Pesquisa revela que lojistas incentivarão diferentes formas de pagamento na Black Friday

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Boleto ou Pix parcelado lideram a preferência, com 51%; para especialista, empresas devem oferecer uma experiência que melhor se adapte à necessidade do cliente

A Black Friday, considerada a maior data varejista, se aproxima. A expectativa é de que ela aqueça o consumo, apesar dos desafios como a alta inflação e a estreia do Brasil na Copa do Mundo. Segundo especialistas, cerca de 50% dos consumidores pretendem aproveitar as promoções.

Segundo dados da Provu, 86,7% dos lojistas vão participar da Black Friday e pretendem incentivar o uso de um meio de pagamento específico. A pesquisa aponta que 51,8% vão priorizar boleto ou Pix parcelado; 23,2%, cartão de crédito parcelado; 7,1%, dinheiro; 7,1%, Pix; boleto à vista (3,6%), carteiras digitais (1,8%), cartão de crédito à vista (1,8%) e cartão de débito (1,8%).

De acordo com o especialista Samuel Ferreira, CEO da Meep, empresa de soluções de meios de pagamento, “hoje é essencial que os serviços disponibilizem inúmeras soluções de pagamentos para oferecer uma uma experiência ao cliente que melhor se adapte às suas necessidades”.

Em um período do varejo como a Black Friday, desafiador em margem de desconto, valor de frete e segurança, a diversificação dos meios de pagamentos é fundamental para atender um número maior de consumidores. Segundo a pesquisa, 30,8% dos lojistas consideram que este será o maior desafio deste ano.

Para Samuel, em datas como essa é indispensável ter meios de pagamento que mantenham a constância quando há frequência de pico. “É necessário procurar opções que tenham estabilidade durante grandes movimentações de acesso. Muitas pessoas costumam abandonar a compra quando o site demora mais de três segundos para carregar”, afirma o especialista.

Faltando menos de três meses para a Black Friday, esse é o momento principal para definir as estratégias que vão impulsionar as vendas e evitar problemas na jornada do consumidor.