Os locais de filmagem dos filmes do Oscar 2024

Às vésperas de seus 70 anos, Palácio Iguaçu ganha segunda edição luxuosa de livro que conta a sua história
7 de março de 2024
Programa de formação online gratuito oferece capacitação para jovens de todo o Brasil e fortalece a comunidade juvenil nacional
8 de março de 2024

A Civitatis listou os lugares do mundo onde foram filmados alguns dos filmes indicados ao Oscar deste ano

Para os fãs de cinema, uma das noites mais aguardadas do ano é a premiação do Oscar, uma celebração onde a Academia de Hollywood reconhece a indústria cinematográfica mundial.

Civitatis, empresa líder na venda online de visitas guiadas, excursões e atividades em português, apresenta os locais onde foram filmados alguns dos filmes indicados para ganhar a estatueta dourada.

Paisagens western em “Assassinos da Lua das Flores”

O cineasta Martin Scorsese voltou às telonas com “Assassinos da Lua das Flores”, uma adaptação audiovisual do livro de David Grann que conta a trágica história da aldeia indígena Osage na década de 1920.

Algumas das locações usadas para rodar o filme foram os locais onde os eventos ocorreram na vida real. Embora mais de dez locações diferentes tenham sido usadas, duas cidades se destacam, nas quais a atmosfera estadunidense da década de 1920 foi perfeitamente recriada: Pawhuska e Fairfax, ambas localizadas em Oklahoma e cercadas por paisagens naturais que lembram o Velho Oeste.

Um lugar inóspito em “A Sociedade da Neve”

Se tem um filme em que a paisagem desempenha um papel fundamental, esse filme é “A Sociedade da Neve”. A história do trágico acidente de um avião uruguaio nos Andes foi resgatada pelo diretor espanhol Juan Antonio Bayona no filme que concorre ao Oscar de Melhor Filme Internacional.

Para recriar a Cordilheira dos Andes, todo o time de filmagem se mudou para a Laguna de las Yeguas, a 2.900 metros de altura, em Sierra NevadaGranada. Foram necessários mais de 100 dias para recriar a história dos 16 homens que sobreviveram às duras condições climáticas da Cordilheira dos Andes por mais de 70 dias. Uma história real com a qual Bayona pode levar sua primeira estatueta de ouro.

Cenário de contos de fadas em “Barbie”

O filme dirigido por Greta Gerwig teve a maior bilheteria de 2023, arrecadando US$1,4 bilhões durante as semanas que ficou nos cinemas. Foi um lançamento histórico que contou com uma campanha massiva de marketing e gerou muita repercussão pelo mundo inteiro.

Palm Springs e Malibu são algumas das locações usadas para filmar cenas do filme. No entanto, a famosa mansão da Barbie, conhecida como “Dreamhouse”, foi fielmente reproduzida pela equipe da designer de produção Sarah Greenwood e da designer de cenários Katie Spencer.

Um ambiente semidesértico em “Oppenheimer”

Christopher Nolan se encarregou de levar a história de Robert Oppenheimer, o criador da bomba atômica, para o cinema. O filme, que recebeu 13 indicações, apresenta locações hiper-realistas onde a vida do cientista se desenrolou.

A maioria das locações do longa metragem coincide com os locais onde Oppenheimer passou parte importante de sua vida: a Universidade de Berkeley e a Universidade de Los Angeles, onde lecionou, e Malibu, onde morou enquanto trabalhava no Projeto Manhattan.

Os pitorescos Alpes franceses em “Anatomia de uma Queda”

A diretora francesa Justine Triet dirigiu o drama que recebeu 5 indicações para o Oscar de 2024. A narrativa gira em torno de uma investigação policial sobre a morte do marido de uma escritora.

A região de Saboia, onde estão localizados os Alpes Ocidentais, foi usada pela diretora para ambientar a casa da família. Villerembert é o vilarejo onde agora você pode visitar a casa de madeira que foi cenário do filme, uma residência do século XX a uma altitude de 1.400 metros.

Sobre a Civitatis

A Civitatis é a principal plataforma online de visitas guiadas, excursões e atividades em português nos principais destinos do mundo, com mais de 89.100 atividades em 3.800 destinos de 160 países.