Outubro chegou: conheça as maiores Oktoberfests do Brasil!

Jornalista Bebel Ritzmann lança dois livros na Semana Literária do Sesc PR e depois em Paris
4 de outubro de 2023
Alexandre Taleb desembarca em Nova Iorque para palestrar ao lado de outros grandes nomes no Poder do Networking
4 de outubro de 2023

Tradicional evento que celebra a cultura alemã acontece em várias cidades do Sul do país durante o mês de outubro

Finalmente chegou o mês em que o mundo celebra uma das tradições cervejeiras, culturais e gastronômicas mais importantes da humanidade: a OktoberFest. Originada em Munique, na Alemanha, no século XIX, a comemoração hoje acontece em vários países durante o mês de outubro, sempre valorizando os costumes alemães regado a muito chopp, atrações musicais, comida típica e brincadeiras tradicionais.

Obviamente, os brasileiros não deixariam de adotar uma das festas mais famosas do planeta. Por aqui, acontecem algumas das versões mais famosas do tradicional festival alemão, com destaque para a Oktoberfest de Blumenau (SC), considerada a segunda maior do mundo. É impossível não entrar no clima e não se divertir muito com concursos de chope em metro; músicas e folclore alemão; concurso da realeza e casal Fritz e Frida; e, logicamente, gastronomia típica da Alemanha, uma das mais saborosas do mundo.

E aí, ficou com vontade de curtir uma Oktober em grande estilo nos próximos dias? Listamos as principais festas que vão acontecer no Brasil durante o mês. Confira!

  1. BLUMENAU (SC): Realizada desde 1984, a Oktoberfest de Blumenau (SC) não é apenas a maior do Brasil, mas também a segunda maior do mundo. Com 19 dias de festa, em 2023 o evento será realizado de 4 a 22 de outubro, no Parque Vila Germânica. No ano passado, a cidade recebeu cerca de 635 mil pessoas.

  1. SANTA CRUZ DO SUL (RS): A segunda maior Oktober do país acontece no Rio Grande do Sul, em uma cidade de 140 mil habitantes. Durante a 37º edição, em 2022, 400 mil pessoas circularam pelo evento. Neste ano, a festa acontece entre os dias 5 e 22 de outubro.

  1. IGREJINHA (RS): A terceira maior festa do Brasil acontece em Igrejinha, na região metropolitana de Porto Alegre. A cidade, que tem pouco mais de 30 mil habitantes, recebeu, em 2022, mais de 210 mil pessoas para o seu tradicional evento. Neste ano, a festa acontece entre os dias 19 e 29 de outubro.

  1. CURITIBA (PR): Para quem gosta de novidades, neste ano a capital paranaense terá a primeira edição do festival alemão: a Oktober Curitiba, que será realizada entre os dias 12 de 15 de outubro, no pavilhão de eventos do Parque Barigui. A estimativa é que a comemoração reúna mais de 30 mil pessoas. A festa já faz parte do calendário oficial do município.

A Oktober Curitiba vai acontecer nos dias 12, 13, 14 e 15 de outubro, a partir das 11h, no pavilhão de eventos do Parque Barigui (Alameda Ecológica Burle Marx, 2518). Os ingressos estão à venda por meio dos canais Disk Ingressos e no site https://www.diskingressos.com.br/grupo/1243/14-10-2023/pr/curitiba/oktober-curitib. Para saber mais sobre a programação do evento, acesse o Instagram oficial: @oktobercuritiba.

Divulgação