Orquestra Sinfônica do Paraná insere jovens no mundo da música clássica

Hotel Além do Quarto promove gastronomia peruana
26 de outubro de 2018
Artha reconstrói dez anos de história por meio de vestidos para mulheres reais
26 de outubro de 2018

7 mil ingressos foram destinados a escolas públicas de Curitiba

Carlos Domingues jogava xadrez na escola, mas não conseguia se concentrar porque o ensaio da banda era ao lado. Então, resolveu se juntar à banda e jogar xadrez depois. Hoje abandonou o xadrez e é trompetista na Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP). Histórias como a de Carlos podem ser confundidas com o acaso, mas se não fosse pelo incentivo do colégio na época, de promover o contato de seus alunos com a música, talvez o pequeno aprendiz jamais teria despertado o seu dom.

Com o objetivo de formar público e democratizar o acesso à música erudita e de orquestra para crianças e adolescentes, o Centro Cultural Teatro Guaíra, por meio do corpo estável da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP), e em parceria com a Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra (ABABTG), está promovendo uma ação social por meio da distribuição de 7 mil ingressos para a rede pública de ensino, para que alunos e professores possam ir aos concertos da OSP, a serem realizados até dezembro de 2018.

“É possível despertar uma paixão, uma vocação e transformar a vida das pessoas com a música e a cultura. Muitos desses jovens, aparentemente, não teriam a oportunidade de vivenciar experiências desse tipo, seja por falta de incentivo ou por falta de recursos”, conta Simone Bönisch, coordenadora de projetos da ABABTG.

Sob a regência de maestros renomados, seis concertos, de diferentes obras, fazem parte da ação que iniciou em agosto e que terminará em dezembro deste ano. Além disso, a orquestra promoverá ao todo 10 ensaios abertos para estudantes de música e estudantes de escolas públicas, para que possam conferir de perto detalhes da preparação dos 75 músicos que compõem atualmente a OSP.

Para também contemplar o público em geral, no dia 28 de outubro haverá no Centro Cultural Teatro Guaíra (Guairão), o concerto BOCCHINO 100, sob regência do maestro Victor Hugot Toro. A entrada é franca para toda a comunidade.

SERVIÇO

Concerto BOCCHINO 100 – com Orquestra Sinfônica do Paraná

Data: domingo, 28 de outubro

Horário: às 10h30

Local: Centro Cultural Teatro Guaíra (Guairão)

Endereço: Rua XV de Novembro, nº 971 – Centro, Curitiba

Regência: Victor Hugo Toro

Obras: BOCCHINO – Seresta Suburbana, Suite Miniatura

Classificação: maior de 7 anos

Valor: entrada franca (não haverá distribuição antecipada de ingressos – teatro será aberto às 9h30 para retirada antecipada)

Crédito foto: Maringas Maciel