Pausa na rotina

Como economizar dinheiro para viajar? Confira 10 Dicas Incríveis
10 de julho de 2019
Lindt lança novo sabor de chocolate quente para preparar em casa
11 de julho de 2019

Praticidade e aconchego são as palavras-chave nesse apartamento de 66 m², assinado por Lisa Zimmerlin e Carolina Danylczuk, da UNIC Arquitetura

O começo de um casamento é marcado por adaptações e descobertas que, aliados a uma rotina intensa de trabalho, precisa de um lar aconchegante que funcione como um respiro após um dia agitado. Esse foi o pedido de dois jovens recém-casados, ele médico e ela engenheira química, às arquitetas Carolina Danylczuk e Lisa Zimmerlin, da UNIC Arquitetura. As profissionais transformaram um apartamento de 66 m², localizado em Curitiba, em um ambiente que prioriza o conforto e a elegância, sem deixar de lado a praticidade.

Uma saída para aumentar o espaço de circulação foi derrubar a parede entre a cozinha e a sala de estar, inserindo um armário funcional para ambos os ambientes: de um lado, um local para armazenar utensílios altos, como vassouras e tábua de passar; de outro, um painel para a televisão da sala.

Ainda pensando em formas de otimizar a área do apartamento, as arquitetas integraram a cozinha à lavanderia, unificando o espaço ao utilizar um tampo único de Silestone branco. No ambiente, o porcelanato cinza foi o revestimento escolhido para, juntamente com o de tijolinho branco na área molhada, remeter a um estilo mais industrial. O toque final fica por conta da parede de lousa preta, que auxilia na praticidade do dia-a-dia e traz um charme ao apartamento.

Na suíte, de 10 m², a forma encontrada para aliar o conforto da televisão no quarto com a necessidade de armários foi mesclar as duas demandas em apenas um móvel, que trouxe ainda mais funcionalidade ao ambiente. O uso de painéis de espelho acima da cabeceira proporciona mais amplitude e sensação de bem-estar aos moradores. O recurso também foi utilizado na sala de jantar e no escritório.

Para garantir o tom aconchegante ao projeto, as arquitetas utilizaram detalhes em madeira, além de pendentes e iluminações indiretas de mobiliário. O paisagismo, da Ornament, e as obras de arte, da Urban Arts Curitiba, complementam o décor do apartamento.

Crédito fotos: Eduardo Macarios