Consumidores devem optar cada vez mais pela ingestão de líquidos que hidratem, contenham eletrólitos e sejam de baixo teor calórico
Uma pesquisa da Takasago – uma das cinco maiores empresas de aromas e fragrâncias do mundo, com operação em 26 países, incluindo o Brasil – fez um levantamento com consumidores brasileiros e descobriu que as pessoas buscam bebidas hidratantes e nutricionais para consumir durante o verão, no intuito de hidratar, repor calorias e manter a energia. Ao todo, 67% dos entrevistados buscam bebidas que reponham seus eletrólitos e que refresquem. Destes, 59% buscam bebidas prontas para auxiliar na hidratação. Segundo pesquisa da Euromonitor, a tendência é a procura por bebidas saudáveis. O crescimento deste nicho de varejo é de, em média, 12% ao ano.
Diariamente, o corpo elimina em média 2,6 litros de água por meio da transpiração e da urina, entre água e eletrólitos. Além do bom funcionamento do organismo, a hidratação reflete também na aparência e na textura da pele, sem contar na performance de atividades físicas. Por isso é tão importante cuidar da saúde e manter o corpo hidratado o dia todo.
As 5 principais bebidas de hidratação apontadas pela Takasago são:
Segundo a Takasago, existe uma variedade de ingredientes para ajudar a hidratação, que vão desde frutas até ervas e especiarias. Na visão dos brasileiros, de acordo com a pesquisa, os cinco sabores mais associados com hidratação são menta, frutas cítricas, gengibre, melancia e água de coco.
Além disso, um recente levantamento da empresa com homens e mulheres, de 18 a 55 anos, sobre as motivações para escolha de produtos em geral, mostrou os seguintes aspectos prioritários na hora de se escolher por bebidas de hidratação:
1ª) “Tem um gosto bom?” (é, consistentemente, a primeira preocupação);
2ª) “Isso é bom para mim?” (a procura por versões saudáveis aumenta todo ano);
3ª) “É compatível com meu estilo de vida?” (cresce a vertente de pessoas em busca de produtos que se encaixem em momentos de suas vidas e valores pessoais);
4ª) “O que isso faz por mim?” (benefícios que vão além dos saudáveis tradicionais: o consumidor quer alimentos que fazem mais por ele e tenham funções específicas).
“O grande desafio da indústria é a forma de criar produtos sob a perspectiva do consumidor e como usar essas informações na criação de aromas que vão agradar esses consumidores. É aqui que a Takasago pode ajudar, traduzindo as expectativas e motivações em conceitos de produtos para diversas categorias”, explica Rafaela Bedone, Head Marketing e Consumer Insights da Takasago.
Segundo a especialista, existem 4 principais oportunidades para explorar em bebidas de hidratação:
Sobre a Takasago
Fundada no Japão há 100 anos, a Takasago é uma das cinco maiores empresas de aromas e fragrâncias do mundo, com operação em 26 países. Destaca-se pela criação de soluções de aromas e fragrâncias exclusivas e customizadas, com emprego de alta tecnologia e patentes próprias. Em 2001, ganhou o Prêmio Nobel de Química, com o desenvolvimento da tecnologia de catálise assimétrica, um avanço científico que provocou grande impacto nesse mercado. No Brasil, a empresa atua há 45 anos e está instalada em Vinhedo/SP em uma área de 43 mil metros quadrados, uma planta completa com laboratórios, centros de avaliação e criação, produção e todo o suporte comercial necessário para atender ao mercado nacional e da América do Sul. A área de fragrâncias desenvolve soluções para perfumaria fina, cuidados corporais e produtos para o lar. Já a área de Aromas atende aos segmentos de confeitos, bebidas, panificação, lácteos, higiene bucal e salgados. A Takasago é comprometida com a saúde e segurança de seus colaboradores, bem como com o meio ambiente, possuindo diversas certificações importantes como a FSSC 22000, ISO 9001 e ISO 14001.
Foto: Adriano Gadini/Pixabay