Outubro Rosa: saiba como prevenir e detectar o câncer de mama

“Rio de Janeiro como você nunca viu”: Riachuelo se junta a Betina de Luca e Leo Neves para lançar uma coleção exclusiva que celebra as diferentes culturas brasileiras
11 de outubro de 2023
18% do jovens estão sem emprego no Brasil
11 de outubro de 2023

Especialista do Hospital Pilar explica quais são os fatores de risco, os sintomas, os exames e os tratamentos para a doença

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, e também o que mais mata. Por isso, a campanha Outubro Rosa, que acontece todos os anos no mês de outubro, tem o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. A doença é causada pela multiplicação desordenada de células da mama, que formam um tumor maligno. Alguns fatores podem aumentar o risco de desenvolver o câncer de mama, como idade avançada, histórico familiar, obesidade, consumo de álcool e exposição à radiação. Porém, cerca de 30% dos casos podem ser evitados com hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, atividade física regular e amamentação.

Sintomas

O principal sintoma do câncer de mama é o aparecimento de um nódulo na mama ou na axila, que geralmente é duro, indolor e não se move. Outros sinais podem ser alterações na pele da mama, como vermelhidão, descamação ou aspecto de casca de laranja; retração ou saída de líquido do mamilo; e alteração no formato ou tamanho da mama.

Diagnóstico

Para detectar o câncer de mama, é fundamental que as mulheres conheçam suas mamas e façam o autoexame mensalmente, observando se há alguma alteração. Além disso, é recomendado que as mulheres entre 50 e 69 anos façam a mamografia a cada dois anos, ou conforme orientação médica. A mamografia é o exame capaz de detectar lesões suspeitas antes mesmo que sejam palpáveis.

“O diagnóstico precoce do câncer de mama aumenta as chances de cura e reduz a necessidade de tratamentos mais agressivos. Por isso, é importante que as mulheres façam os exames preventivos regularmente e procurem um médico se notarem alguma alteração nas mamas”, explica Rosângela Hidalgo, radiologista com atuação exclusiva na saúde da mulher, com foco nas patologias mamárias do CEDIP Medicina Diagnóstica e Hospital Pilar

A especialista destaca a importância da campanha Outubro Rosa para alertar as mulheres sobre os cuidados com as mamas. “O câncer de mama é uma doença grave, mas que pode ser tratada com sucesso se diagnosticada precocemente. A campanha Outubro Rosa é uma forma de chamar a atenção para essa questão e incentivar as mulheres a se cuidarem”, afirma.

Além do autoexame e da mamografia, existem outros exames que podem ajudar a detectar o câncer de mama, como a ultrassonografia, a ressonância magnética e a biópsia. Esses exames podem ser solicitados pelo médico em casos específicos, como quando há dúvidas na mamografia, quando há histórico familiar de câncer de mama ou quando há suspeita de um tumor maligno.

Tratamento

O tratamento do câncer de mama depende do tipo, do tamanho e da localização do tumor, bem como do estágio da doença e das características da paciente. As principais modalidades de tratamento são a cirurgia, a quimioterapia, a radioterapia, a hormonioterapia e a imunoterapia. O objetivo é remover o tumor, evitar que ele se espalhe pelo corpo e reduzir as chances de recidiva.

“O câncer de mama é uma doença que pode afetar a autoestima, a sexualidade e a qualidade de vida das mulheres. Por isso, além do tratamento médico, é importante que as mulheres com câncer de mama recebam apoio psicológico, social e emocional, tanto de profissionais especializados quanto de familiares e amigos”, finaliza a especialista do CEDIP Medicina Diagnóstica e Hospital Pilar.