Pesquisa da Takasago mostra que bebidas hidratantes e repositoras de energia são a tendência do verão

Vacinação: o primeiro passo da retomada
26 de janeiro de 2021
Com Sasha Meneghel como estrela, Melissa lança linha de alto verão “SUN’
26 de janeiro de 2021

Consumidores devem optar cada vez mais pela ingestão de líquidos que hidratem, contenham eletrólitos e sejam de baixo teor calórico

Uma pesquisa da Takasago – uma das cinco maiores empresas de aromas e fragrâncias do mundo, com operação em 26 países, incluindo o Brasil – fez um levantamento com consumidores brasileiros e descobriu que as pessoas buscam bebidas hidratantes e nutricionais para consumir durante o verão, no intuito de hidratar, repor calorias e manter a energia. Ao todo, 67% dos entrevistados buscam bebidas que reponham seus eletrólitos e que refresquem. Destes, 59% buscam bebidas prontas para auxiliar na hidrataçãoSegundo pesquisa da Euromonitor, a tendência é a procura por bebidas saudáveis. O crescimento deste nicho de varejo é de, em média, 12% ao ano.

Diariamente, o corpo elimina em média 2,6 litros de água por meio da transpiração e da urina, entre água e eletrólitos. Além do bom funcionamento do organismo, a hidratação reflete também na aparência e na textura da pele, sem contar na performance de atividades físicas. Por isso é tão importante cuidar da saúde e manter o corpo hidratado o dia todo.

As 5 principais bebidas de hidratação apontadas pela Takasago são:

  • Água – Ingestão diária e ao longo do dia para não sobrecarregar o organismo. Repõe sais minerais sem impactar na dieta calórica;
  • Isotônicos – É rico em sais minerais e carboidratos, ótimo para consumo em casos de desidratação ou durante a prática de atividade física;
  • Água de coco – Rica em potássio, sódio, cálcio, fósforo e magnésio, hidrata e é considerada um isotônico natural, com poucas calorias;
  • Sucos de frutas – Contém vitaminas e minerais em abundância e o ideal é que seja de frutas com grande quantidade de água (melancia, melão, pera e laranja);
  • Chás – As opções calmantes são melhores para a hidratação (capim-cidreira, erva-doce e camomila) e chás diuréticos (chá-verde).

Segundo a Takasago, existe uma variedade de ingredientes para ajudar a hidratação, que vão desde frutas até ervas e especiarias. Na visão dos brasileiros, de acordo com a pesquisa, os cinco sabores mais associados com hidratação são menta, frutas cítricas, gengibre, melancia e água de coco.

Além disso, um recente levantamento da empresa com homens e mulheres, de 18 a 55 anos, sobre as motivações para escolha de produtos em geral, mostrou os seguintes aspectos prioritários na hora de se escolher por bebidas de hidratação:

1ª) “Tem um gosto bom?” (é, consistentemente, a primeira preocupação);

2ª) “Isso é bom para mim?” (a procura por versões saudáveis aumenta todo ano);

3ª) “É compatível com meu estilo de vida?” (cresce a vertente de pessoas em busca de produtos que se encaixem em momentos de suas vidas e valores pessoais);

4ª) “O que isso faz por mim?” (benefícios que vão além dos saudáveis tradicionais: o consumidor quer alimentos que fazem mais por ele e tenham funções específicas).

“O grande desafio da indústria é a forma de criar produtos sob a perspectiva do consumidor e como usar essas informações na criação de aromas que vão agradar esses consumidores. É aqui que a Takasago pode ajudar, traduzindo as expectativas e motivações em conceitos de produtos para diversas categorias”, explica Rafaela Bedone, Head Marketing e Consumer Insights da Takasago.

Segundo a especialista, existem 4 principais oportunidades para explorar em bebidas de hidratação:

  • Sabores de frutas preferidos dos consumidores que tragam o sabor real da fruta, com ingredientes naturais na formulação. Destacam-se: citrus, berries, frutas tropicais, melancia, lichia, melão e kiwi.
  • Combinações de sabores com ervas e especiarias: os consumidores estão interessados em experimentar sabores de ervas, chá e especiarias, como hortelã, gengibre, babosa, manjericão, pepino ou capim-limão em bebidas de hidratação.
  • Uso de ingredientes doces naturais: o consumidor tem se interessado em sabores associados a ingredientes doces, como mel ou maple .
  • Combinações de sabores com flores: consumidores também querem gostos diferentes, como florais (por exemplo, hibisco e camomila).

Sobre a Takasago

Fundada no Japão há 100 anos, a Takasago é uma das cinco maiores empresas de aromas e fragrâncias do mundo, com operação em 26 países. Destaca-se pela criação de soluções de aromas e fragrâncias exclusivas e customizadas, com emprego de alta tecnologia e patentes próprias. Em 2001, ganhou o Prêmio Nobel de Química, com o desenvolvimento da tecnologia de catálise assimétrica, um avanço científico que provocou grande impacto nesse mercado. No Brasil, a empresa atua há 45 anos e está instalada em Vinhedo/SP em uma área de 43 mil metros quadrados, uma planta completa com laboratórios, centros de avaliação e criação, produção e todo o suporte comercial necessário para atender ao mercado nacional e da América do Sul. A área de fragrâncias desenvolve soluções para perfumaria fina, cuidados corporais e produtos para o lar. Já a área de Aromas atende aos segmentos de confeitos, bebidas, panificação, lácteos, higiene bucal e salgados. A Takasago é comprometida com a saúde e segurança de seus colaboradores, bem como com o meio ambiente, possuindo diversas certificações importantes como a FSSC 22000, ISO 9001 e ISO 14001.

Foto: Adriano Gadini/Pixabay