Peru se prepara para festa sagrada e carnaval

TESÃO PIÁ se apresenta em curta temporada no Teatro Regina Vogue
26 de janeiro de 2018
SOMA Galeria abre inscrições para programa de residências artísticas
26 de janeiro de 2018

Celebração declarada pela Unesco “Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade” (em 2014), traz elementos católicos combinados com a cosmovisão andina

A cidade de Puno, nas margens do Lago Titicaca, se tornará a capital folclórica do Peru durante as duas primeiras semanas de fevereiro. Quarenta mil dançarinos e músicos de aproximadamente 170 grupos de 13 províncias celebrarão a Fiesta de la Virgen de la Candelaria, uma das maiores festividades religiosas dos Andes peruanos.

Um dos dias mais importantes do festival é a quinta-feira, 8 de fevereiro, quando se celebra a Missa Solene da Oitava e a procissão em honra à Santíssima Virgem da Candelária, acompanhada de conjuntos de danças nativas (em trajes típicos e nativos) e a tradicional montagem de tapetes de flores. O domingo, 11 de fevereiro, é outra data importante, pois é realizado o Concurso de Danças em Trajes de Luz, em homenagem à Santíssima Virgem da Candelária. Nos dias 12 e 13 do mesmo mês, grupos de dançarinos e músicos desfilam pelas principais ruas da cidade de Puno.

Vale destacar que existem três eixos que caracterizam a festa. O primeiro, uma grande devoção religiosa mantida há séculos e que se tornou uma das manifestações religiosas mais impressionantes da América. O segundo é a música e a dança: os grupos participantes ensaiam em toda a cidade de Puno e isso permite uma convivência igualitária e intercultural entre crianças, jovens e adultos. Como exemplo, podemos nomear ao ‘Barrio del sikuris Mañazo’, um dos grupos de dança mais antigos e representativos do festival, com mais de 120 anos de atividade. O terceiro eixo é a elaboração dos trajes para os grupos de dançarinos. Este aspecto permite aos jovens transmitir tradições, técnicas, padrões e símbolos de geração em geração.

Desde 2014, o festival faz parte da Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura). O Peru também salvaguardou a festa da Virgen de la Candelaria, proclamando a cidade de Puno “Capital do Folclore Peruano”. Desde 2003, é considerada o patrimônio cultural do país.

Carnaval no Peru

Assim como no Brasil, o carnaval é uma manifestação cultural muito forte e representativa no Peru. Todas as regiões do país celebram o carnaval, nos meses de fevereiro ou março (de acordo com o calendário religioso), durante várias semanas, com festejos nas ruas, bailes, celebrações, músicas, danças, desfiles de carros alegóricos, além da gastronomia.

O carnaval de Ayacucho (no Sul do Peru) é uma das manifestações culturais mais autênticas conservadas pela população local, declarada patrimônio Cultural da Nação, pelo Instituto Nacional de Cultura do Peru. Nele se expressam a criatividade e sensibilidade do povo ayacuchano através das fantasias e máscaras, danças urbanas e rurais, das novas canções e sátiras (criadas de acordo com o momento atual), improvisos picantes e a declaração do “Ño Carnavalon” (Rei Momo). As particularidades do carnaval ayacuchano levam em seu espírito a essência autêntica que mesclam a alegria infantil, juvenil e adulta; um atrativo para quem quer brincar, bailar, se divertir e apreciar a beleza da cidade e arredores, bem como a calorosa acolhida do povo.

Em Cajamarca (no Norte do Peru), conhecida como a “Capital do Carnaval Peruano”, destacam-se os concursos de improvisos cheios de versos ousados, também chamados de “matarinas”, e a presença forte e alegre do “Ño Carnavalón”.

Já em Iquitos (Capital da Amazônia Peruana), o carnaval se festeja com bailes pelas ruas, que giram em torno das “Humshas”, palmeiras colocadas pelos moradores dos bairros, e brincadeiras com água entre os foliões. Ali, a cozinha loretana também é bastante levada em consideração nessa época.

Arequipa (Sul do Peru) traz em seu carnaval uma verdadeira competição entre os jovens solteiros e seus respectivos bairros, nos quais brincam carnaval e brigam pelo título de quem mais dança, qual tem o traje típico mais bonito, quem festeja com mais fúria, graça e alegria.

Informações sobre festividades do Peru: https://www.peru.travel/es-pe/que-hacer/festividades-y-eventos.aspx#page1

Informações sobre destinos turísticos do Peru: http://www.peru.travel/pt-br/

Facebook: https://www.facebook.com/visitperu.br/

Twitter: https://twitter.com/visitaelperu

Youtube: http://www.youtube.com/visitperu

Instagram: https://www.instagram.com/peru/