Película que evita colisões de aves em vidros chega ao mercado brasileiro

Aproveite o irresistível mundo das compras na Flórida
29 de julho de 2022
Artista une Poesia à tradição Quilombola
1 de agosto de 2022

Eastman lança a Saflex FlySafe 3D, que torna fachadas de vidro seguras para pássaros sem comprometer a vista dos prédios

No mundo todo, bilhões de aves morrem ao colidir com janelas de vidro e fachadas de edifícios, tanto que muitas cidades e países agora exigem envidraçamento seguro para pássaros em novas construções. Em resposta a esse problema, a Eastman, empresa global do setor químico, em parceria com a SEEN AG, lançou uma nova película de polivinil butiral (PVB) para vidro laminado: a Saflex FlySafe 3D, uma solução altamente eficaz para evitar colisões de aves, sem comprometer a vista ou a beleza das fachadas de vidro.

Ao contrário de outras abordagens que usam decalques, gravuras ou serigrafia na superfície do vidro para proteger os pássaros, a Saflex FlySafe 3D traz insertos tridimensionais e reflexivos entre duas camadas de vidro. Eles captam a luz em diferentes ângulos, produzindo um brilho sutil capaz de dissuadir as aves de colidir com o vidro — algo que pontos e listras bidimensionais não fazem.

Dada a natureza 3D dos insertos, a película pode ser aplicada em uma cobertura menor. O padrão discreto deles cobre menos de 1% da área do vidro. Outras soluções consideradas eficazes têm pelo menos cinco vezes a cobertura e podem ser superiores a 25%. A solução é duradoura na proteção das aves, uma vez que os insertos são colocados em camadas entre as peças de vidro.

“Com a prevalência do vidro na arquitetura moderna, colisões de aves são um problema global”, analisa Heather Singler, diretora comercial de negócios globais de arquitetura da Eastman. “Com muita frequência, as aves não conseguem ver o vidro ou são confundidas pelos reflexos, o que leva a colisões, que na verdade são evitáveis. A Saflex FlySafe 3D provou ser altamente eficaz como um dissuasor de colisão de pássaros”.

   

Os laboratórios de colisão em Hohenau-Ringelsdorf, na Áustria, testaram e avaliaram a tecnologia refletiva 3D usada na película. Tanto em testes de transmissão, quanto de reflexão, ela é reconhecida como altamente eficaz, durável e com melhor estética pelo setor e por ornitólogos (estudiosos de aves). Além disso, a Saflex FlySafe 3D ajuda construtores e proprietários de edifícios a atender aos regulamentos e certificações emergentes para proteção de aves, incluindo a obtenção de créditos piloto do LEED SSpc55 em relação à dissuasão de colisão dos animais. Isso porque ela teve um Fator de Ameaça abaixo de 10 concedido pela American Bird Conservancy.

A cobertura mínima dos insertos torna as películas Saflex FlySafe 3D ideais para uma variedade de aplicações, incluindo átrios, guarda-corpos, revestimentos, divisórias, portas externas, fachadas, pontes de ligação, pódios de vidro, clarabóias e janelas. Além de evitar colisões de aves, a FlySafe 3D pode ser combinada com revestimentos selecionados e outros produtos Saflex para aprimorar ainda mais o vidro, proporcionando maior segurança, estabilidade, controle acústico, controle solar e proteção contra raios UV prejudiciais.

“Mesmo que seu município não exija edifícios seguros para aves, essa é a coisa certa a se fazer”, recomenda Singler. “Nossos especialistas podem ajudar você a especificar o tipo certo de película — ou a combinação de películas — para atender às suas metas estruturais, estéticas e de segurança, protegendo inúmeras aves sem comprometer a eficiência e a cobertura da superfície”.

Para saber mais sobre os benefícios das películas Saflex FlySafe 3D e como elas tornam a construção de vidro mais segura para os pássaros, visite saflex.com/flysafe.

Para mais informações, visite www.eastman.com.