Parcerias estratégicas, M&A e criptomoedas são o futuro do mercado de pagamentos internacionais

Cinco exercícios físicos recomendados para idosos
3 de maio de 2022
Campanha “Echágerado” presenteia as mães com desconto e ecobags exclusivas
3 de maio de 2022

Realizado em São Paulo, o CrossTech Latam 2022 reuniu especialistas, bancos, fintechs, remessadoras e empresas de câmbio do Brasil e outros países para discutir desafios e tendências para o setor de cross border payments

A pandemia de Covid-19 impactou todos os segmentos da humanidade e acelerou diversas tendências no mundo, previstas para se firmarem com mais intensidade no futuro, como o home office, o e-commerce e o metaverso. Na esteira das transformações digitais, o mercado de cross border payments, ou pagamentos transfronteiriços em português, tem apresentado mudanças significativas diante de inovações e de um novo perfil de consumidor que tem trocado o dinheiro físico pelo digital.

Esse foi um dos principais tópicos discutidos durante o CrossTech Latam 2022, evento internacional realizado nesta semana em São Paulo, no Tivoli Mofarrej Hotel, que reuniu especialistas, bancos, fintechs, remessadoras e empresas de câmbio do Brasil e outros países.

No painel sobre as estratégias de crescimento que transformaram a indústria, as análises destacaram três tendências para o futuro dos negócios que atuam no setor de pagamentos transfronteiriços: as parcerias estratégicas, o processo de M&A (sigla para Mergers and Acquisitions, que significa fusões e aquisições) e a adequação às criptomoedas.

Parcerias estratégicas

Para Janaina Assis, sócio-fundadora e CEO da B2Gether, empresa especializada em operações de câmbio, as parcerias estratégicas são um fenômeno antigo no universo empresarial, mas que tem ganhado cada vez mais corpo e se mostrado uma grande tendência no futuro para as empresas que atuam no mercado de pagamentos transfronteiriços.

“Para o futuro, eu aposto nas parcerias estratégicas. Isso porque a gente, enquanto empresa, até consegue ser bom em diferentes serviços e produtos. Mas o perfil do consumidor mudou. Ele não quer mais o que é bom, ele quer o que é excelente. Como não é possível ser excelente em tudo, as parcerias estratégicas são importantes para garantir a excelência no atendimento ao consumidor final”, comenta Janaina, que tem mais de 15 anos de experiência no mercado de câmbio e transações internacionais.

M&A (fusões e aquisições)

Como o mercado é dinâmico, não é só no campo das parcerias que as empresas financeiras habitam. O movimento de fusões e aquisições no mercado brasileiro tem ganhado cada vez mais força e foi citado com destaque no evento. Segundo dados do relatório anual do Transactional Track Record (TTR), divulgado pelo portal Valor Investe, a quantidade de fusões e aquisições no Brasil cresceu 51% em 2021.

Com base nessa informação, Caio Betrones, formado em administração de empresas e fundador da Mobile2you Tecnologia, acredita que as fusões e aquisições vão continuar crescendo por muito tempo. “Esse movimento só está começando e o peixe maior estará sempre ali para absorver. O que parecia ser gigantesco vai fazer parte de um ecossistema ainda maior. Grandes empresas vão começar a absorver empresas médias e a formar cada vez mais comunidades dentro da mesma indústria”, pontua.

Tecnologia e criptomoedas

O mercado financeiro recebeu uma notícia que causou muito debate no CrossTech Latam 2022 e em outras esferas. O Senado Federal aprovou o Projeto de Lei 3.825/2019, que regulamenta as operações com criptomoedas no Brasil, com o objetivo de combater crimes com criptoativos e desenvolver mecanismos para proteger os investidores.

Tendo a informação como mote, Ana Kanamaru, advogada e com atuação em compliance no setor financeiro, acredita que as tecnologias e as inovações são o grande motor do crescimento da indústria de cross border payments. “Imagina o tanto de M&A que vai acontecer envolvendo cripto a partir de agora. Vão surgir novas empresas, com novas soluções tecnológicas, novos entrantes no mercado que vão incomodar”, afirma.

Um exemplo utilizado foi o Pix, sistema brasileiro de pagamento instantâneo. A partir dessa nova tecnologia, muitas empresas surgiram com diversos serviços, o que deve ocorrer com o caso das criptomoedas e impactar ainda mais os pagamentos internacionais.

O painel sobre estratégias que transformaram a indústria teve a moderação de Ricardo Barbosa, profissional e empresário com atuação no mercado financeiro.

CrossTech Latam 2022

O CrossTech Latam é um dos maiores eventos de cross border payments do mundo, reunindo bancos, fintechs, remessadoras e empresas de câmbio para analisar e discutir diferentes temas em torno dos pagamentos transfronteiriços.

Este ano, a conferência contou com painéis que abordaram os mais diversos assuntos, como transformação digital, regulação das fintechs, as vantagens competitivas do Pix, open banking, criptomoedas e ativos digitais, além de outros.

Entre os nomes que marcaram presença no congresso estão Kelly Massaro, presidente executiva da Associação Brasileira de Câmbio (ABRACAM), Geraldo Magela, ex-secretário executivo do Banco Central do Brasil, e Hugo Cuevas-Mohr, CEO da CrossTech.

Photo by Jievani Weerasinghe on Unsplash