Perspectivas macroeconômicas para o segundo semestre de 2023: estratégias para o CFO diante de oportunidades e desafios

Saiba como contribuir para o orçamento doméstico
19 de junho de 2023
7 plantas que atraem boas energia e ainda protegem a sua casa!
19 de junho de 2023

Especialista em finanças compartilha perspectivas macroeconômicas em evento promovido pelo IBEF Paraná, em Maringá

Estar atento ao cenário econômico, a nível nacional e internacional, é fundamental no dia a dia dos CFO’s. Com as perspectivas em mente é possível traçar estratégias assertivas para a empresa. Para debater um pouco mais sobre esse assunto, o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças — IBEF Paraná promove o evento “Perspectivas macroeconômicas segundo semestre 2023: oportunidades, riscos e desafios para o CFO”, no dia 20 de junho, em Maringá, PR.

O palestrante do evento, Tiago Souza, Head de Renda Variável na Valore Elbrus, traz alguns dados importantes do cenário econômico do final de 2023: PIB 0,96%; Inflação 5,72%; Taxa SELIC 12,40%; Ibovespa 128.000 pontos; Dólar R$ 5,18; S&P 500 4.080. Segundo ele, o CFO tem alguns riscos, como crise de créditos em bancos internacionais, recessão mais forte do que o esperado, inflação por prazo mais longo e juros mais altos por mais tempo.

Porém, em relação às oportunidades, o head afirma que há um arcabouço fiscal estabelecido, juros com previsão de redução, queda do dólar perante outras moedas e inflação sob controle. “É importante frisar que os mercados financeiros são imprevisíveis. Todas as perspectivas representam probabilidades, e nunca certezas. Como operar e decidir neste cenário tão volátil? Buscando conhecer teses bem embasadas e com sólida construção racional. Por isso da importância de estar sempre aberto e conhecer novas perspectivas de profissionais que atuam e vivem o mercado todo dia”, destaca Souza.

O evento é o segundo do ano em Maringá e é uma iniciativa do Programa IBEF-PR Expande, que tem como objetivo ampliar a atuação do instituto no Paraná e promover maior interação na comunidade financeira do estado. “Os eventos têm engajado os CFO’s de forma inédita, uma vez que a iniciativa do Expande é nova e proporciona espaço para que os profissionais se desenvolvam e troquem experiências sem a necessidade de grandes deslocamentos para os grandes centros”, afirma Jeferson Vinhas, VP do Núcleo do Interior do IBEF Paraná.

Serviço:

Perspectivas macroeconômicas segundo semestre 2023: oportunidades, riscos e desafios para o CFO

Data: 20/06/23

Horário: 19h às 20h30

Local: Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM)

Endereço: R. Ver. Basílio Sautchuk, 388 – Zona 01, Maringá – PR.

Inscrições:

Associados: https://lnkd.in/dTrdT64J

Não Associados: https://lnkd.in/dGkYbAXT

Sobre o IBEF-PR

Há 38 anos, o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF Paraná é uma instituição sem fins lucrativos, que congrega executivos de finanças dos vários segmentos da atividade econômica do Paraná, dentre eles: executivos das áreas de indústria, comércio, consultorias, empresas de serviços, auditorias, instituições financeiras (bancárias e não-bancárias) e instituições governamentais.

Por meio de seus comitês de Finanças, Desenvolvimento de Lideranças, Tributário e Empresarial, Inovação e ESG, o IBEF Paraná realiza eventos, projetos, discussões e compartilha conhecimento para contribuir com o desenvolvimento dos profissionais de finanças do Paraná.

Divulgação/Envato