OSP leva “Clássicos Sertanejos” em versões orquestradas para cidades do Paraná

Português é idioma mais procurado para trabalhos em Nova York, indica levantamento
20 de maio de 2022
Einstein testa técnica que aumenta número e qualidade de transplantes de fígado
20 de maio de 2022

Muda local de apresentação em Guarapuava, onde acontece a estreia nesta sexta, 20 de maio

Ao completar 37 anos, a Orquestra Sinfônica do Paraná revela toda sua capacidade de encantar plateias, do erudito ao popular, passando pela música antiga e contemporânea. Com o concerto “Clássicos Sertanejos”, o corpo musical do Centro Cultural Teatro Guaíra parte em viagem pelo Paraná para apresentar versões orquestradas de músicas populares que tocam o coração dos paranaenses, de 20 de maio a 5 de junho.

Na programação estão desde “No Rancho Fundo”, de Chitãozinho e Xororó, passando por “Bicho do Paraná”, de João Lopes e “É o amor”, de Zezé Di Camargo, até “Luar do Sertão”, de Catulo da Paixão Cearense e “Amanheceu Peguei a Viola”, de Renato Teixeira, entre outras músicas que compõem os 50 minutos de encantamento.

Para trazer ainda mais sintonia com o público, as apresentações são gratuitas e realizadas ao ar livre. A estreia será no dia 20 de maio, em Guarapuava, com um concerto na Praça da Fé às 20h. Na sequência, o grupo segue para Cascavel, com apresentação na Praça da Catedral dia 22, às 20h30. A cidade de Londrina recebe a programação em plena Concha Acústica no dia 27, 19h, e Maringá recebe a orquestra no parque Alfredo Werner Nyffeler (Buracão) no dia 29, às 18h. O fechamento ocorre em Curitiba, no Museu Oscar Niemeyer, dia 5 de junho, às 11h.

Um segundo concerto especial será realizado em Londrina, dessa vez no Cine Teatro Ouro Verde, dia 28 de maio, às 20h30, em comemoração ao aniversário de 37 anos da OSP. No repertório, Beethoven (Abertura Coriolano e Sinfonia nº 5 completa) e Bach (Concerto para dois violinos).

“Entendo uma orquestra como organismo vivo, pulsante e flexível. Por mais que tenha quase a totalidade de sua temporada dedicada aos clássicos, o conjunto pode – e deve – trocar musicalmente com a sociedade à sua volta”, avalia Carlos Prazeres, maestro convidado dessa empreitada e que rege a Orquestra Sinfônica da Bahia desde 2011. “Ao executar música sertaneja, esta troca está estabelecida. O público que ali está, passa a ter uma nova imagem da orquestra, se dispondo a conhecê-la em seu habitat natural, onde reinam de Bach a Villa-Lobos. Trocar, jamais tentar ‘civilizar’, este é o mote. E, como diria Milton Nascimento, temos que ir aonde o povo está.”

No dia 19 de maio, às 9h, a Orquestra ainda realiza um ensaio aberto para cerca de 1 mil estudantes de escolas públicas da região de Curitiba, no Guairão. “Será uma oportunidade para as crianças conhecerem tanto o Teatro quanto a OSP, e ainda o maestro fará uma abertura interativa, apresentando a orquestra, os diferentes naipes, demonstrando o som de alguns instrumentos e mencionando questões sobre ritmo, melodia e harmonia, de forma muito educativa”, conta o Diretor Artístico do Teatro Guaíra, Áldice Lopes.

SERVIÇO

Clássicos Sertanejos

Guarapuava – Espaço Fiori Eventos (R. Sen. Nereu Ramos, 2.353) – 20 de maio, às 20h

Cascavel – A confirmar – 22 de maio, às 20h30

Londrina – Clássicos Sertanejos na Concha Acústica – 27 de maio, às 19h e Repertório erudito no Cine Teatro Ouro Verde – dia 28 de maio, às 20h30

Maringá – Parque Alfredo Werner Nyffeler (Buracão) – 29 de maio, às 18h

Curitiba – Museu Oscar Niemeyer – 5 de junho, às 11h

Confira a programação completa em www.comunicacao.pr.gov.br

Projeto realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com apoio da SANEPAR, Prefeitura Municipal de Guarapuava, Prefeitura Municipal de Cascavel, Prefeitura Municipal de Londrina e Prefeitura Municipal de Maringá; com o patrocínio da COPEL; e com realização da Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra, Palco Paraná, Centro Cultural Teatro Guaíra, Superintendência-Geral da Cultura, Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, Governo do Estado do Paraná, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal – Pátria Amada, Brasil.

Seguem fotos (créditos no nome dos arquivos:)

https://www.dropbox.com/sh/x7cm9yrsfsk9707/AAApj_yAYRtUdgL_ag0WqYcoa?dl=0

Vídeos de divulgação

– Cascavel:

https://www.dropbox.com/s/ul98tqjasg9w531/CASCAVEL_1080p.mp4?dl=0

– Guarapuava:

https://www.dropbox.com/s/bx5rriv1ow249c9/GUARAPUAVA_1080p.mp4?dl=0

PROGRAMA

 

BRAHMS, Johannes

Dança Húngara nº 5

Chitãozinho e Xororó

No Rancho Fundo

João Lopes

Bicho do Paraná

Zezé Di Camargo

É o amor

Catulo da Paixão Cearense

Luar do Sertão

Renato Teixeira

Amanheceu Peguei a Viola

Lourival dos Santos

Rio de Piracicaba

Renato Teixeira

Romaria

Marília Mendonça

Infiel

Di Paullo e Paulino

Estrelinha

José Augusto e Paulo Sérgio Valle

Evidências

Maiara, Frederico Nunes e Gabriel Agra

Lágrimas

Sobre a OSP – Desde 28 de maio de 1985, a Orquestra Sinfônica do Paraná escreve uma história admirável de talento e dedicação à música. Por sua trajetória, já passaram os maestros Alceo Bocchino, Osvaldo Colarusso, Roberto, Jamil Maluf, Alessandro Sangiorgi, Osvaldo Ferreira e Stefan Geiger, além de mais de 40 maestros convidados e cerca de 200 solistas, com um acervo de 900 obras catalogadas de mais de 250 compositores, destacando os autores brasileiros Villa-Lobos e Camargo Guarnieri, e os paranaenses Henrique Morozowicz e Augusto Stresser. No currículo da OSP já constam mais de 500 apresentações dentro e fora do Paraná, com montagens de importantes óperas, balés, primeiras audições mundiais, sul-americanas e brasileiras.