Páscoa: conheça os tipos de chocolate mais recomendados para consumo

Riachuelo lança coleção inédita do Charlie Brown Jr. para comemorar 30 anos da banda
12 de abril de 2022
Torneira Hydralar Gourmet traz cor e praticidade para a cozinha
12 de abril de 2022

Produto do tipo amargo, com 70% de cacau, é uma das indicações da especialista em Nutrição da Unopar

Com a aproximação do feriado de Páscoa, há um estímulo no consumo de chocolate que, se em excesso e prolongado, pode ocasionar uma série de problemas de saúde. Conhecer os diversos tipos de sabores e controlar a quantidade ingerida asseguram mais equilíbrio na alimentação, até mesmo com promoção do bem-estar, já que o chocolate também tem benefícios à saúde.

A professora do curso de Nutrição da Unopar, Carla Jadão, aponta que é importante conhecer todas as opções de ovos saudáveis para não errar na escolha. “Quando pensamos em chocolate com baixo teor de açúcar logo vem na mente os produtos light, esse tipo de produto contém na sua composição no mínimo 25% de determinado ingrediente. Outra versão é o diet que não possui nenhuma grama de açúcar, porém não necessariamente ele é menos calórico. Quando é retirado o açúcar do alimento, para manter o sabor aumenta-se a quantidade de gordura. Portando, os produtos diet deve ser consumidos apenas pelos diabéticos”, enfatiza.

Quanto e qual chocolate devo consumir?

Alguns tipos são mais recomendados para determinadas faixas etárias.“Os adultos com idade mais avançada e idosos, devem optar pela versão amarga, pois ele possui flavonoides de cacau, que são bioativos derivados de plantas da semente da planta, que atuam diretamente na redução da pressão arterial e no bombeamento do sangue para o cérebro, melhorando o sistema cognitivo do ser humano. Não é por ser benéfico que pode exagerar, o ideal é ingerir 30 gramas”, explica.

No caso das crianças, a especialista afirma que não é recomendado que menores de três anos consumam chocolate. “O consumo diário nessa idade não pode ultrapassar a quantidade de um tablete pequeno. Faça substituições como trocar o ovo por um brinquedo novo, um livro, um passeio num parque que a criança sempre quis ir etc. Essas são algumas ideias para os pais substituir o desejo pela guloseima”, ressalta.

Carla também indica a ingestão do produto amargo com 70% de cacau, mas para aqueles que estão acostumados com a versão ao leite, tipos que possuem 50% da fruta na composição é uma ótima saída. “Tenha cautela na quantidade, fique atento a composição nutricional e nunca exagera na quantidade ingerida. Essas dicas são essenciais para quem deseja ter um momento prazeroso e saudável”, finaliza.

Sobre a Unopar

Fundada em 1972 e credenciada como universidade em 1997, a Unopar é referência em inovação e é reconhecida pela vanguarda acadêmica em seus cursos de graduação, extensão e pós-graduação lato e stricto sensu.

Presente em Londrina, Arapongas, Bandeirantes, Cascavel e Ponta Grossa, além de atuar com polos de educação a distância distribuídos por todos os estados brasileiros, a Unopar presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde, Escritórios e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Unopar oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Em 2011, a Unopar passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse o link.

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 936 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em mais 1.900 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.259 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos.Para mais informações, acesse o site