizados para confirmar as convulsões, o que permitiu à equipe medir a precisão da previsão pelos dispositivos usados no pulso.

Embora a capacidade de prever as convulsões tenha sido mostrada anteriormente por meio de dispositivos cerebrais implantados, muitos pacientes não querem um implante invasivo, observa o Dr. Brinkmann.

“Esperamos que esta pesquisa com os dispositivos vestíveis abra o caminho para integrar a previsão de convulsões na prática clínica no futuro,” afirma o Dr. Brinkmann, observando que este foi um estudo preliminar e mais pacientes estão registrando os dados para ampliar o teste.

Os outros autores deste estudo são Mona Nasseri, Ph.D., Mayo Clinic e University of North Florida; Tal Pal Attia, Mayo Clinic; Boney Joseph, bacharel em medicina e bacharel em cirurgia, Mayo Clinic; Nicholas Gregg, médico, Mayo Clinic; Ewan Nurse, Ph.D., médico em vigilância, epidemiologia e resultados finais; Pedro Viana, King’s College London; Gregory Worrell, médico, Ph.D., Mayo Clinic; Matthias Dumpelmann, Ph.D., University of Freiberg; Mark Richardson, Ph.D., King’s College; e Dean Freestone, Ph.D., médico em vigilância, epidemiologia e resultados finais.

O estudo é parte do Epilepsy Foundation of America’s Epilepsy Innovation Institute e do projeto My Seizure Gauge, que é uma colaboração internacional que tem como objetivo a utilização de dispositivos vestíveis para a detecção e previsão de convulsões em epilepsia. Apoio suplementar foi oferecido pelo Programa de Inteligência Artificial em Neurologia da Mayo Clinic.

O Dr. Brinkmann recebeu apoio não financeiro para a pesquisa da Medtronic e licenciou a propriedade intelectual para a Cadence Neuroscience Inc.

Sobre a Mayo Clinic

Mayo Clinic é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a inovação na prática clínica, educação e pesquisa, fornecendo compaixão, conhecimento e respostas para todos que precisam de cura. Visite a Rede de Notícias da Mayo Clinic para obter mais informações sobre a Mayo Clinic.