Para economizar brasileiros aumentam procura por estudo no exterior de forma remota

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As novas possibilidades do ensino, principalmente no formato online, vem instigando cada vez mais profissionais a buscarem cursos de graduação ou especialização no exterior de maneira remota. Alfredo Freitas, que tem 20 anos de experiência em educação e tecnologia e, dirige uma universidade americana, comenta como esse novo formato de ensino vem se convertendo em um “intercâmbio do futuro”

Ainda Os advogados brasileiros, Ney Campos e Franck Gilberto e a servidora pública, Arineia Macedo estudam há quase 2 anos de forma remota na universidade americana Ambra University. Eles explicam como o intercâmbio ‘online’ foi opção para vivenciar a experiência de obter o sonhado diploma americano sem sair do Brasil. A redução do custo está entre as principais razões da escolha pelos cursos remotos.

“Além da economia, uma outra vantagem é a questão da flexibilidade. Queria estudar em um mestrado que me proporcionasse a vivência do direito americano e cultura dos EUA só que de forma remota. Percebi que era totalmente possível se escolhesse corretamente a instituição. Após inúmeras pesquisas me matriculei e estou quase finalizando o mestrado em resolução de conflitos. Foi uma experiência excelente saber como é a vivência fora do Brasil”, explica o advogado Ney Campos.

Alta do dólar e euro, bem como restrições sanitárias da pandemia, fizeram com que muitos brasileiros mudassem os planos para fazer intercâmbio no exterior. Os EUA lideram entre os países mais procurados para formação complementar e obtenção de diploma estrangeiro. Por lá, as universidades ampliaram a oferta de cursos online e não retomaram totalmente o ensino presencial mesmo após o fim do isolamento da pandemia de Covid-19.

Para driblar o momento desfavorável, realizar o intercâmbio internacional e seguir adquirindo conhecimento e robustez no currículo, é cada vez maior o número de brasileiros que aposta no intercâmbio de estudos online. Dados recentes do INEP mostram que aumentou a adesão de matrículas no ensino superior remoto dentro e fora do país, principalmente em redes privadas.

Outro advogado brasileiro, Franck Gilberto, matriculou-se no mestrado em ‘Ciências Jurídicas, Concentração em Risco e Compliance’ da universidade americana — Ambra University. Ele ressalta que morando em Macapá, no município que reside, as opções de curso presencial eram poucas e o caminho ideal foi o ensino remoto.

“Aqui no Amapá não tem mestrado em Direito. A única oferta na linha ambiental era de 2012. De lá para cá não tivemos mais nenhum programa de pós-graduação Stricto sensu, na área jurídica. As linhas de pesquisas que são disponibilizadas aqui nos estados da Região Norte, como: Pará e Amazonas, que são próximos, não vinham ao encontro do meu anseio acadêmico. O caminho do estudo online foi o que me permitiu seguir estudando e obtendo conhecimento para aplicar na minha área de trabalho”, explica o mestrando.

A servidora pública brasileira Arineia Macedo, que reside em Manaus, explica que teve que romper primeiro o próprio preconceito com o ensino superior remoto, principalmente em instituições de ensino superior no exterior. Para ela, pesquisar a fundo a instituição antes da matrícula auxilia na escolha certa e no alcance do objetivo final, possibilitando um aprimoramento de conhecimento com qualidade.

“Quando encontrei a opção de mestrado online na universidade americana em Direito Internacional, pensei: será que é isso mesmo? Aí comecei uma profunda análise do currículo dos professores — que está disponível no site — também uma busca por informações sobre a obtenção do diploma americano. Vi que se tratava de instituição registrada no estado da Flórida e de parcerias com grandes organizações no Brasil, não tive dúvida. Agora, quase terminando o mestrado, percebi que a flexibilidade do estudo online e o custo benefício são excelentes”, explica.

Diploma Americano, Formação em Português

O diretor de Educação da Ambra University, Alfredo Freitas, afirma que há mais de 10 anos a instituição pensou na oferta de cursos em português para auxiliar na formação de brasileiros expatriados mundo a fora. Segundo ele, foi uma surpresa que os cursos passaram a ser atrativos para o público que está no Brasil e que não dispõe, muitas vezes, de tempo para fazer um intercâmbio presencial.

“Vimos o número de matrículas saltar durante a pandemia. Mesmo antes, já tínhamos um grande número de estudantes do Brasil, Canadá, países da Europa, África do Sul, entre outros. Sem dúvida, após mais de 10 anos vimos o ensino remoto auxiliar pessoas que vivem em regiões longínquas a seguir se capacitando e ganhando mais espaço em suas áreas de atuação. Esse é o grande objetivo nosso”, explica Freitas que é especialista em Educação e Tecnologia com 20 anos de experiência.

*Alfredo Freitas é pós-graduado em ‘Project Management’ pela Sheridan College no Canadá, graduado em Engenharia de Controle e Automação e Mestre em Ciências, Automação e Sistemas, pela Universidade de Brasília. O renomado profissional tem mais de 20 anos de experiência em Tecnologia e Educação. É atualmente Diretor de Educação e Tecnologia da Ambra University. A Universidade americana é credenciada e tem cursos reconhecidos pelo Florida Department of Education (Departamento de Educação da Flórida) sob o registro CIE-4001. Além disso, a universidade conta com histórico de revalidação de diplomas no Brasil.

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