Parceria de design apresenta o X-Swift, calçado estilo athleisure com materiais inovadores e moderna tecnologia de automação

Lançamento Rimowa
30 de maio de 2019
Cinco dicas para impulsionar a carreira profissional
30 de maio de 2019

O calçado athleisure, estilo conveniente para esporte e trabalho, X-Swift foi concebido em colaboração entre o famoso designer de calçados Gu Guoyi e o Creation Center da BASF

Um exclusivo calçado athleisure, tendência da moda que combina visual esportivo e versátil para diversos ambientes, reúne cinco materiais inovadores da BASF e a mais moderna tecnologia de automação de calçados, será apresentado na Chinaplas, feira de plásticos global realizada entre 21 e 24 de maio na China. O X-Swift foi concebido em colaboração com o famoso designer de calçados Gu Guoyi e o Creation Center da BASF – o ponto de contato da BASF dedicado a engajar e inspirar designers, preenchendo a lacuna entre as ideias conceituais dos criadores e as possibilidades técnicas oferecidas pela BASF. O desenvolvimento foi feito em cooperação pelas empresas Longterm Concept e Gu Guoyi. O design é multifuncional, permitindo que as pessoas usem o mesmo sapato para trabalhar e para se exercitar.

“O X-Swift combina estilo e funcionalidade, o que atende perfeitamente aos consumidores que buscam calçados de alta performance e versáteis o bastante para combinar com seus estilos de vida modernos”, considera Gu Guoyi, fundador da a banana.design. Sua experiência profissional inclui o design de calçados para marcas conhecidas, como a Reebok e Nike.

A Longterm Concept, uma empresa taiwanesa líder na fabricação de calçados e especializada em processos de produção automatizados e inteligentes, usou tecnologia de ponta para integrar diversos processos de automação e reunir cinco diferentes materiais avançados e de baixo custo da BASF. O processo também permite menor tempo de produção em comparação às técnicas convencionais de confecção de calçados.

“A demanda por novos designs de calçados cresce rapidamente. Nosso processo muda basicamente a forma como os calçados são feitos e abre novas possibilidades, tanto para o que podemos criar, quanto para a velocidade com que criamos. O nome X-Swift (swift quer dizer rápido), reflete perfeitamente a velocidade da produção e como ela espelha nosso estilo de vida acelerado”, diz Darren Shih, diretor de Inovação da Longterm Concept.

Cada solução de material avançado e de alta performance da BASF no calçado athleisure se complementa, de maneira própria. O resultado é um calçado com melhor estabilidade e apoio para os pés:

  • O solado externo, feito de Poliuretano Termoplástico (TPU) Elastollan® incorpora um padrão de pisada de alta aderência para melhorar a tração e oferecer maior contato de superfície.
  • A entressola do X-Swift apresenta o poliuretano Elastopan®de alta resistência para excelente amortecimento e durabilidade, superiores aos das entressolas convencionais.
  • A entressola é complementada por um solado único e permeável, feito com Elastopan®, projetado para funcionar com a palmilha de alta performance.
  • O X-Swift também traz um material inovador, de duas peças, para a construção da parte superior, que é uma combinação do couro sintético sustentável Haptex® e fibra feita com TPU Freeflex™. Os materiais se ajustam ao pé usando o mínimo de linhas e pontos de costura para oferecer mais conforto e o máximo de desempenho.

“O mercado de calçados é rápido e dinâmico. Assim, todos os dias nos desafiamos a explorar as fronteiras de nossos materiais. Para esta criação conjunta combinamos as qualidades de nossos modernos materiais de calçados e fizemos protótipos com o potencial ilimitado das novas tecnologias de fabricação”, explica Manfred Pawlowski, vice-presidente do segmento de Bens de Consumo de Materiais de Performance da BASF. “Com um estilo simples e atemporal, muito conforto e performance na sola, o X-Swift é o queridinho de todos os fãs do estilo athleisure e um divisor de águas, empoderando o futuro dos calçados”, considera.

O X-Swift está sendo exibido no estande da BASF durante a CHINAPLAS 2019 e é parte da série de palestras tecnológicas organizadas no estande.

Para mais informações sobre a BASF na CHINAPLAS 2019, acesse https://chinaplas-basf.com.

Sobre a Longterm Concept

A Longterm Concept está no ramo de calçados desde 1982. Depois de passar por muitas ondas de mudanças, definimos nossa verdadeira direção como uma empresa de tecnologia de calçados com a economia circular, por meio da produção automatizada inteligente e ciência dos materiais. A empresa tem o compromisso de orientar a fabricação de calçados para a Indústria 4.0, visando um futuro melhor.

Sobre a a banana.design

A a banana.design é uma marca de criação de calçados voltada exclusivamente ao design e desenvolvimento. A marca especializada foi criada em 2018 por um designer de calçado que trabalha na área desde 2002. O objetivo é criar uma diversidade de calçados que oriente o mercado para marcas, startups e fãs de calçados. Trabalhando em sinergia, a a banana.design personaliza todo produto de calçado, atendendo aos mais elevados padrões e às expectativas do mercado. Na a banana.design o design vai além do processo e da arte de planejamento e desenho detalhados de um produto. O design é uma solução para a criação do produto. Veja nossos designs e produtos em https://abanana.design.

Sobre a BASF

Na BASF, nós transformamos a química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico, proteção ambiental e responsabilidade social. O Grupo BASF conta com aproximadamente 122.000 colaboradores que trabalham para contribuir com o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e países do mundo. Nosso portfólio é organizado em seis segmentos: Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição e Care e Soluções para Agricultura. A BASF gerou vendas de cerca de € 63 bilhões em 2018. As ações da BASF são comercializadas no mercado de ações de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos EUA. Para mais informações, acesse: www.basf.com.br