Os encantos da Lombardia

Coberturas do Yachthouse ganham forma com fachada de vidro
17 de setembro de 2021
Setor de eventos se reúne em Curitiba para falar sobre retorno seguro
20 de setembro de 2021

Em seu extenso território, a paisagem apresenta infinitas variações: a região da Lombardia vai dos Alpes ao campo, das cidades da arte aos pequenos povoados ricos em história, naquele que é o grande distrito lacustre da Itália (há mais de quinze lagos)

A Lombardia também é o destino perfeito para quem procura férias dinâmicas e emocionantes, sem ficar entediado.

Milão para descobrir

Para quem decidiu aproveitar o verão milanês até as últimas gotas ou quer simplesmente um pouco de tranquilidade no início de setembro em meio a exposições, museus e atividades, Milão está sempre à espera de ser descoberta. Aqui estão algumas idéias dedicadas aos visitantes.

A Catedral de Milão, a vista da cidade das torres da Catedral de Milão é uma experiência imperdível, e toda a Catedral é uma narrativa extraordinária de seis séculos de história, contada através do mármore Candoglia, a luz das naves e as incontáveis estátuas.

A Galleria Vittorio Emanuele II, demonstrando toda a elegância de Milão, a Galleria Vittorio Emanuele é um prazer de se percorrer sem pressa, conferindo o charme de suas vitrines. É rodeada pela cúpula de vidro e aço de seu “Octógono”.

O Quadrilatero della Moda, o coração das compras em Milão, fica muito próximo do centro, entre a via della Spiga, a via Montenapoleone, a via Manzoni e a Corso Venezia, com as marcas que tornaram a moda italiana famosa em todo o mundo.

Igreja de San Maurizio al Monastero Maggiore, está entre as maravilhas ocultas de Milão, localizada entre o centro e a basílica de Santa Maria delle Grazie, a Igreja de San Maurizio al Monastero Maggiore surpreende com seu interior em madeira e um ciclo de afrescos de beleza inigualável.

A Pinacoteca di Brera, em um dos bairros mais evocativos, a Pinacoteca di Brera é uma das coleções de arte mais populares da Europa, imperdível pelas obras de Mantegna, Raffaello, Bellini, Piero della Francesca, Caravaggio e Hayez.

O Teatro alla Scala, assistir a uma ópera ou a um ballet nos palcos do Teatro alla Scala é uma emoção que se repete desde 1778, o seu palco já acolheu os maiores, de Arturo Toscanini a Claudio Abbado, passando pela voz de Maria Callas.

A Última Ceia de Leonardo da Vinci, localizada no Refeitório de Santa Maria delle Grazie, a obra fascinou e intrigou seus visitantes durante séculos.

O Castello Sforzesco, uma fortaleza defensiva no século XV, O castelo agora é o lugar para admirar inúmeras obras-primas de arte, da Pietà Rondanini aos afrescos de Leonardo, e também para passar momentos relaxantes nos pátios dentro de seus muros.

No mesmo Castello Sforzesco, até 24 de outubro de 2021, é possível visitar uma exposição muito importante de relevância internacional, inteiramente dedicada à escultura do Renascimento italiano. Uma exploração de mais de sessenta anos de história da arte, de Donatello e Michelangelo a Leonardo e Rafael. Um período durante o qual os mestres da Renascença esculpiram o material para trazer “os movimentos da alma”, os tormentos e as tensões e tornar a emoção ainda mais viva. Sessenta anos de trabalhos esculpidos em mármore, modelados em terracota, talhados em madeira, fundidos em bronze, em um caminho que encontra seu ápice na “Pietà Rondanini”, na qual Michelangelo trabalhou até sua morte em 1564.

As 120 obras em exibição vêm dos museus mais importantes do mundo: do Metropolitan Museum de Nova Iorque ao Kunsthistorisches Museum de Viena, do Museo Nacional del Prado de Madrid ao Museo Nazionale del Bargello de Florença, do Victoria & Albert Museum em Londres ao ” Her Majesy the Queen Elisabeth II from the British Royal Collection “, bem como, é claro, o Musée du Louvre e as coleções cívicas do Castello Sforzesco.

No Caminho, na Lombardia

Entre fornalhas antigas, cabanas de montanha, ruas sagradas e passeios para caminhantes, aqui estão alguns percursos pedestres na Lombardia dedicados a quem gosta de descobrir a paisagem a passos lentos.

Anel Fornaci Ispra – Lago Maggiore (VA): O percurso tem pouco mais de 6 km. Começa em Ispra e inclui também uma bela praia de grandes seixos. Está pontilhada de antigos fornos que produziam cal, para fertilização na agricultura, para construção, e também para o processamento de cerâmicas, aos quais Cerro di Laveno Mombello dedicou um museu inteiro.

Alta Via della Valmalenco – Valmalenco (SO): 110 km em 8 etapas. A Alta Via della Valmalenco, no coração dos Alpes Réticos, cruza os grupos Disgrazia, Bernina e Scalino, com uma altitude sempre acima de 2.000 m em um cenário naturalista único, entre pastagens de montanha, bosques e lagos. O percurso pode ser percorrido na íntegra desde a Torre Santa Maria até Caspoggio, voltando ao ponto de partida, ou em segmentos de apenas 2 ou 3 dias.

Via Francigena – de Garlasco (PV) a Pavia: Etapa 13 da Via Francigena, a antiga estrada de Canterbury a Roma, começa em Garlasco e chega a Pavia depois de atravessar a zona rural de Pavia por 25 km, com suas aldeias e bela paisagem, irrigado por numerosos canais e marcado por cabanas e árvores. No último trecho, o roteiro segue ao longo do curso do rio Ticino até a Ponte Coperto di Pavia.

Strada della Forra – Parco Alto Garda Bresciano (BS): Para recebê-lo bem, você pode contar com o planalto Tremosine, entre 400 e 600 metros acima do nível do mar, e marcado por colinas e vales com vista para a Garda. A caminhada tem 5,8 quilômetros de extensão e leva cerca de 2 horas. Uma janela memorável para o lago no coração da natureza ainda selvagem.

Alta Via dell’Adamello – Valle Camonica (BS): O caminho nº 1 do Val Camonica atravessa o Parque Adamello por 85 km entre os vestígios deixados pela Grande Guerra. Começa em Breno e, em 7 etapas e tantos refúgios, chega-se a Edolo. A duração das etapas varia de 4 a 8 horas de caminhada e os 3.000 m de altitude são ultrapassados várias vezes. O caminho nº 1 deve ser enfrentado em excelentes condições físicas e com equipamento de montanhismo adequado.

O Caminho do Viajante – Lago de Como: Percorrendo o lago a meio caminho da costa, oferece a oportunidade de saborear algumas horas de paz na natureza. O caminho, que já foi uma passagem de Milão para a Suíça, cobre uma extensão de cerca de 50 km, que pode ser percorrida em várias etapas. Começa em Abbadia Lariana (LC), perto da igreja de S. Martino, e chega a Morbegno (SO).

Caminho Forcella Molere – Lago Iseo (BG): O caminho se estende por pouco mais de 5 km em meio à mata, ao longo da crista do morro atrás de Sarnico, a cerca de 400 m de altitude. O percurso, remodelado ao longo do percurso, representa o eixo principal de uma rede de percursos que vão de Forcella aos municípios de Predore e Viadanica. A rota termina em Cerro Alto, perto de Castione.

Mântua: coração pulsante da cultura

Festivaletteratura é um dos eventos culturais italianos mais esperados do ano, cinco dias (8 a 12 de setembro de 2021) de encontros com autores, leituras, visitas guiadas, shows, concertos com artistas de todo o mundo, que se reúnem em Mântua para viver em um clima de festa inesquecível.

O Festival reúne narradores e poetas de renome internacional, as vozes mais interessantes das literaturas emergentes, e também ensaios, músicos, artistas, cientistas, seguindo um sentido amplo da literatura, que não nega obras de territórios e línguas diversas, e fica longe dos cânones tradicionais.

Uma atenção especial é dada às crianças e adolescentes: numerosos encontros, shows e workshops são projetados apenas para crianças ou para adultos e crianças juntos.

E tudo isso em Mântua, uma pérola do Renascimento reconhecida pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, onde a dimensão compacta da cidade aproxima autores e leitores, permitindo que todos se desloquem facilmente a pé de um ponto a outro.

Explorando a Lombardia com uma taça de vinho na mão

A adega mais antiga da Lombardia e a Primavera do Vinho: um dos roteiros vínicos mais interessantes é o Oltrepò Pavese, terra de grandes e nobres vinhos. Famosa pela produção de vinhos tintos vivos, espumantes com o Método Clássico, abriga adegas ricas em história. Imerso na beleza da paisagem que o rodeia, em Calvignano você pode visitar a adega mais antiga da Lombardia.

Rovescala, também conhecida como a “capital de Bonarda”, merece uma visita, trata-se de uma pequena cidade, rica em história e cultura, onde o evento Primavera dei Vini acontece todos os anos em março.

Bolhas em Franciacorta (BS): a poucos passos do Lago Iseo, é fácil ser cativado pelo encanto das aldeias medievais, colinas, vinhas e adegas de Franciacorta. Uma das zonas italianas com maior produção de “borbulhas”, perfeita para um aperitivo e também ideal para acompanhar qualquer refeição. A décima primeira edição do Festival Franciacorta in Cantina dobra e retorna nos dias 12-13, 19-20 de setembro de 2021. Quatro dias dedicados à gastronomia e ao vinho esperam por você para descobrir e provar os vários sabores de Franciacorta.

Paisagens sugestivas e o Passito della Valtellina (SO): destino turístico de verão e inverno, além dos famosos balneários de Bormio, Valtellina também possui uma rica cultura gastronômica e vinícola. Valtellina é uma zona da Lombardia onde se produzem grandes vinhos tintos que vão muito bem com a gastronomia local, rica em especialidades e tradição. O vinho simbólico que representa a Valtellina no mundo é o Sforzato (ou Sfursat), o primeiro passito tinto seco italiano a poder ostentar o DOCG

A Rota dos Vinhos e Sabores de Valcalepio (BG): Valcalepio oferece excelentes vinhos para serem apreciados com uma companhia. Valcalepio é produzido a partir da união de duas importantes variedades de uvas: Merlot e Cabernet Sauvignon.

Graças à Rota dos Vinhos e Sabores de Valcalepio, o visitante poderá descobrir as excelências gastronômicas e vínicas deste local através de um dos percursos propostos: O Coração de Valcalepio que vai desde a cidade de Bérgamo, passando por Alzano, até Chiuduno.

Um salto ao passado com a Festa da Uva em San Colombano al Lambro (MI): o território oferece extensões de vinhedos que dão seu nome ao vinho produzido nesta área: o San Colombano que se baseia principalmente na Croatina, Barbera, Chardonnay e Pinot Nero. Ideal para um programa de final de verão é a Festa da Uva marcada para o final de setembro de 2021, um salto ao passado no pátio medieval do castelo onde será possível degustar o DOC local e os sabores típicos deste território fronteiriço entre Milão, Lodi e Pavia.

O bairro Navigli, é o lugar ideal para um passeio romântico à noite ao longo dos canais da cidade, seja para uma visita ao Mercado de Antiguidades ou para uma pausa em um dos muitos restaurantes e clubes.

Porta Nuova e Corso Como, a Milão da inovação e da vida noturna se encontram entre os arranha-céus da Piazza Gae Aulenti e a vida noturna da Corso Como, entre uma olhada no Bosco Verticale e um happy hour com os amigos.