Parceria entre farmacêuticas aumenta alcance de exame para pacientes com câncer de pulmão

Dez vinhos para provar durante as vindimas do Alentejo
4 de setembro de 2018
Feriado com almoço no Velho Oriente
4 de setembro de 2018

MSD e Boehringer Ingelheim se unem para disseminar testes que ajudam a detectar melhor tratamento para o paciente. Resultados saem em 6 dias úteis.

Pacientes com diagnóstico de câncer de pulmão acabam de ganhar mais um aliado para lutar contra a doença: o Programa PD-Point 2.0. Lançado pela farmacêutica MSD, o projeto oferece, gratuitamente, exames para identificar rapidamente a presença dos biomarcadores PD-L1 e de mutações dos genes EGRF e ALK, utilizados para determinar qual o melhor tratamento para cada paciente. O programa garante a emissão dos resultados em apenas seis dias úteis – o que antes só era possível em 12 dias –, acelerando assim, o diagnóstico preciso do câncer de pulmão. Para que o exame possa ser acessível para um maior número de pessoas, MSD e Boehringer Ingelheim firmaram parceria que visa unir esforços para aumentar a capilaridade do exame entre os médicos.

“Atualmente, não há como falar sobre tratamento de câncer de pulmão sem esses exames. Eles são imprescindíveis e determinantes para que o médico possa oferecer a melhor opção terapêutica para seus pacientes”, enfatiza o Dr. William William, diretor médico de Oncologia e Hematologia do Hospital BP Mirante, a Beneficência Portuguesa de São Paulo.

A Dra. Marcia Datz Abadi, Diretora médica de Oncologia da MSD Brasil, destaca a importância de unir forças para multiplicar o alcance do Programa PD-Point 2.0. “A Boehringer Ingelheim é reconhecida no mercado pelo seu trabalho no combate ao câncer de pulmão, nos pareceu natural procurar um parceiro gabaritado para ajudar a levar aos médicos informações sobre como o programa pode ajudar os pacientes. Nosso objetivo é ampliar o acesso”, explica.

A força de vendas da Boehringer Ingelheim, que diariamente visita consultórios em todo o país, a partir de agora também vai levar as informações do programa aos especialistas. “É muito importante facilitar o acesso a esses exames, para que o tratamento adequado a cada paciente seja instituído rapidamente pelos seus médicos”, detalha a Dra. Thaís Melo, diretora médica da Boehringer Ingelheim do Brasil.

O que são biomarcadores?

Biomarcadores são moléculas encontradas no sangue e outros fluidos ou tecidos corporais, como urina e plasma, que podem ser utilizados para identificar uma condição biológica ou uma doença. Quando determinado tipo de alteração é identificada no organismo do paciente, serve como referência para o médico determinar a estratégia do tratamento.

Quando estas informações são utilizadas na personalização do tratamento, aumentam as chances de o paciente obter resultados positivos. Além disso, possibilita que os recursos da saúde, pública e privada, sejam alocados de forma mais sustentável, uma vez que identifica com precisão se o paciente está apto a receber ou não determinados tipos de medicamentos.

Como funciona o teste?

O procedimento é simples. Para não causar desconforto para o paciente, todas as análises são realizadas a partir de apenas uma amostra do material. Basta um médico, oncologista ou patologista, acessar o site www.pdpoint.com.br e solicitar a coleta da amostra. O processo é feito online e todas as etapas podem ser acompanhadas pelo solicitante, desde a retirada do material até o recebimento dos resultados.

Vale ressaltar que os testes são subsidiados pelas farmacêuticas, portanto o custo para pacientes, governo e administradoras de saúde é zero.

Sobre o câncer de pulmão

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) e o Ministério da Saúde (MS) estimam a ocorrência de cerca de 600 mil casos novos de câncer no Brasil em 2018. Destes, mais de 31.200 casos serão de câncer de pulmão, considerado um dos tumores malignos mais comuns do mundo[1].

O câncer de pulmão é o terceiro mais comum no mundo, depois do câncer de mama e do câncer de próstata. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde, mais de um milhão e meio de casos novos são diagnosticados anualmente em todo o planeta. Além de ser muito frequente, o câncer de pulmão representa a principal causa de morte por câncer em todo o mundo, causando cerca de 1.400.000 mortes todos os anos. O câncer de pulmão é diagnosticado depois dos cinquenta anos de idade em 90% dos casos, sendo as faixas etárias de 60 a 70 anos as mais frequentemente comprometidas[2].

Sobre a MSD

Há mais de um século, a MSD, uma das líderes globais do ramo biofarmacêutico, cria invenções para a vida, trazendo ao mercado medicamentos inovadores para combater as doenças mais desafiadoras. MSD é o nome pelo qual é conhecida a Merck & Co. Inc. fora dos Estados Unidos e Canadá e que está sediada em Kenilworth (New Jersey, EUA). Por meio dos nossos medicamentos de prescrição, vacinas, terapias biológicas e produtos de saúde animal, trabalhamos com clientes em mais de 140 países para oferecer soluções de saúde inovadoras. Também demonstramos nosso compromisso de melhorar o acesso aos cuidados de saúde por meio de políticas, programas e parcerias de longo alcance. Hoje em dia, a MSD continua na linha de frente da área de pesquisa para avançar na prevenção e no tratamento de doenças que ameaçam pessoas e comunidades ao redor do mundo – inclusive o câncer, doenças cardiometabólicas, doenças emergentes de animais, Alzheimer e doenças infecciosas como HIV e Ebola. Para mais informações, acesse www.msd.com e nos siga no Twitter.

Sobre a MSD no Brasil

Presente no Brasil desde 1952, a MSD conta com mais de 1,5 mil funcionários no país, nas divisões de saúde humana, saúde animal e pesquisa clínica. Para mais informações, acesse www.msdonline.com.br.

Sobre a Boehringer Ingelheim

A Boehringer Ingelheim é uma das 20 principais farmacêuticas do mundo e possui cerca de 50.000 funcionários globalmente. Atua há mais de 130 anos para trazer soluções inovadoras em suas três áreas de negócios: saúde humana, saúde animal e fabricação de biofármacos. Em 2017, obteve vendas líquidas de cerca de € 18,1 bilhões e os investimentos em pesquisa e desenvolvimento corresponderam a 17% do faturamento líquido (mais de € 3 bilhões). No Brasil há mais de 60 anos, a Boehringer Ingelheim possui escritórios em São Paulo e Campinas, e fábricas em Itapecerica da Serra e Paulínia. A empresa recebeu, em 2018, pelo segundo ano consecutivo, a certificação Top Employers, que a elege como uma das melhores empregadoras do mundo por seu diferencial nas iniciativas de recursos humanos. Para mais informações, visite www.boehringer-ingelheim.com.br e www.facebook.com/BoehringerIngelheimBrasil.

[1] INCA-Instituto Nacional de Câncer do Brasil. Acessado em 11/04/2018. Disponível em http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/agencianoticias/site/home/noticias/2018/inca-estima-cerca-600-mil-casos-novos-cancer-para-2018

[2] INCA-Instituto Nacional de Câncer do Brasil. Acessado em 29/08/2016. Disponível em http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/pulmao/definicao+

Istock