Os cuidados mais importantes com os cães idosos

Design na quarentena
10 de junho de 2020
Saiba quais as tendências de maquiagem para arrasar em qualquer estação do ano
10 de junho de 2020

*Por Cinthya Ugliara

À medida que envelhecemos, a eficiência do organismo vai diminuindo. Após os 60 anos os desgastes se acentuam e ficamos mais propensos a doenças e limitações. O mesmo acontece com os cães a partir dos 7 anos de idade. E, assim como nós, eles precisam de cuidados extras.

Felizmente, é cada vez maior a oferta de produtos veterinários voltados ao bem-estar dos animais durante a terceira idade. O mercado pet e a ciência, porém, não desempenham o papel do tutor. É ele quem está na linha de frente do apoio à saúde do seu cão.

Abordamos a seguir alguns fatores aos quais os tutores de cães idosos devem ficar atentos:

Alimentação
As rações do tipo sênior são as ideais. Suas fórmulas contêm balanços mais adequados de nutrientes e ingredientes que beneficiam as funções fisiológicas mais comprometidas com a idade. Elas também evitam a tendência de o cão ganhar peso no início da velhice, geralmente relacionada a algum problema articular. Com dor, o animal se torna menos ativo e pode passar a comer mais.

Mais velhinhos, os cães costumam perder peso. E também podem apresentar agravamentos de problemas orais, que dificultam a alimentação. Nesse caso, as rações úmidas podem ser testadas, assim como umedecer a ração seca com água quente. É normal os cães idosos comerem mais devagar e menos vezes ao dia. No entanto, a perda súbita de apetite pode ser sintoma de algum problema.

Suplementos e vitaminas
Podem ajudar a evitar a progressão ou o surgimento de doenças. Alguns suplementos até podem ser oferecidos aos cães sem indicação médica, como os de probióticos e prebióticos para melhorar a flora intestinal. Mas, em regra, é importante o acompanhamento do veterinário, porque pode haver contraindicações de alguns produtos dependendo da saúde do pet.

Brincadeiras e atividades físicas
É importante manter uma rotina de exercícios, mas sempre de acordo com a capacidade do pet. Nos passeios, respeite as limitações. O cão idoso tende a andar mais lentamente e a fazer trajetos mais curtos. Também pode empacar durante os trajetos. Seja paciente. O fôlego é menor, então não force as brincadeiras.

Caso o pet demonstre dificuldade para andar, perda de equilíbrio ou disfunções cognitivas, leve-o ao veterinário. Fisioterapia e acupuntura são recursos capazes de resolver muitos problemas de mobilidade dos cães idosos, garantindo-lhes condições não só de brincar, mas de se locomoverem para se alimentar e evacuar nos locais de hábito.

Além de ajudar a curar e a prevenir problemas motores, a fisioterapia pode fortalecer os laços entre o tutor e o pet. Ao atingir a terceira idade, muitos pets ficam deprimidos por causa da diminuição do contato, das interações com o tutor.

Sociabilidade
Não é raro cães idosos agirem agressivamente com os mais jovens. A impaciência se deve a alguma alteração cognitiva ou, na maioria das vezes, por algum incômodo corporal. A dor é bastante frequente entre os pets mais velhos. Quando a fonte do problema é identificada e a dor é controlada, normalmente o pet deixa de ser agressivo e se relaciona melhor com outros animais. Prestar atenção a isso é fundamental para a melhora da qualidade de vida do nosso amigo.

Vacinação
O cão idoso deve continuar recebendo as mesmas vacinas do pet adulto, ou seja, o tutor deve seguir o protocolo de vacinação anual com a vacina múltipla e as proteções contra raiva, gripe e giardíase. Isso só muda caso o pet tenha alguma doença que contraindique as imunizações.

Problemas de saúde
Conforme já mencionado, a dor é frequente entre os cães idosos. Muitas vezes ela está associada a problemas articulares, mas pode ter outras causas. A partir dos 7 anos de idade, as doenças renais, cardíacas e respiratórias tornam-se mais frequentes nos cães. Em idades mais avançadas, o animal pode apresentar disfunções cognitivas da senilidade, como olhar perdido e paralisação por algum tempo antes de comer ou realizar outras atividades.

Um ponto importante é que no mínimo 80% dos pets idosos são acometidos por doenças orais. O tártaro e o mau hálito perigam levar a um distanciamento do tutor – ele passa a não deixar o pet mais dormir com ele, por exemplo. Isso pode levar à depressão do animal. O cuidado oral também é vital para evitar problemas mais sérios, quando há a migração das bactérias da boca para outros órgãos.

É muito comum apontarmos problemas periodontais para os tutores e estes alegarem que, pela idade avançada, ou por uma doença cardíaca, o pet não pode passar por um procedimento anestésico. Nem sempre é assim. Muitos distúrbios podem ser resolvidos ou estabilizados antes da intervenção, permitindo que cães idosos ou cardiopatas recebam tratamento bucal. Isso é frequente na rede Dra. Mei.

Consultas ao veterinário
Por tudo o que já expusemos, esse é um cuidado crítico. A recomendação, para cães a partir de 7 anos, é de visitas ao médico veterinário a cada seis meses. A frequência pode ser maior, claro, caso o cão tenha alguma doença.

Consultar um especialista é fundamental para o acompanhamento da velhice dos cães. Ocorre que, muitas vezes, sinais e sintomas de possíveis problemas passam despercebidos pelo tutor. Podem ser alterações de comportamento, de humor ou cognitivas. Ademais, convém lembrar que muitas doenças são silenciosas, e somente o médico veterinário poderá investigá-las. Entre elas estão patologias renais, hepáticas ou hormonais.

Cuidar bem e ficar o máximo possível ao lado são as melhores coisas que podemos fazer para um animal idoso. Em tempos de pandemia, essa é uma chance que provavelmente muitos tutores de cães velhinhos têm, por estarem mais em casa. Vale a pena aproveitá-la.

*Cinthya Ugliara é médica veterinária da Dra Mei

Photo by Berkay Gumustekin on Unsplash