Osteopatia é solução para dores no Carnaval de São Paulo

Fiever lança Carmel, a nova construção platform vulcanizada
1 de março de 2019
CarnaUOL Camarote Nº1 apresenta calendário de festas exclusivas
1 de março de 2019

Cerca de 700 pessoas devem receber atendimento gratuito de Osteopatia no sambódromo do Anhembi, com parceria realizada entre a Liga SP e EOM

A parceria entre a Liga das Escolas de Samba de São Paulo (Liga SP) e a Escuela de Osteopatía de Madrid Brasil (EOM Brasil) foi renovada para o Carnaval 2019. Desfilantes e convidados da Liga SP receberão sessões de Osteopatia gratuitas, para alívio das dores nos dois dias de desfile e também no desfile das campeãs. Serão cerca de 50 fisioterapeutas envolvidos na ação, que espera repetir o sucesso do ano passado, com cerca de 700 atendimentos.

As macas serão instaladas no receptivo do camarote da Liga SP e no espaço ADESP (Associação dos Destaques das Escolas de Samba de São Paulo). Os atendimentos serão prestados por alunos da EOM Brasil, com a supervisão de professores da escola. No Brasil, somente fisioterapeutas graduados podem se especializar em Osteopatia, portanto mesmo sendo alunos da especialização, são profissionais atuantes em saúde e bem-estar.

“Além de possibilitarmos a prática supervisionada obrigatória dos alunos, teremos a oportunidade de conscientizar o público sobre as aplicações da Osteopatia e melhorar a performance de quem vai encarar a maratona de 10 horas de desfiles. Todos os envolvidos só têm a comemorar com a renovação dessa parceria”, comenta o CEO da EOM Brasil, Dr. Rogério Queiroz.

No Carnaval 2018, o público atendido foi bastante diversificado desde crianças a partir dos 9 anos até adultos até 50 anos, dentre eles gestantes e cadeirantes. As principais dores relatadas nos tratamentos foram dores na coluna e lombar, dores nos pés e pernas, dores na cervical e membros superiores, dores de cabeça e enxaqueca, dores nas articulações.

O que é Osteopatia?

No Brasil, a Osteopatia é uma especialidade da fisioterapia. Trata-se de um sistema de avaliação e tratamento que ajuda a aliviar dores, corrigir disfunções, recuperar lesões musculoesqueléticas e alterações orgânicas em geral, reestabelecendo as funções das estruturas e sistemas corporais.

Um dos princípios da Osteopatia é que o corpo é um todo indivisível. Dessa forma, um desequilíbrio em uma das partes exige compensações em outras regiões. A partir deste conceito, uma sobrecarga do corpo gerada por movimentos inadequados, ou compensatórios, pode não apresentar sintomas inicialmente, porém, de acordo com a intensidade dos treinos, ou das competições, é capaz de gerar contraturas, dor, alterações do padrão, e isso facilita o aparecimento de lesões e até degenerações articulares. Por conta da sua visão diferenciada da biomecânica corporal, seu papel é fundamental na prevenção, no tratamento e na reabilitação do atleta.