Osteria Donna Lena promove o festival do Parma

Peppa Pig chega a Curitiba com o espetáculo Brincando de Ser Grande
8 de fevereiro de 2019
Como cuidar dos cães no verão e evitar a hipertermia
8 de fevereiro de 2019

Iguaria começou a ser servida, em edição limitada, até quando acabar o estoque

O endereço mais charmoso de Curitiba dedicado à gastronomia italiana, começa a servir um prato especial e exclusivo no dia 5 de fevereiro. A Osteria Donna Lena, localizada no coração do bairro Cabral, oferece aos seus clientes a sua mais recente criação, elaborada pela Chef Camila Ditzel Fonseca, proprietária do restaurante, em parceria com o Chef Thyago André Ferreira, o Parmadelle.

A Chef Camila elaborou um prato de macarrão pappardelle artesanal de fabricação própria ao molho de vinho branco, ervas e limão siciliano, ovo perfeito, feito em termocirculador na temperatura ideal, deixando a gema com muita cremosidade, folhas fritas de couve e fatias do Parma artesanal finamente cortadas e servidas em sua forma natural para não perder suas propriedades.

Presente de italiano

“Ganhamos a peça do Chef italiano Enzo Ambrosetti, antes de ele ir embora para Londres, em dezembro de 2017, na ocasião, ele a levou até a Osteria e nos ensinou os processos da produção de um presunto cru perfeito. A parte utilizada para o preparo veio de um porco de porte grande, deixando para nós um pernil traseiro de aproximadamente 7 kg”, conta Ferreira.

O Parma perfeito

Para que o Parma ficasse perfeito, a peça passou por várias etapas de tempero. “O tempero usado na primeira etapa foi uma mistura de sal fino, sal curado e pimenta do reino preta. Parte da mistura do sal era passada na carne, e essa deixada na geladeira, diretamente em cima da grelha, sem contato com nada, esse processo aconteceu durante quatro dias seguidos, até que acabasse a mistura do sal, em seguida, a peça fica descansando na geladeira por seis meses, até que sua carne fique seca e escura”, conta o Chef.

Seis meses depois, teve início a segunda etapa do processo. “A peça foi revestida em sua parte frontal com uma mistura de banha de porco e farinha, para que não tivesse contato com insetos, sobre a banha foi passada uma camada generosa de pimenta calabresa e em seguida pendurada por um gancho no teto, sem que houvesse contato em qualquer uma de suas partes”, conta Camila.

E é aí que entra o ingrediente principal na produção de um Presunto Parma: a paciência. “São no mínimo 12 meses de espera para seu consumo, mas a partir dos nove meses já é possível sentir seu aromas indescritíveis”, celebra o Chef Ferreira, que completa: “foram dias de testes e provas para que batêssemos o martelo no que consideramos um prato perfeito e interessante para servirmos aos nossos clientes”.

O prato começa a ser servido a partir do dia 5 de fevereiro até durar o estoque do presunto.

Valor: R$55,00.

A Osteria Donna Lena fica na Rua Recife, nº 220, no bairro Cabral – Curitiba-PR. A casa funciona de terça a sexta-feira, das 19h às 23h para o jantar; nas sextas e sábados, o funcionamento é das 19h à 00h; aos domingos o almoço inicia às 11h45 até às 15h30.

Mais informações no site www.osteriadonnalena.com.br ou pelo telefone (41) 3022-5392.