Pequeno exportador envia 400 toneladas de melão amarelo de Mossoró ao Canadá na safra 2020/2021

Marília Veiga dá dicas para cozinhas tecnológicas
28 de abril de 2021
Plataforma de locação por curta temporada assume novo residencial da Helbor em Curitiba
28 de abril de 2021

Por meio de ações de inteligência comercial, Câmara de Comércio Brasil Canadá, faz apresentações de compradores e produtores que ampliam possibilidades de comercialização desta e outras frutas nacionais

O melão amarelo de Mossoró (RN) já chegava com sucesso e alta demanda à costa leste do Canadá, nas áreas de Toronto e Montreal, pelas mãos da Marcelo Correa Consulting, pequena companhia especializada em exportações para o país. A oportunidade de levar a fruta para a região aconteceu há alguns anos durante uma ação de relacionamento promovida pela Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) entre brasileiros e canadenses.

No ano passado, a empresa notou que havia espaço para expandir as vendas para a costa oeste canadense, onde fica a cidade de Vancouver, ainda mais longe do Brasil. “Os contatos apresentados pela Câmara foram essenciais para a abertura de mais uma frente com os compradores que abastecem os supermercados locais”, explica Paulo de Castro, diretor de Relações Institucionais da CCBC.

O desafio dessa etapa, por conta da maior distância, estava na logística. Descobrir uma rota que fizesse a fruta chegar ao destino fresca e com sua alta qualidade preservada fez a diferença e gerou bons lucros.

A empresa exportou ao longo da safra 2020/2021 (agosto a fevereiro) cerca de 400 toneladas da fruta, que saía diretamente do Porto do Pecém (Ceará) e fazia paradas estratégicas para troca de percurso e ganho de agilidade. “Participar de rodadas de negócios e outras inúmeras ações da área de inteligência comercial da CCBC foi uma oportunidade importante porque nesta época do ano somente o Brasil exporta melões para o Canadá. Ao apresentar nas negociações o melão de Mossoró, consegui iniciar uma nova fase de vendas de um item que é apreciado e muito bem aceito pelos consumidores lá.”, comenta Marcelo Correa, dono da exportadora.

Segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia brasileiro, a exportação de melão nesta safra teve volume total embarcado de 218,7 milhões de toneladas e receita de US$ 141 milhões.

A CCBC promove periodicamente rodadas de negócios e inúmeras iniciativas que são facilitadoras de contato e relacionamento entre brasileiros e canadenses em vários setores da economia. As atividades colocam frente a frente compradores e vendedores dos dois países e funcionam como o ponto inicial para as ações de importação e exportação no eixo. Só nos últimos seis meses, a CCBC já promoveu duas rodadas de negócios e prevê a realização de mais edições durante o ano de 2021. “Vejo esse tipo ação como oportunidade importante de ampliar os contatos e conhecer novos potenciais clientes. Então, faço o possível para estar presente em todas as ações promovidas pela Câmara. São encontros para o início de conversa e que, depois, dou continuidade ao trabalho comercial, para efetivar vendas”, avalia Marcelo. A atitude é bem-vista também por parte da CCBC: “o associado que é super participativo e aproveita as dicas e orientações que apresentamos, sai na frente e conta com mais oportunidades de fazer bons negócios, mesmo que seja em uma área totalmente diferente, como no caso do Marcelo, que migrou da tecnologia para exportações de frutas, após ouvir a CCBC falando disso em uma das reuniões”, conta Paulo.

O Canadá é considerado uma das melhores nações para se fazer negócio, principalmente devido ao bom histórico de pagamentos e aos baixos riscos financeiros, fato que também aumenta a concorrência entre os fornecedores e a disputa de mercado. Neste sentido, o Brasil se destaca pela qualidade e variedade das frutas que oferece.

Além do melão amarelo de Mossoró, produzido na fazenda Mata Fresca, a Marcelo Correa Consulting leva aos canadenses ao longo de todo o ano figo, atemoia, manga e caqui. Para os produtores é uma venda rentável – especialmente em tempos de dólar alto – e que ajuda a manter empregos e geração de renda.

Sobre a CCBC: Fundada em 1973, a Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) é uma organização que reúne empresas brasileiras e canadenses operando nos principais segmentos econômicos e tem por objetivo estimular, apoiar e expandir as relações de comércio e investimentos entre o setor privado no Brasil e no Canadá, além de promover o intercâmbio cultural e tecnológico entre os dois países. A CCBC trabalha com foco na construção de uma ampla rede de relacionamentos, na disseminação de informações relativas ao ambiente comercial de ambos os países e na identificação de oportunidades, tendências e parceiros de qualidade que possam contribuir para o desenvolvimento dos negócios de seus associados no Brasil e no Canadá.

Photo by Mehrad Vosoughi on Unsplash