Patrícia Hagobian homenageia centenário da Bauhaus na CASACOR 2019

Um milhão de cristais Swarovski trazem deslumbre rockstar para o filme Rocketman
3 de junho de 2019
Escola de Dança Teatro Guaíra apresenta Mostra EDTG – Poesia do Gesto
3 de junho de 2019

Linie Lounge by Patrícia Hagobian

No ano em que se comemora o centenário da Bauhaus, a designer de interiores Patrícia Hagobian assina o Linie Lounge, espaço que homenageia essa grande escola que modificou a forma de enxergar a arte, arquitetura e a própria maneira de pensar na 33ª Edição da CASACOR São Paulo – reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas – que acontece no Jockey Clube de São Paulo, de 21 de maio a 28 de julho de 2019.

“Poucos sabem, mas haviam festas cotidianas na escola Bauhaus que tinham a intenção de fortalecer e aproximar os laços entre os artistas e a comunidade local. É nessa tentativa de resgatar o bem-estar, da interação, de reunir amigos, arte, gastronomia, tecnologia com a funcionalidade e referências que perduram até os dias de hoje, que buscou-se o partido deste projeto”, conta a designer.

Numa viagem refinada através do tempo surge o Linie Lounge. Olhando para o futuro e consagrando o passado, a busca é por uma sociedade cada vez mais conectada, onde a casa é espaço de acolhimento e de se cercar de pessoas que se amam.

Na constante busca pela captura da essência da vida contemporânea, o projeto se apropria de uma jornada estilística em sintonia total com a evolução do estilo de vida urbano e cosmopolita, caracterizado pela expressão de elegância, marca constante nos projetos de Patrícia Hagobian.

Referenciando à Bauhaus, a busca por formas e linhas simplificadas e pela geometrização definidas pela função, a designer abusou de retas superpostas em layers em seu projeto, criando momentos carregados de aconchego. Os volumes retos de parede e do teto dividem e enfatizam os diferentes espaços, trazendo muita elegância de forma sútil. Esses volumes seguem um rigor geométrico e, através de linhas visuais verticais e horizontais, emolduram todos os espaços, criando uma arquitetura dinâmica, aberta e bastante funcional.

Com 65 m², o espaço foi dividido em três ambientes: living, fumoir e cozinha funcional.

  1. LIVING: Para a elaboração do living, o uso de materiais vanguardistas e a extrema atenção aos detalhes se fez necessária. Logo na entrada um pórtico revestido em porcelanato em tons de mármore Carrara anuncia as boas vindas e cria um contraste com o piso em porcelanato Monumental Armani da Cerâmica Portinari, fornecido pela Staccato Revestimentos. Volumes tridimensionais em tons de nogueira criam um cenário projetual de caráter forte, executados pela marcenaria MPA Rocha. O ponto de destaque é o sofá modular Milos da Dunelli que possui pés em metal, base em couro, combinação essa muito utilizada pelos conceitos dos designers da Bauhaus. Mobiliário assinado pelos designers Diogo Giácomo Tomazzi, Mauricio Bonfim, Pedro Mendes e Bruno Faucz completam a seleção da designer com mobiliário exclusivo da Dunelli. O living abriga obras de arte do renomado artista Hércules Barsotti, da Galeria Almeida e Dale, e conta também com obras especialmente desenvolvidas para a mostra do artista plástico Solferini em tons de lavanda e púrpura extraídas da obra de Kandinsky – percursor e professor da Bauhaus, e também do designer gráfico Márcio Pontes, que baseou sua criação nas obras de Le Corbusier, tomando como base a perspectiva entre os espaços, transparência, e organização espacial. O tapete, da by Kamy, faz o casamento perfeito do espaço e cria uma paleta em tons de terra – um esquema que desenha uma paleta em tons rosados, lavandas e bronzeados. Essas cores transmitem uma sensação de acolhimento e de relaxamento. Iluminação cênica e pontual com tecnologia Led é da Brilia. A automação, sonorização e dimerização ficam por conta da Maison de la Musique.

  1. FUMOIR: O Fumoir está visualmente e fisicamente conectado em sinergia com o Living. Tendo como ponto focal, um grande recorte na parede revestido em Dekton Natura da Cosentino e executado pela Montblanc Mármores, o espaço permite várias combinações de uso destinados à conversação, leitura e entretenimento, que possibilita uma conversa tête-à-tête. Uma composição de gravuras do artista Kiolo ganha destaque sob o nicho. O mobiliário exclusivo da Dunelli cria atemporalidade ao espaço e possui traços vintage. Desenhados pela designer Patricia Hagobian, estantes em aço carbono foram especialmente desenvolvidas pela Dunelli. As paredes são revestidas em papel de parede da Muse, conferindo conforto e um toque aveludado. O teto ganha ripas de madeira em tons de nogueira que traçam um eixo visual que leva e condiciona o olhar do visitante para a área da cozinha.

  1. COZINHA FUNCIONAL: Frase conhecida da Bauhaus – Less is more, ou seja, Menos é mais, Ludwig Mies van der Rohe foi o conceito básico adotado para a concepção do projeto. Partindo do mesmo recorte do Fumoir, um nicho revestido em Dekton natura, da Cosentino, ganha ares de galeria e estabelece um diálogo visual com o restante do projeto. Em perfeita sintonia, tons de nogueira em toda a cozinha executada pela Florense Shopping D&D criam um ambiente funcional onde a praticidade é fundamental. A simetria foi fundamental para equilibrar o espaço e valorizar os volumes e contrastes. Ainda fazendo uma alusão à Bauhaus, a mistura dos materiais madeira, aço e vidro dão a fusão perfeita que parece ter sobrevivido ao tempo e ganha nova interpretação sob o olhar da designer. Estrategicamente projetado, uma cristaleira da Florense alonga o ambiente e integra todo o Linie lounge e recebe louça da Camicado. Eletrodomésticos da LG e cuba e metais da Deca. Uma horta orgânica ganha vida e remete a espaços industriais conferindo um charme todo especial ao ambiente. E, se a cozinha sempre é o coração de uma casa, esse é o espaço perfeit o para receber amigos, tomar um chá da tarde ou avançar a noite com altos papos. Um espetáculo à parte fica por conta do mobiliário da Dunelli, com assinatura dos designers Larissa Diegoli, Mauricio Bonfim e Tadeu Paisan.

FORNECEDOR PRODUTO CONTATO
By Kamy Tapetes www.bykamy.com.br/
Camicado Louças e objetos de decoração da cozinha www.camicado.com.br
Cerâmica Portinari Porcelanato www.ceramicaportinari.com.br
Cosentino Dekton www.cosentino.com/pt-br
Deca Louças e metais www.deca.com.br/
Dunelli Mobiliário www.dunelli.com.br
Florense Shopping D&D Móveis Planejados www.florense.com.br
GALERIA ALMEIDA E DALE Obras de arte www.almeidaedale.com.br/
Kiolo Produção fotográfica kiolophoto.com.br/
LG Eletrodomésticos www.lg.com/br/eletrodomesticos
MAISON DE LA MUSIQUE automação, sonorização e dimerização www.maisondelamusique.com.br
MONTBLANC Mármores montblancmarmores.com.br
SOLFERINI Obras de arte www.instagram.com/solferini/?hl=pt-br

Sobre a Designer

Patricia Hagobian é formada em design de interiores pela Escola Panamericana de Arte e Design e pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Participa ativamente de uma das maiores mostras de decoração da América Latina a CASA COR São Paulo. Além de comandar há oito anos o escritório que leva seu nome.

Patrícia Hagobian
www.patriciahagobian.com
Alameda dos Jurupis, 452 |154B | Moema |São Paulo
Tel.: (11) 94005-8405
Instagram.:@patriciahagobian.arqdesign
Facebook.:Patricia Hagobian Arquitetura & Interiores

Serviço

Data: 28 de maio a 04 de agosto de 2019

Horário de funcionamento: Terça a sábado e feriados, das 12h às 21h

Domingo, das 12h às 20h

Endereço: Jockey Club de São Paulo

Av. Lineu de Paula Machado, 1075 – Butantã/SP