Orquestra Violões do Forte de Copacabana e Shalom recebe profissional do sapateado em concerto especial e gratuito no sábado, 2/9

Setembro Amarelo: Depressão pós-parto precisa ser discutida abertamente em casa
30 de agosto de 2023
Unimed Curitiba e Unimed Laboratório são certificadas como melhores empresas para se trabalhar
30 de agosto de 2023

Formada por 25 jovens do Rio de Janeiro, orquestra vai apresentar no Forte de Copacabana seu tradicional repertório de grandes sucessos da MPB, com abertura de recital de poesia por Lucia Regina de Lucena

A paulista Barbara Pardo estuda a arte do Tap Dance – sapateado norte americano – há 23 anos, tempo em que desenvolve trabalhos como performer e educadora. Integrou as Companhias Claquettes e Afetos Sonoros, no Rio de Janeiro; participou do Musical Canibal, dirigido por Steven Harper e OBS Mix, produzido pela Orquestra Brasileira de Sapateado. Criou o projeto Sapateado e Qualidade de Vida para Terceira Idade, da Unirio. Ministrou workshops pelo Brasil e foi contemplada com bolsa de estudos em programa profissional de tap dance nos EUA e na Espanha. Atualmente, integra a Companhia itinerante Tap New Generation, com a qual se apresenta pelo Brasil e exterior. Antes do concerto, Lucia Regina de Lucena, presidente da Academia Brasileira de Letras, irá recitar o poema “Homenagem ao Dia do Soldado”.

“A ideia do próximo concerto, é promover uma integração entre as artes e promover o inusitado que esse encontro pode apresentar ao público, através da mistura entre a música produzida pela Orquestra, com a beleza brilhante do sapateado, apresentada pela Barbara” ressalta Márcia Melchior, diretora artística e criadora do projeto.

Além dos violões, a Violões do Forte de Copacabana e Shalom reúne instrumentos como clarineta, flauta transversa, saxofone, trompete, trombone, teclado, percussão e bateria. Os jovens são convidados a apresentar músicas do repertório tradicional da MPB, muito conhecido pelo público, assim como músicas belíssimas de grandes nomes da nossa música, porém não tão conhecidas pelo grande público.

O projeto é idealizado pelo Instituto Rudá, e conta como mantenedores o Grupo Shalom e a CNOOC – PETROLEUM BRASIL, Já o patrocinador é a ONS-Sistema Nacional do Sistema Elétrico e Prefeitura do Rio/Cultura, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. O projeto conta ainda com o apoio cultural da FHE-POUPEX e Associação de Arte e Cultura RioMont.

Orquestra Violões do Forte de Copacabana e Shalom 

Criada pelo Instituto Rudá, organização especializada em gestão de orquestras, e com idealização da produtora e empresária Márcia Melchior, a Orquestra Violões do Forte de Copacabana é formada por 25 jovens que possuem de 13 a 21 anos, alunos da rede pública de ensino. Os componentes ensaiam uma vez por semana no Forte de Copacabana e ainda contam com ensino de apoio, como aulas de inglês. A Orquestra também é parceira da Orquestra Shalom, que a acompanha há 12 anos.

“O objetivo da Orquestra é capacitar os jovens para que eles cheguem a ingressar em orquestras profissionais, em orquestras das Forças Armadas, e que tenham um caminho profissionalizante, graças à música. Felizmente, ao longo dos anos, diversos estudantes da Orquestra ingressaram em projetos musicais e culturais, na academia, alguns chegando mesmo ao doutorado. Essa é a nossa maior missão”, diz Márcia Melchior.

Tendo realizado diversas apresentações neste tempo, a Orquestra Violões do Forte de Copacabana vem cumprindo o papel de incentivar novos talentos, e de difundir a cultura musical, fazendo dessa arte um instrumento de inclusão social e formação profissional. Acreditando na modificação do indivíduo através da arte, o Instituto empreendeu ações educativas envolvendo jovens em situação de carência econômica e social, fazendo da música um elemento formador de comportamento. Além dos conhecimentos próprios à execução do instrumento escolhido, a música proporciona aos jovens amadurecimento, profissionalização e maior solidariedade entre os componentes da Orquestra.

SERVIÇO:

Orquestra Violões do Forte de Copacabana e Shalom

Data: 9 de setembro, sábado

Horário: 18h

Local: Forte de Copacabana – Praça Cel. Eugênio Franco, 1, Posto 6.

60 minutos. Grátis. Livre.

Repertório:

In the mood

Amazonas

Xangô

Como nossos pais

All of me

Mercedez

Feeling good

Spain

Final feliz

One more once

Bis* olhos coloridos

Acesse o site oficial da OVFC: www.violoesdofortedecopacabana.com.br/

Siga a Orquestra nas redes sociais:

Instagram: @orquestravioloesdoforte

YouTube: https://www.youtube.com/VioloesdoForte

Facebook: https://www.facebook.com/VioloesDoForte

Siga a Orquestra no Spotify:

Spotify: https://open.spotify.com/artist/0QacyVNz1x96XzkIkvURe8

credito fotos Instituto RUDÁ