Para estudantes em fase de Enem e vestibular, 2020 ainda não terminou

Tiffany&Co. coloca a venda diamante mais caro do mundo com 80 quilates
12 de janeiro de 2021
Especialista dá dicas sobre como multiplicar seu dinheiro em 2021
12 de janeiro de 2021

Com as provas do Enem e alguns vestibulares adiados por causa da pandemia, estudantes perdem férias de janeiro

Não bastasse a suspensão das aulas presenciais e o cenário de insegurança e prejuízos para milhares de estudantes, a pandemia produziu mais um efeito negativo para jovens que estão em fase de acesso a uma universidade. O calendário tradicional dos vestibulares e Enem que, normalmente, ocorria em novembro e início de dezembro, com a pandemia, acabou adiado para janeiro e fevereiro, obrigando os estudantes a suspenderem o período de férias e descanso neste início de 2021.

“Para quem ainda tem vestibulares e prova do Enem pela frente, 2020 ainda não acabou”, afirma Alceu Gnoatto, diretor do Curso Positivo. Estudantes em todo o Brasil começaram 2021 em ritmo acelerado de estudos. O Curso Positivo, em Curitiba, mantém uma programação de aulas diárias em janeiro. “Nosso cronograma de aulas fez uma pequena pausa para o Natal e Ano Novo, mas já retomamos as aulas on-line ao vivo no início deste mês”, explica Gnoatto.

O foco dos estudantes é o Enem, cujas provas acontecem nos próximos dias 17 e 24 de janeiro e no caso de muitos jovens há também a preocupação com o vestibular da Universidade Federal do Paraná, com a primeira fase prevista para 28 de fevereiro. Segundo o diretor, os professores do Curso estão focados em uma programação preparatória para o Exame Nacional. “Após as provas do Enem, o trabalho não termina, o foco passa a ser conteúdo visando outros concursos vestibulares, como o da UFPR”, destaca o diretor.

Em condições normais, este mês seria para os estudantes descansarem da maratona de estudos e provas em novembro e dezembro, o que não se realizou. “2020 foi um ano difícil para quem teve que manter o foco e a preparação para disputar uma vaga em uma universidade. Foi um ano em que muitos estudantes precisaram encontrar novas formas de se manterem motivados. Sabemos que não é fácil ter que esticar esse esforço todo por mais dois ou três meses. Por isso mesmo, estamos cuidando para que as aulas on-line não se tornem maçantes e oferecendo apoio e incentivo para nossos alunos, para que o cansaço não acabe falando mais alto”, completa.

Para a estudante Lara Pagnoncelli Tusek, de 17 anos, candidata a uma vaga de Engenharia Química, a sensação é de exaustão. A jovem acorda cedo todos os dias para assistir às aulas on-line e à tarde continua os estudos. A rotina se repete de segunda a sábado, com descanso apenas aos domingos. “Parei um pouco entre Natal e Ano Novo, mas agora já retomei os estudos. Tem dias que fico ansiosa e o cansaço mental é a pior parte”, afirma.

Nem mesmo a notícia de que passou em primeiro lugar na PUC-PR fez Lara interromper o ritmo intenso. “Ainda tenho Enem e vestibular da Federal pela frente. Não dá para descansar ou pensar em férias. Minha meta é obter uma boa nota no Enem ou conseguir uma vaga em uma universidade pública por meio do Sisu, então tenho que me manter focada”, conta a estudante.

Sobre o Curso Positivo

Fundado em 1972, o Curso Positivo nasceu de um sonho de um grupo de jovens professores, apaixonados pela profissão, que se uniram por um ideal: criar um curso pré-vestibular diferente, que acompanhasse os estudantes até os dias que antecediam o vestibular – algo pioneiro no Brasil, no início da década de 70. Desde então, o Curso Positivo se estabeleceu como uma instituição de destaque, registrando, historicamente, o maior índice de aprovação nos vestibulares mais concorridos das mais importantes faculdades e universidades do Paraná, bem como excelentes resultados nos exames das principais instituições de Ensino Superior do Brasil. O Curso Positivo conta com quatro sedes em Curitiba (PR), uma em Joinville (SC) e uma em Ponta Grossa (PR) e dispõe de uma equipe de professores com grande experiência, material didático de alta qualidade para a melhor preparação e um inovador sistema de aulas dinâmicas totalmente focado na aprovação dos vestibulandos. O Curso Positivo utiliza o Sistema Positivo de Ensino.