Para além do mês de outubro: evento sobre prevenção, acolhimento e resgate aos direitos de pacientes com câncer

Sofás Natuzzi Editions aliam conforto e beleza transformam a sala em um ambiente acolhedor
26 de outubro de 2020
G-Shock anuncia nova linha “GA-900” com resistência absoluta para operar em ambientes extremos e design inovador inspirado em ferramentas industriais
26 de outubro de 2020

Super live, realizada pelo LIDE Mulher Paraná, debaterá sobre os direitos legais de pessoas com câncer que muitas vezes não são deferidos, a necessidade de um acolhimento com afetividade de pacientes e a conscientização permanente quanto ao tema

Prevenção ao câncer de mama é o tema do mês de outubro, mas o assunto vai além dos trinta e um dias. O exame de câncer de mama é essencial para prevenir a doença que acomete mulheres e até 1% dos homens do mundo inteiro. Quanto mais precoce o diagnóstico, maiores são as chances de cura. Para falar sobre prevenção, acolhimento e resgate aos direitos de pacientes com câncer de mama, o LIDE Mulher Paraná fará uma super live na próxima quinta-feira, 29, às 9h00. O evento tem como objetivo abordar como o câncer de mama impacta não só os pacientes, mas a sociedade como um todo. Para debater o assunto, a live conta com a presença de Dr Bruno Azevedo, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO); a ex-governadora e autora da lei que instituiu o dia da luta contra o câncer de mama no Paraná, Cida Borghetti; a advogada, Dra Mariana Domingues; a médica radiologista, Dra Maria Helena Louveira; e com mediação da membro do Comitê do LIDE Mulher Paraná, Evilym Machado.

Ao falar sobre câncer de mama é fundamental pensar em entender também os direitos de quem enfrenta essa batalha delicada. Muitas mulheres passam por preocupações que vão além da saúde, como a questão financeira e jurídica. Mulheres que estão nesta situação têm direitos especiais previstos na legislação que asseguram benefícios que colaboram no enfrentamento desta jornada. E quando a paciente não consegue reivindicar seus direitos ela pode recorrer formalmente aos órgãos de fiscalização e controle de cada serviço.

A falta de acesso ao sistema de saúde acarreta no impacto na vida de cerca de 50 a 70 mil pacientes que têm câncer e não sabem e quando vão buscar auxílio médico a doença está avançada. “Este cenário demonstra a importância de se falar sobre a conscientização e prevenção ao câncer de mama, a necessidade de saber lidar com a pessoa com câncer com afetividade e os direitos que ela possui” destaca a presente do LIDE no Paraná, Heloisa Garrett.

A live será aberta ao público, para assistir se inscreva no link: http://bit.ly/LMcombate