Pequenos e médios negócios impulsionam o empreendedorismo no Brasil; Confira dicas da Apubra para abrir uma pizzaria de bairro

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Responsáveis pela formação de 30% do PIB no último ano, comércios locais são promissores para investir

Os pequenos e médios negócios, conhecidos como os negócios de bairro, ganharam destaque no último levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os comércios foram responsáveis por 30% do valor arrecadado do Produto Interno Bruto (PIB) em 2023, totalizando R$ 10,9 trilhões, com um aumento de 2,9% em relação ao ano anterior.

Dados da Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra) mostram que a ascensão também é percebida pelo setor de pizzarias. O segmento registrou um aumento de quase 500% no número de unidades pelo país nos últimos 10 anos, sendo que 94% destes estabelecimentos estão enquadrados como microempresas. Para acompanhar esse ritmo de oportunidades dos pequenos negócios, a Apubra, que há 21 anos atua no fomento de informações de qualidade e atualizada sobre o mercado de pizzarias, disponibiliza algumas dicas para quem deseja começar a empreender no setor. Confira:

1 – Busque informações com consultores e mentores 

Para abrir um negócio, é necessário compreender todas as vertentes que contemplam a jornada empreendedora. “Por isso, aconselhamos aos futuros empreendedores a buscarem informações com profissionais especializados para conseguir lapidar as ideias. Um caminho são os consultores e mentores, além disso, também é essencial fazer parte de um grupo de empresários que se ajudam e trocam informações. Um rico networking com quem já está imerso no setor, sem dúvidas, pode auxiliar no crescimento do negócio. Na Apubra, por exemplo, centenas de empresários se reúnem para compartilhar desafios e soluções. Fora isso, os associados da entidade contam com uma série de benefícios, tais como: consultoria jurídica e nutricional, cursos de aperfeiçoamento, acesso a pesquisas e conhecimentos que ajudam no desenvolvimento das pizzarias”, afirma Leandro Goulart, presidente da Apubra.

2 – Estude o mercado e a região

Goulart compartilha que outra dica de ouro para quem está começando é investir no aprendizado sobre empreendedorismo e o que contempla o setor de pizzarias. “O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por exemplo, é um grande parceiro nesta capacitação. Inclusive, o órgão possui guia sobre como montar uma pizzaria, disponível gratuitamente no site. Também é importante conhecer e procurar compreender os hábitos dos consumidores do local que deseja abrir o negócio. Entender qual é o melhor horário, quando circulam mais pessoas, o que elas já estão acostumadas com os comércios da região. Tudo isso contribui para o sucesso da pizzaria”.

3 – Priorize pela qualidade dos espaços, colaboradores e do cardápio

A gestão dos recursos para o trabalho é um divisor de águas para as pizzarias de bairro, principalmente porque é necessário oferecer um produto que atraia o consumidor local. “Para isso, o empreendedor precisa se atentar à qualidade dos espaços, desde o maquinário para a disposição até móveis no salão. Outro ponto de atenção é a qualidade do atendimento, além da oferta de um cardápio que seja saboroso e competitivo com outras pizzarias, com preços atrativos e ingredientes que conquistem os consumidores”, finaliza.

Além das indicações pontuadas, a Apubra também oferece um e-book com um passo a passo prático e objetivo para quem deseja começar a empreender no setor de pizzarias. Saiba mais no site da associação.

Sobre a Apubra

Criada há 21 anos, a Apubra – Associação Pizzarias Unidas do Brasil surgiu da necessidade de empresários de trocar informações sobre o setor para conhecer a fundo o ramo em que atuavam e buscar conhecimento, capacidade de articulação, realizar grandes compras, e, principalmente, compartilhar processos e soluções. A associação atua no fomento de informações de qualidade e atualizadas sobre o mercado gastronômico de pizzas por meio de dados precisos de balanços anuais e levantamentos junto aos associados, que ainda têm acesso a conteúdos para empreendedores da área. Saiba mais aqui.

foto: iStockphoto